terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Samba da Portela é Coroado Como o Melhor de 2012


Paulo Araújo / Agência O Dia
Compositores da Portela

Para especialistas em Carnaval que avaliaram os hinos o da Azul e Branca já é um clássico



O samba-enredo da Portela foi eleito o melhor do Grupo Especial neste ano por seis especialistas escolhidos pelo jornal O Dia. A composição que vai embalar o enredo “... E o povo na rua cantando. É feito uma reza, um ritual”, que fala da Bahia, perdeu apenas 1 décimo na avaliação do júri. A Vila Isabel, que exaltará Angola, ficou em segundo lugar. No domingo (08), os hinos começaram a ser testados na Sapucaí: a Beija-Flor abriu a temporada de ensaios técnicos.

Para Luís Carlos Magalhães, pesquisador e comentarista de Carnaval, a obra era o que a Azul e Branca precisava para voltar a protagonizar a festa: “É o samba da esperança para os portelenses e para os cultores do samba-enredo. Bom para cantar, bom para dançar: um samba de luz!”

A opinião é compartilhada pela escritora e vice-presidente
do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Rachel Valença: “Samba excelente, desses que a gente canta como se já conhecesse há muito tempo e não se cansa de cantar. Um clássico”.

O compositor Naldo atribuiu o primeiro lugar aos traços baianos: “A gente misturou o gingado carioca com o ritmo da Bahia”. Integrante da parceria, Wanderley Monteiro também comemorou: “A expectativa é enorme, e de um grande Carnaval da Portela. Esse samba uniu a escola”.




Para os jurados, o samba da Vila, que tem Arlindo Cruz entre os compositores, também merece destaque. “Uma obra que mistura um professor, um poeta e profundos administradores e conhecedores de Carnaval só poderia receber nota máxima”, elogia Paulinho Mocidade, ex-intérprete da escola.


Para Jorginho do Império, a Vila traz um tom diferente este ano: “É um bom samba com a pegada original da escola”, elogiou.


Na obra, Arlindo, que já venceu diversas vezes no Império Serrano, estreia com pé direito na agremiação de Martinho, tendo como parceiros os feras André Diniz, Evandro Bocão, Leonel e Artur das Ferragens.


Outro destaque é a composição da Mangueira, que foi gravada por bambas como Jorge Aragão, Beth Carvalho e Dudu Nobre.

 
Grande Rio e Porto da Pedra ficam na lanterninha

Grande Rio e Porto da Pedra amargaram os últimos lugares da tabela. A tricolor de Caxias falará sobre superação, enquanto a Vermelho e Branca de São Gonçalo contará a história do iorgurte. “A Grande Rio apresenta melodia pobre que em nada lembra o tema da superação”, lamentou Bruno Filippo, diretor do Instituto do Carnaval e colunista do jornal O Dia.

Outra que não agradou foi a Porto da Pedra. “Com um enredo pífio, o que se pode esperar do samba? Os otimistas esperavam um milagre, que não veio”, avaliou Rachel.

O CD do Grupo Especial foi gravado ao vivo na Cidade do Samba e conta com a participação de integrantes de todas as escolas. Os amantes de folia podem encontrá-lo por cerca de R$ 24,90.

4 comentários:

  1. Sou mangueirense, mas parece que está havendo um complô com a agremiação de Caxias, o samba´é muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Também concordo com o comentário acima, pois os piores sambas são os da BF e da Porto da Pedra, assim acho que estão tentando denegrir o samba da Grande-Rio.

    ResponderExcluir
  3. O samba da Portela é simplsmente o melhor de todos os temos merecia ter todas as notas 10 dos comentaristas, mas não entendi a nota 9,9 do Jorginho do Império, isso me pareceu dor de cotovelo de Imperiano mal-resolvida e recalcado.

    ResponderExcluir
  4. primeiramente não existe nota abaixo de 9 então o seu magalhães esta totalmente errado ao dar nota 8.4 ele tá totalmente fora da realidade do carnaval ele é um merda...

    ResponderExcluir