sábado, 29 de junho de 2013

Mutirão portelense na Cidade do Samba

Torcida da Portela
Integrantes das torcidas organizadas Portelamor, Guerreiros da Águia e Amigos da Águia, além dos idealizadores do site Portela Web e de diretores da Portela, participarão de um mutirão de limpeza no barracão da azul e branco neste sábado.

O grupo vai se dedicar à limpeza do 4º andar do prédio da agremiação na Cidade do Samba, onde nas próximas semanas será iniciado o trabalho de confecção dos protótipos das fantasias criadas pelo carnavalesco Alexandre Louzada para o enredo “Um Rio de mar a mar: do Valongo à Glória de São Sebastião”, que a escola apresentará na Avenida no próximo Carnaval.

"O barracão já está praticamente limpo, mas depois de visitar o local onde serão feitos os protótipos, o pessoal das torcidas se ofereceu para lavar o piso do 4º andar, que é uma área muito grande e que precisa estar preparada para começar a receber os profissionais que vão trabalhar nesta primeira fase de preparação para o desfile", explicou o vice-presidente Marcos Falcon. 

Para Luiz Carlos Bruno, diretor de carnaval, a ajuda oferecida pelos torcedores é muito bem-vinda. "Não há como recusar a colaboração da imensa legião de apaixonados pela escola. O Alexandre (Louzada) já criou os figurinos de metade das 38 alas e vamos começar a confecção dos protótipos no dia 8 de julho", disse.

Os ônibus levando os torcedores para a Cidade do Samba sairão da quadra às 7h. Portelenses que não forem filiados a nenhuma torcida organizada e que também queiram participar do mutirão podem estar no barracão às 8h, horário previsto para o início dos trabalhos. O barracão fica na Rua Rivadávia Correia, 60, na Gamboa.
Portela

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Presidente Chiquinho reafirma: Mangueira vai brigar pelo título

Durante a entrega da sinopse do enredo da Estação Primeira de Mangueira para o Carnaval 2014 - ''A festança brasileira cai no samba da Mangueira'' - o presidente da escola, o deputado estadual Francisco de Carvalho, voltou a dizer que a escola vai brigar pelo título em março do ano que vem. 
Chiquinho da Mangueira
Chiquinho da Mangueira discursou para os cerca de 80 compositores presentes na Vila Olímpica da Verde e Rosa, já que o Palácio do Samba continua em obras com previsão de reabrir as portas em agosto. Antes disso, houve a leitura da sinopse feita pelo jornalista e escritor Osvaldo Martins, que é o autor do texto e volta para a Verde e Rosa após seis anos de afastamento. Osvaldo escreveu onze enredos para a Mangueira, entre eles os de 1998 e 2002, que renderam campeonatos para a agremiação.

- Estou tendo várias conversas e reuniões buscando o melhor para a Mnagueira e sinto no olho de cada um a vontade de ajudar a escola. É um momento de se incorporar e não pedir nada à Mangueira. Hoje, o mangueirense, não deve pedir nada para a escola e sim dar. Cada um de nós aqui está dando uma parcela de sua vida. Saio de casa às sete horas da manhã e às vezes chego meia-noite. É do trabalho pra Mangueira e vice-versa. Mas faço isso com o maior prazer e me sinto disposto a cada dia para contribuir com a reconstrução da nossa escola. Temos conseguido resolver parte dos nossos problemas e tenho certeza que Deus está nos guiando. A Mangueira é a principal peça cultural desse país e vai recuperar o prestígio perdido. Muitas pessoas estão pensando que não, mas vamos para a Avenida brigar pelo título - disse Chiquinho.

O dirigente surpreendeu ao afirmar que no barracão da escola, na Cidade do Samba, já há movimentação na produção do Carnaval 2014.

- Hoje, na Cidade do Samba, só tem um barracão funcionando. E é o barracão da Mangueira. No segundo, terceiro e quarto andares tem gente já produzindo, recuperando tudo. Contratamos o que havia de melhor. Trouxemos a Rosa Magalhães e o Carlinhos de Jesus. Prestigiamos o mestre Aílton na bateria. É um processo que vai culminar na Avenida em 2014. A Mangueira hoje, tem uma dívida maior do que aquilo que iremos gastar no carnaval, mas vamos dar o nosso sangue, agir nas duas frentes - afirmou, em tom forte.


Além de Chiquinho, a carnavalesca Rosa Magalhães fez uma breve saudação aos compositores presentes. A antiga e mais nova geração de compositores consagrados da Mangueira acompanhou o encontro. Hélio Turco e Lequinho são dois dos exemplos. O enredo irá passear pelas diversas festas brasileiras e mostrará aspectos de algumas delas. A culinária dessas festas também será citada e a Parada Gay vai ganhar espaço. Os compositores entregarão os sambas no dia 06 de agosto. Já a apresentação na quadra acontece no dia 10 de agosto e a final de samba enredo no dia 12 de outubro.
Mangueira
Em 2014, a Estação Primeira de Mangueira vai buscar o 19º título de sua trajetória. O último foi conquistado em 2002, o que já configura o maior jejum de conquistas da história mangueirense.

Uma Mangueira com cara de Mangueira em 2014

Festas Brasileiras
O sentimento mais intenso no coração mangueirense era, por certo, ver sua escola voltar a ser gigante, como sempre foi. Uma promessa feita pelo então candidato Chiquinho, hoje presidente da agremiação, era voltar aos grandes carnavais, a ser referência da cultura deste país, foi e continua sendo a pretensão do apaixonado torcedor da Estação Primeira.

E numa atitude arrojada, valente e audaciosa, o presidente decide trazer para o time mangueirense o que há de melhor no mercado carnavalesco, Rosa Magalhães, Carlinhos de Jesus, a renovação de Luizito e Mestre Ailton, bem como Raphael, nosso mestre-sala, e a contratação de Squel a porta-bandeira herdeira do grande mestre Xangô, sem contar é claro com o retorno do mangueirense, a nação voltou para sua casa. Não fosse por tudo isto, vamos para a avenida com um enredo que é simplesmente a cara da Mangueira.

Divulgada a sinopse, é possível perceber a genialidade de Rosa Magalhães, no traço perfeito em que pretende conduzir o enredo, que aparentemente parecia ser sobre as festas brasileiras, e aí muita gente achou que seria apenas São João, Ano Novo e Carnaval, mas que na realidade serve apenas como pano de fundo para um enredo profundo sobre a diversidade cultural deste país.

Está muito claro nas linhas traçadas pelo jornalista e escritor, Osvaldo Martins, autor da sinopse, que a Mangueira vai abordar em seu desfile as diferentes tribos brasileiras, a vasta cultura que se construiu neste país antes mesmo de os portugueses pisarem nestas terras. E neste momento, parece que a verde e rosa vai viajar num mundo cultural gigantesco, seja racial, religioso, por orientação sexual, cada qual expressando sua cultura na arte de festejar, criando festas que mostram a cara deste país plural e de todos nós.

Bravo! Bravíssimo! A proposta de uma escola de samba com as credenciais de Mangueira, ao abordar um tema tão sugestivo quando tem gente criando "cura gay", debatendo cotas raciais, e militantes brasileiros espalhados por todo país proclamando que somos todos iguais, independente de nossa cultura e modo de viver, só faz reafirmar a grandiosidade desta diretoria em fazer a Mangueira grande outra vez.

Desculpe a audácia, mas sinto cheiro de título no ar! Uma sinopse muito bem colocada, deve sim, inspirar grandes sambas, até porque samba nunca foi problema para a escola. E, no que tange à produção artística do desfile, aí o mangueirense está mais seguro do que nunca, porque tem hoje a grande campeã do carnaval carioca, a carnavalesca Rosa Magalhães.

Rosa Magalhães

O que esperar de Rosa Magalhães? Simplesmente que seja ela mesma, porque a Velha Manga tem sua cara, toda tradição, história e vitórias, muito bem cruzadas: Mangueira X Rosa Magalhães. Não tenho dúvidas que a carnavalesca vai deitar e rolar, e podem ter certeza de que vamos para um desfile gigantesco, de muita emoção, do jeito que o mangueirense gosta de pisar na Sapucaí.

Parabéns a Estação Primeira de Mangueira!!!

E que venham os sambas!!!


Vamos Mangueira, Essa É A Hora!!!

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Sinopse da Estação Primeira de Mangueira 2014

Enredo: 'A festança brasileira cai no samba da Mangueira'

Salve o povo brasileiro, que dá duro o ano inteiro pra poder comemorar. Até na prece não esquece de mostrar sua alegria. Faz da vida fantasia, espanta a dor com maestria, não se vexa nem se aperta, liga a chave de alerta e cai no samba noite e dia. O mundo fica admirado e com o olho arregalado sempre diz: não existe outro lugar, nem carece procurar, com um povo tão feliz.

O Brasil é uma festa sem hora pra acabar - o negócio é festejar. Festa grande, multidão. Festa ao vivo na televisão. Abram alas pra Mangueira, pra festança começar.

Como diz Pero Caminha em sua carta inaugural, relatando o desembarque da esquadra de Cabral, o que se viu foi uma festa - a primeira, neste solo tropical. Ao som de um tamboril, precursor da bateria, um pouco de Brasil despertou naquele dia. O festejo noite a dentro de chegados e locais teve baile e cantoria num embalo musical. Foi a pedra fundamental do país do Carnaval.

Ninguém diz com precisão, mas na imaginação dá pra ver a patuscada. No auge da noitada, Cabral põe seu dobrão de lado, dança como Delegado e comanda a batucada.

A dança ritual do habitante local faz a fila, um a um, sem contato pessoal. Mas Diogo e seu gaiteiro botam fim na solidão. Quebram o gelo da distância, chamam o índio para a dança e seguram sua mão. Esse gesto tão singelo num zás criou o elo que selou o bem-querer. E a festa rola animada na mata enluarada até o dia amanhecer. Bendito este lugar, a Terra de Vera Cruz. Que nasce a dançar, e cantar, afagado pela lua e banhado por sua luz.

Mas logo o branco impõe seu jeito, importado e contrafeito. Canto triste e oração era tudo que podia, nem pensar em alegria, ao andar da procissão. Na treva medieval imperava o reino da sisudez: cavaleiro de libré, e o asno com seu jaez. Durou pouco, felizmente, para o bem da nossa gente, essa quadra da História. O negro escravo com seu canto traz de novo todo o encanto que estava na memória. A cultura africana, de forte raiz tribal, faz então o contraponto da linhagem imperial.

Chico Rei é coroado, em Vila Rica aclamado, como no Congo seria. Nasce então o Congado, até hoje celebrado com teatro e cantoria. O povo se contagia, mão no terço outra na guia, a vida vai melhorar. Bota fé no sincretismo, e sem perder o misticismo junta santo e orixá.

O sincretismo é parceiro desse jeito brasileiro de acender as suas velas - de todas as fés, e todas tão belas! No ponto e na oração, como manda a tradição, dois de fevereiro tem regata em procissão. Logo cedo de manhã, nesse dia, na Bahia, a rainha é Janaina. O povo reza pra santa mas lança oferendas ao mar, em louvor a Iemanjá. Está no seu DNA.

De norte a sul, de lado a lado, festa do boi e Congado, festa de santo e xaxado, o povo leva o seu refrão. Faça sol ou caia chuva tem no sul Festa da Uva - e dá-lhe feriadão!

O São João do Nordeste arrasta multidões. O céu fica pintado de estrelas e balões. A moça dança quadrilha com o seu cara-metade, depois clama a Santo Antonio por um noivo de verdade. Campina Grande, Caruaru, Mossoró, Aracaju, sem falar da velha Assu de antiga tradição. Tapioca e arroz doce ao lado da fogueira e a caneca de quentão pra durar a noite inteira.

É matraca, é zabumba, é boi pra todo lado. De Pernambuco ao Maranhão o boi é venerado. Catirina come a língua e provoca confusão, mas o boi se reanima e pede comemoração.

Até na selva brilha a luz da cultura popular. Parintins é um milagre que me custa acreditar. O artesanato da floresta faz da festa um boi de criatividade que divide a cidade. É Garantido, é Caprichoso, a maior rivalidade.

Com a alma repleta de amor – e bom humor – lá vem ela com seu charme natural, pintando o Arco-Iris no meu Carnaval. Não podia faltar, eu sei, e é por isso que eu convidei o pique da moçada da Parada Gay.

Para acelerar meu coração, hoje eu me acabo na paixão, quero transpirar felicidade – e viva a diversidade!

E quando o ano termina a galera de branco se anima num clarão monumental. O réveillon anuncia que mais dia menos dia chega outro Carnaval.

Nada se compara, no mundo inteiro, ao Carnaval do Rio de Janeiro. A multidão invade a rua, que é sua, revivendo velhos carnavais. Com saudade das Grandes Sociedades, e do corso que não tem mais.

Salve o Carnaval de rua e o Cordão da Bola Preta! Salve o bloco e o folião que desdenha a aflição e segura a chupeta.

Glória a todas as Escolas e seus sambistas imortais. Seu reinado nesta agrada pista não acaba, não se encerra. Dura enquanto houver aqui, na Sapucaí, o maior show da Terra.  

Só que a festa continua, para toda a eternidade. O que não falta é alegria e amor nesta cidade!


Estação Primeira de Mangueira

Glossário:

Diogo Dias é o almoxarife da esquadra de Cabral que ensinou os índios a dançar de mãos dadas.

Libré, uma vestimenta europeia solene.

Jaez, um enfeite para a cabeça do asno (burro, jegue).

Catirina, escrava, grávida, tem o desejo de comer a língua do boi sagrado, que ressuscita  - e começa ai a Festa do Boi.

Alex Neoral chega a Comissão de Frente da Campeã Vila Isabel

A Unidos de Vila Isabel, grande campeã do Carnaval 2013, fechou nesta quarta-feira a contratação do coreógrafo Alex Neoral. O artista, que foi dispensado pela Imperatriz após a chegada de Deborah Colcker, vai ocupar o comando da comissão de frente. O posto na escola de Martinho estava vago desde a saída de Marcelo Misailidis, que foi para a Beija-Flor.
Considerado um dos expoentes da dança contemporânea no Rio, Alex Neoral já tem um belo currículo  com diversos espetáculos. Seu último trabalho foi a coreografia de "Rock in Rio - O musical", que ficou em cartaz durante cinco meses na Cidade das Artes, na Barra. Atualmente, a peça está em São Paulo.

Comissão de Frente
Em entrevista ao DIA na Folia , o presidente de honra da agremiação, Wilson Vieira Alves, o Moisés, comemorou a chegada de Neoral. "Ele (Alex) ganhou todos os prêmios de comissão de frente esse ano e é muito bom. A contratação dele vai de encontro ao que a escola pensa, de que é importante valorizar os jovens. A Vila precisava disso, dessa jovialidade. Ele tem a mente aberta e vai vai fazer um grande trabalho. A Vila é como a seleção brasileira, está se renovando".

Em seu perfil numa rede social, a primeira-dama da Vila, Gabriela Alves, postou uma foto do presidente Wilsinho com o novo coreógrafo. Com a contratação de Neoral, a Vila está com sua equipe completa para o próximo desfile. 

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Acadêmicos da Rocinha apresenta seu novo casal de mestre-sala e porta-bandeira

Rocinha

A Acadêmicos da Rocinha está reforçando seus segmentos visando ao Carnaval de 2014. Depois da contratação de Dandara Ferreira, neta do cantor Martinho da Vila, como primeira porta-bandeira, a tricolor da Zona Sul apresentou na Feijoada do Poeta, no último domingo, o novo mestre-sala Douglas Valle, que passou por diversas agremiações.



O mais novo contratado, que será o primeiro mestre-sala e companheiro de Dandara, iniciou a carreira em 1997 na escolinha de mestre-sala da Acadêmicos do Grande Rio, passando depois pela Império da Praça Seca, Inocentes de Belford Roxo, Boi da Ilha, Mangueira do Amanhã, além de escolas de Minas Gerais e Corumbá.

“Meu começo foi na Grande Rio, depois passei por algumas escolas até desfilar como
primeiro mestre-sala pela Inocentes de Belford Roxo, em 2012. Eu fiquei muito feliz em ser escolhido para defender o pavilhão da Rocinha. Já tivemos um ensaio onde percebi a boa sintonia com a Dandara. A gente vai aprimorar os passos e nos preparar para o desfile de 2014.”



Nascida praticamente dentro do samba e tendo como referência o avô, Dandara já tem uma certa experiência na passarela, pois já desfilou nas alas das crianças e comissão de frente.



Ela, que fez faculdade de dança, também recebeu com surpresa o convite para ser a primeira porta-bandeira da Acadêmicos da Rocinha.



“Estou muito feliz com o convite e posso adiantar que será uma experiência nova, já que este ano fui a terceira porta-bandeira da Vila Isabel. É uma emoção grande e totalmente diferente. Eu aprendi muito com o Julinho e a Ruth, e a Lucinha Nobre. Vou me preparar e fazer o melhor para que a escola seja campeão do carnaval.”



O presidente da azul, verde e branca, Darlan Santos, está negociando a contratação da nova rainha de bateria, bem como o enredo que a escola vai levar à Marquês de Sapucaí, para brigar pelo título e voltar ao Grupo Especial.

Rocinha 2013

terça-feira, 25 de junho de 2013

Viradouro completa 67 anos e aposta no enredo sobre a cidade de Niterói e em sua nova Rainha

Raissa Machado
A Viradouro realizou uma grande festa em sua quadra, nesta segunda-feira, para comemorar 67 anos de fundação. Na ocasião, a agremiação apresentou a equipe para o Carnaval 2014 e anunciou Raissa Machado como a nova rainha de bateria.

A festa começou pela manhã com a realização de uma missa na igreja na igreja de São Sebastião, no Barreto. Em seguida, houve uma partida de futebol entre as baterias Viradouro x Salgueiro. No fim, o presidente apresentou a equipe para 2014.

"Conseguimos o apoio da prefeitura de Niterói e do Plaza Shopping. Nosso objetivo é conquistar o campeonato e estamos trabalhando muito forte para isso", afirmou Gusttavo Clarão.

Raissa Machado, que foi a musa da escola por muitos carnavais, recebeu o carinho da comunidade. "Estou muito em ter sido escolhida pela direção da escola. Amo a Viradouro, é a minha escola de coração. Só tenho que agradecer", disse a rainha, que ocupará vaga de Dandara Machado.

Viradouro 2014

Enredo é sobre Niterói

O enredo é “Sou a terra de Ismael, guanabaran eu vou cruzar. Pra você tiro o chapéu, Rio, eu vim te abraçar". O tema vai abordar personagens importantes da cidade de Niterói, como o Araribóia, e será desenvolvido pelo jovem carnavalesco João Vitor Araújo.

"Esse é o meu primeiro ano como carnavalesco, a expectativa é grande, mas estou muito confiante, além disso, tenho todo apoio da direção. Tenho certeza de que vamos fazer um lindo carnaval. Hoje é a primeira troca de energia com a comunidade e, a partir de agora, os encontros vão ser frequentes. Deste ano o título não passa", ressaltou o carnavalesco.

67 anos

Ivo Meirelles já causa polêmica em 'A Fazenda'

A Fazenda
O comportamento de Ivo Meirelles já está causando polêmica em "A Fazenda". Aryane Steinkopf reclamou com Andressa Urach que o ex-presidente da Mangueira não tirava os olhos de seu bumbum enquanto ela tomava banho, na noite desta segunda-feira.

"Foi o melhor banho da Fazenda", disse Ivo para Aryane. Mais tarde, a loura desabafou com Andressa. "O cara fica igual a um tarado em cima de você. Olha o grau de maturidade da pessoa".

Andressa Urach chamou Ivo Meirelles para conversar na manhã desta terça-feira. A vice-Miss Bumbum não está gostando das brincadeiras do ex-presidente da Mangueira. "Ao mesmo tempo em que a tua energia contagia, às vezes ela irrita um pouco. Se tu gosta de mim, não me desafia. Não desafia porque eu deixo até o chão, e isso pode pegar mal pra mim", afirmou. Ivo Meirelles ouviu as reclamações de Andressa e concordou com ela. No fim do bate-papo, os dois se abraçaram.

'Ele é tarado'

Ivo Meirelles já havia sido alvo das críticas de Aryane Steikopf. A loura reclamou que o ex-presidente da Mangueira tem o costume de sentar no banquinho do banheiro e ficar olhando as mulheres enquanto elas tomam banho. "Foi o melhor banho da Fazenda", disse Ivo para Aryane na noite desta segunda-feira. "O cara fica igual a um tarado em cima de você. Olha o grau de maturidade da pessoa", disparou Aryane em conversa com Andressa.

Danise e Ivo brigam em 'A Fazenda' e racham equipe Ovelha

Márcio tentou acalmar a dupla mas não teve sucesso. Agora ele se preocupa com o futuro do grupo no reality


A Fazenda
O clima anda pesado em "A Fazenda". Na tarde desta terça-feira, Denise e Ivo se desentenderam e acabaram criando um "racha" na equipe Ovelha. Os dois, aos gritos, brigaram na sala da sede. O cantor Márcio, que também faz parte da equipe tentou apaziguar a situação, mas não obteve sucesso. 

"Você é uma cobra criada", disse a advogada, Ivo rebateu: "Quem chama um homem de macaco velho é pior do que isso". O clima foi piorando e Márcio tentou acalmar a dupla. "Gente, o bagulho aqui está apenas começando. Não precisa agir desse jeito. Vamos nos tranquilizar, por favor", pediu o artista, que não ouviu exatamente o que esperava. "Com ela não dá", finalizou o ex-presidente da Mangueira.
Depois da discussão, Márcio começou a se preocupar com o futuro do grupo no reality e fez questão de conversar com a advogada sobre o ocorrido. "Agora qualquer disputa aqui a gente vai perder. Ninguém vai querer ajudar o outro. Não pode bater de frente agora, não", disparou o cantor. Em seguida o irmão de Vavá deu conselhos para a loira. "Estou falando de boa, mas respire um pouco mais numa hora dessas. Brigue pela sua razão, mas pense antes de tomar atitudes", completou. Já mais calma, Denise afirmou para Márcio que não vai mais falar com Ivo.

Estrelinha da Mocidade divulga enredo e sinopse para 2014

Estrelinha da Mocidade
A Estrelinha da Mocidade deu a largada para o Carnaval 2014 e divulgou na noite desta segunda-feira seu enredo. A verde e branco mirim de Padre Miguel levará para a Sapucaí “Chegou a hora dessa nossa molecada mostrar seu valor”, que será desenvolvido por uma Comissão de Carnaval.

Todas as escolas levarão para a Avenida temas homenageando a Copa do Mundo. "O enredo tem como base a música 'Brasil Pandeiro' de 1940, de Assis Valente. A garotada da Estrelinha vai mostrar ao Tio Sam o nosso batuque diferente", afirmou Ricardo Dias, presidente da agremiação.

A entrega oficial da sinopse aos compositores será no dia 6 de julho, a partir das 19h, na quadra da Avenida Brasil. A ala de compositores está aberta para os interessados de 07 a 21 anos.


Confira a sinopse do enredo

Em 2014 o mundo se reunirá no Brasil para celebrar a grande festa do futebol mundial. E nada mais justo que as escolas de samba mirins do Rio de Janeiro se reúnam para cantar essa paixão nacional no carnaval carioca. Para a Estrelinha da Mocidade ficou a missão de lembrar o mundial de 1994, quando nossa seleção conquistou o seu tetra campeonato, nos Estados Unidos, após vinte e quatro anos de jejum. Um Mundial inesquecível, com personagens e histórias marcantes.

A trilha é “Brasil Pandeiro”, de 1940, nas brasileiríssimas vozes dos Novos Baianos, a emoção é a mesma que embalou o Brasil em 1994, só que agora entram em campo os craques da seleção de Padre Miguel. Avante Estrelinha!


Sinopse

Um só compasso marcava milhões de corações aflitos em verde e amarelo. Em segundos, um “chute para o infinito” irá atingir uma estrela e cravá-la no peito de toda uma nação.

Chegou a hora de esta molecada mostrar seu valor!

Da Penha ao Pontal, de norte a sul do meu país, uma gente que tem ginga e “pediu à Padroeira” para ajudar festeja! O grito na garganta, preso desde a “corrente pra frente” ecoa pelos quatro cantos do planeta. Somos os Reis de novo!

Salve a Vila Vintém, pendura a saia e empunha a bandeira que eu quero ver! 

O Tio Sam vai tocar pandeiro para o mundo inteiro sambar. É Tetra!

E já que o “Tio Sam está querendo conhecer a nossa batucada” e que
anda por aí dizendo que “o molho da baiana melhorou seu prato”, vamos mostrar para ele que futebol e samba no pé vem de berço, está na alma do brasileiro!

Vai provar do cuzcuz, do acarajé, do abará... Da caipirinha, da feijoada, do nosso torresminho... Se encantar com nossa fauna, flora e com essa gente hospitaleira... Isso sem falar da beleza daquelas que “têm tufões nos quadris”. A Casa Branca vai dançar a batucada de ioiô e também a de Iaiá!

Então: Brasil esquentai todos os vossos pandeiros e cuícas! Iluminai os terreiros, as quadras, as ruas! A molecada da Estrelinha quer sambar e mostrar que nosso “baticubum” é diferenciado!

Há até quem sambe diferente, em outras terras, outra gente que também tem “um batuque de matar”. Tai a “Surdo Um”, a “Tabajara do Samba” e a “Sinfônica” que não nos deixam mentir. Mas é fundamental “mostrar a nossa identidade”! E podemos provar que mesmo “invertida”, garantimos que “Não Existe Mais Quente”!

Seja no campinho de várzea, ou fazendo essa “tal batucada”, o importante é reunir nossos valores, “pastorinhas e cantores”, já que são “expressões” que não têm par.

A Estrelinha da Mocidade só quer mostrar a este simpático “Tio”, que dos pés de uma criança, seja driblando as dificuldades da vida, riscando o chão da Passarela do Samba ou fazendo mirabolantes embaixadinhas, podem brotar a esperança de um futuro melhor.

Do futebol nasceu a nossa arte de sambar! Hoje, a “Mocidade” do Independente Futebol Clube olha para o amanhã, e com garra e determinação, bem como os heróis do tetra, se prepara para as vitórias que estão por vir.
Para Assis Valente, autor de “Brasil Pandeiro”, Carmem Miranda e Mestre André.
A se esclarecer: É importante dar valor à suas raízes! Nossa batucada é diferente! Nossa afinação é invertida e isso faz parte do DNA desta bateria que é uma Instituição do Carnaval Brasileiro. Isso precisa ser respeitado e acima de tudo preservado. Salve a Mocidade!

Comissão de carnaval
Texto: Ricardo Dias

Déborah Colker agora é da Imperatriz Leopoldinense

Déborah Colker
A Imperatriz Leopoldinense anunciou nesta segunda-feira a contratação da renomada coreógrafa Deborah Colker. A artista vai substituir Alex Neoral no comando da comissão de frente. Com um longo currículo na dança e muitos trabalhos internacionais, Deborah já teve passagens marcantes pelo Carnaval. Durante cinco anos, comandou a comissão de frente da Viradouro. Seu primeiro trabalho na Sapucaí, no entanto, foi na Mangueira em 1997.

Com o acerto, Deborah terá pela frente o desafio de desempenhar o trabalho junto ao enredo sobre Zico. Em 2014, a Verde e Branca de Ramos levará para a Sapucaí uma grande homenagem ao ídolo do Flamengo e da seleção brasileira.

A chegada da coreógrafa marca a sequência do trabalho e a prova do grande investimento da diretoria da Imperatriz Leopoldinense, que para 2014, já havia renovado com grande parte de seus segmentos, entre eles o carnavalesco Cahê Rodrigues e o intérprete Wander Pires. 

Amante do Carnaval, Deborah já chegou a recusar convites para exercutar a função de julgadora e admitiu o sonho de desempenhar a função de carnavalesca. Na dança, a artista possui no currículo espetáculos como "Mix", "Rota", "Casa", "Nó", "Dínamo" e "Tatyana", mas se destacou por ser a primeira mulher a dirigir um show do Cirque du Soleil.

Vale ressaltar: BRILHANTE CONTRATAÇÃO!

Sinopse do enredo da Inocentes de Belford Roxo 2014

Inocentes de Belford Roxo
A Inocentes de Belford Roxo divulgou esta semana a sinopse do enredo "Triunfo da América: o canto lírico de Joaquina Lapinha". Com este tema, a agremiação da Baixada tentará voltar para o Grupo Especial em 2014. O desenvolvimento será do carnavalesco Wagner Gonçalves.

"Fizemos um texto com uma narrativa leve, objetiva e fácil para falarmos desta heroína, que será conhecida por todo Brasil através dos meios de comunicação e da transmissão da Globo. Com isso a vida de Joaquina Lapinha se perpetuará. Ela que era uma atriz e cantora negra de talento, que viveu no período colonial brasileiro. E se consagrou no Rio de Janeiro e em Portugal. O último desfile deixou claro que o samba enredo voltou a ser o protagonista do carnaval, prova disto foi o campeonato da Vila impulsionado por um belo samba", explica o carnavalesco.


Introdução

A opção da Inocentes de Belford Roxo em escolher um enredo que vai retratar a história pouco conhecida de Joaquina Maria da Conceição Lapa, a Joaquina Lapinha, almeja justamente abraçar uma oportunidade ímpar de dinfudir a genialidade da artista que, considerada uma joia de raro talento, venceu preconceitos e foi pioneira no processo de emancipação da mulher.

Expoente da música brasileira no século XIX, Lapinha é o retrato de um paradoxo: a herança africana e a erudição europeia; o preto e o branco ( e por que não citar o dourado, tão intrínseco à nobreza por ela conquistada?); a resistência e os costumes; a lança e a lira; o tambor e o piano; o cantar e o interpretar; a música e o teatro.

Inicialmente considerados contrastantes, tais aspectos revelam-se perfeitamente harmônicos e complementares, na interpretação histórica, despretensiosa e libertária adotada pela Agremiação no processo de retratação e desenvolvimento do carnaval 2014.


Sinopse

EM UMA ÓPERA DE QUATRO ATOS, MUITOS FATOS A DESENROLAR: CONTAR A HISTÓRIA E A TRAJETÓRIA DE MARIA DA CONCEIÇÃO DA LAPA, A JOAQUINA LAPINHA; MARIA MINEIRA, MARIA GENUINAMENTE BRASILEIRA.

MULATA DA LAPA, E DETENTORA DE UM TALENTO NATO, REVELOU AO MUNDO O SEU EXTRAORDINÁRIO DOM DE INTERPRETAR, TANTO COMO CANTORA SOPRANO, QUANTO COMO ATRIZ DRAMÁTICA.

NEGRA LÍRICA DE VOZ ONÍRICA TEVE QUE SUPERAR UM DRAMA HEROICO E SOBREPOR O SEU TALENTO À SUA COR, ARRANCANDO APLAUSOS DE PLATEIAS EXIGENTES E ELOGIOS DE CRÍTICOS RENOMADOS, TANTO NO BRASIL COMO NO EXTERIOR, MAIS ESPECIFICAMENTE NO RIO DE JANEIRO E EM LISBOA (PORTUGAL).

SUA ORIGEM, SUAS RAÍZES E SUA ANCESTRALIDADE FORAM INDISPENSÁVEIS NA QUEBRA DE TABUS E NA SUPERAÇÃO DE PRECONCEITOS, PROPICIANDO A IMENSA CONTRIBUIÇÃO DE LAPINHA ENQUANTO ARTISTA DIFERENCIADA, EXPOENTE NO PERÍODO COLONIAL BRASILEIRO.

A ARTE, PERFORMANCE E APTIDÃO CLARA SUPERARAM O PRECONCEITO DA PELE ESCURA, ALCANÇANDO PRESTÍGIO, FAMA E RENOME INTERNACIONAL, CONQUISTANDO AINDA, A REALEZA DAS TERRAS LUSITANAS.

MAIS QUE TEMA DE ENREDO, LAPINHA DÁ O TOM, E É A ESTRELA DE UM GRANDE CONCERTO, ONDE A PASSARELA DO SAMBA É O PALCO E A BATERIA É A ORQUESTRA.
PÉROLA NEGRA DE VOZ SINGULAR, LÁ DO ALTO DO CÉU ESTELAR, VERÁ O SEU CANTO POR TODA AVENIDA ECOAR, E ENTÃO O CARNAVAL, MAJESTOSA FESTA POPULAR, IRÁ ENFIM CONSAGRAR, O SEU ESPLENDOROSO CANTAR.

É O TRIUNFO DA AMÉRICA...

Pesquisa e texto: Bianca Behrends e Wagner Gonçalves 
Carnavalesco: Wagner Gonçalves

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Baderneiros depredam Sambódromo do Rio. O que pensar?

Um grupo de manifestantes invadiu o Sambódromo da Sapucaí, no Rio de Janeiro, na noite desta quinta-feira (20), após o protesto contra os altos preços das passagens de ônibus que começou no centro da cidade e foi dispersado pela polícia na frente da prefeitura. Eles quebraram portões dos setores 1 e 2, depredaram as arquibancadas e picharam parte da estrutura.
O grupo também destruiu o Terreirão do Samba, que fica próximo ao sambódromo. Mais cedo, um carro da emissora de televisão "SBT" foi incendiado, além de lixeiras e cones na rua. Os semáforos, pontos de ônibus e radares na avenida Presidente Vargas foram depredados durante a passagem dos manifestantes.
Um grupo de manifestantes invadiu o sambódromo após protesto no centro da cidade
Manifestantes invadem sambódromo
O que Raymondh Júnior pensa...
Antes de expor minha posição, neste espaço que sempre foi para divulgar o mundo do samba, quero registrar meu orgulho de ser brasileiro, mesmo antes de todas estas manifestações, é bom ser brasileiro. Eu sou de um tempo em que fomos para as ruas lutar pelo passe livre para os estudantes da rede pública e privada de ensino, lutamos muito, naquela época tínhamos ao nosso lado o atual governador do estado Sérgio Cabral, então deputado estadual pelo PSDB, era um líder e um defensor de nossos ideais, para ele parece que muita coisa mudou. Naquela época tivemos muitas vitórias alcançadas, nem todas pelas quais lutávamos, mas consideravelmente a situação mudou para melhor. Sempre fui um defensor das minorias, de um estado igual para todos, a voz popular, sou militante num partido político que está mudando a cara deste país, mas a dívida história com os brasileiros é gigantesca, é um trabalho árduo que vem sendo construído.
Minha paixão pelo samba é algo que não dá para esconder, não quero neste espaço debater idéias sobre as manifestações, que acho legítimas e coerentes com a atual situação de corrupção e abandono de alguns governantes, mas não dá para misturar tudo, precisamos saber avaliar bem cada situação para não nos perdermos em nosso discurso por um país melhor. E é exatamente esta paixão, que me faz escrever estas mal traçadas linhas, como uma forma de desabafo, de uma gente que sempre lutou por igualdade: o sambista.
Tanto o Terreirão do Samba, como o Sambódromo, são espaços que nós lutamos muito para conquistar, o samba sofreu muito preconceito como todos sabem, foi construído com o suor do povo do Morro que contagiou o asfalto, e vem ao longo de sua história tentando diminuir o abismo social que ainda existe entre nós. 
A Passarela do Samba é um lugar sagrado para quem ama e faz carnaval, aquilo lá é nosso! É claro, que ainda é preciso avançar muito, ingressos mais baratos, mais conforto, enfim uma série de lutas ainda precisam ser conquistas, mas estamos no caminho. Os manifestantes, digo, alguns poucos baderneiros que não representam o movimento democrático, precisam se atentar a que teve muita gente lutando para se ter espaços, e o Sambódromo é onde fazemos nossos sonhos virarem realidade através da cultura, música, dança, e suor de uma gente que trabalha o ano inteiro para que em fevereiro e às vezes março, o mundo contemple o 'maior espetáculo da terra'.
Vamos para as ruas sim! Mas não nos esqueçamos que o bem público é nosso maior patrimônio, vamos lutar sim, mas sem perder a razão, vamos gritar, mas vamos com o coração aberto e não com as mentes fechadas.

#VemPraRuaMaisVemCalmo

quinta-feira, 20 de junho de 2013

LIESA define pares para o desfile das escolas de samba do grupo especial 2014

Jorge Castanheira
A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) definiu, em reunião realizada nesta terça-feira, os pares para o sorteio da ordem de desfiles do Grupo Especial. No encontro, que contou com a presença de presidentes e representantes das 12 agremiações, foi elaborada a divisão de forças para os dois dias de apresentações na Sapucaí. O sorteio será realizado no dia 8 de julho, na Cidade do Samba, em evento apenas para convidados.

Por regulamento, Império da Tijuca (campeã da Série A em 2013) e Mocidade Independente de Padre Miguel (11ª colocada em 2013) têm suas posições definidas previamente, abrindo, respectivamente, as apresentações de domingo de Carnaval (2 de março) e segunda-feira de Carnaval (3 de março).


As demais 10 escolas ficaram divididas

Vila Isabel / Beija-Flor de Nilópolis 
Unidos da Tijuca / Salgueiro 
Imperatriz / Grande Rio 
Mangueira / Portela 
União da Ilha / São Clemente


Ainda no encontro, dirigentes decidiram fazer uma alteração no regulamento. No Carnaval de 2014, as agremiações cuja posição no desfile seja ímpar (1ª, 3ª e 5ª) farão suas concentrações no lado dos Correios. Já escolas pares (2ª, 4ª e 6ª) vão se concentrar no lado do edifício Balança Mas Não Cai.


terça-feira, 18 de junho de 2013

Sinopse da Unidos da Tijuca 2014

Viviane Senna e Paulo Barros
O Brasil e o mundo estão ligados no Grande Prêmio Tijuca 2014! São oitenta e dois minutos de muita expectativa! É realmente para fazer o coração do torcedor explodir de tanta emoção! O Sambódromo está lotado e o público das arquibancadas está aqui para sentir toda a adrenalina da velocidade. É uma grande torcida!

A Unidos da Tijuca criou um percurso fantástico, com momentos marcantes de grandes corridas que consagraram os mais rápidos competidores de todos os tempos. Quem é o mais veloz e pode realizar proezas inesquecíveis. Conquistar a vitória é uma tarefa difícil, pois esse é um circuito que exige muito dos pilotos.

Mais alguns instantes e lá vem a largada do Grande Prêmio da Tijuca. Depois de uma emocionante disputa pela Pole Position, os competidores se preparam nos boxes para enfrentar o grande desafio. Tudo pode acontecer na pista da Marquês de Sapucaí!

Os mecânicos fazem os últimos ajustes. Vamos conhecer em alguns minutos quem será o vencedor dessa prova. São os últimos momentos antes da corrida.O público observa os competidores. E lá estão alguns dos mais fortes concorrentes! No boxe 1, os animais mais velozes da natureza, que já inspiraram a aerodinâmica de tantos carros. As incríveis inovações tecnológicas que correm o mundo, rompendo barreiras e desafiando limites, se agitam no segundo boxe.

Nos outros boxes, não poderiam faltar os personagens inesquecíveis, criados pela ficção para brincar com a eterna paixão do homem pela velocidade, e os esportes que exigem rapidez, superação, agilidade e ousadia. É pura emoção! Quem vencerá o GP da Tijuca. Quem será capaz de escrever o nome na história da velocidade. Os pilotos estão prontos para arrancar para a vitória!
Os carros já estão enfileirados para o início da corrida. Os pilotos buscam o melhor aquecimento dos pneus, dos freios, procuram se concentrar, se preparar para essa grande prova! Os motores começam a ser acionados. E agora está tudo pronto para a grande largada! Vamos ao ronco dos motores, eles vão roncar alto! Acende a luz vermelha, vem a verde. Largaram!

Logo no início da prova, os pilotos enfrentam uma emocionante curva. Ela é perigosa e exige muita habilidade. Qualquer erro pode definir o resultado da disputa. Todo cuidado é pouco! O trecho desafia os competidores, como a lendária e apaixonante curva Eau Rouge (Água Vermelha), do circuito da Bélgica, que atravessa uma belíssima floresta e requer uma incrível capacidade de aderência aerodinâmica dos carros.

E lá vem eles! O cavalo cruza a pista usando toda a potência de seu motor. O beija-flor mantém sua posição por causa do novo bico, mais longo e estreito, e de asa menor, que garantem mais velocidade e equilíbrio. O peixe-agulhão mergulha por dentro da curva, seguido pelo guepardo, que dá o bote e encosta no falcão peregrino. Olha a tartaruga e a lebre se metendo por ali para entrar na disputa e erguer a bandeira da vitória!

Agora eles entram na grande reta. Esse é o momento que arrepia porque passam rasgando numa velocidade impressionante! Nesse trecho, a Internet é sempre uma adversária muito poderosa. O Homem Elétrico acelera e diminui a diferença. O Avião Supersônico, no final da reta, acha um vácuo e encosta no Satélite. O Trem Bala desliza, mas a Velocidade da Luz não permite uma aproximação maior. Todos pensam em poupar pneus porque essa é uma corrida desgastante, sem dúvida alguma, e que exige, agora mesmo, um Pit Stop.

Alguns corredores reduzem e se preparam para entrar nos boxes. É incrível ver a rapidez, a sincronia e o trabalho perfeito dos mecânicos. Em segundos, a equipe troca os pneus e manda o carro de volta para a pista.

Eles disparam, aceleram tudo para tirar a diferença e quase tocam na mureta de proteção da pista. Lá vem o mexicano Ligeirinho botando pressão para cima do Papa-Léguas, que precisa frear para evitar o choque. Todo mundo colado ali e quem entra na disputa é o Speed Racer. O garoto vem com tudo! The Flash vai tentando evitar que Speed abra muito. Vem colado nele, olha a diferença! Mas o Sonic segue bem de perto tentando botar frente, acelera de novo e vem voando baixo!
Logo atrás estão os volantes mais birutas do mundo para realizar mais uma corrida maluca. Todo mundo embolado ali! A máquina do mal e seu volante ardiloso, Dick Vigarista e Mutley, sempre prontos para aplicar um golpe sujo, vão atormentar Penélope Charmosa, a boneca do volante! O Professor Aéreo parte para cima dos Irmãos Rocha.

A Quadrilha da Morte é um pouquinho mais rápida e evita aproximação do Cupê Mal-Assombrado. O Barão Vermelho dá combate ao Tanque de Guerra, que acelera e cola no Caipira Luke. Peter Perfeito encosta e quase tira o Rufus Lenhador da pista! Sensacional! Eles forçam o ritmo do início ao fim, Todo mundo junto tentando ultrapassagens alucinantes!

Agora falta pouco para a final, a competição fica mais acirrada! Você vai vendo aí o Velocista se impor e assumir a dianteira. O Ciclista consegue ainda mais velocidade, pedala sem parar e dispara! Mas o Motociclista se aproxima só na força do motor! Que Grande Prêmio, que corrida fantástica! E, para a nossa surpresa, o Remador disputa no braço para alcançar a chegada! É inacreditável o que a gente vê nesse circuito do samba! O Velejador não quer ficar para trás e aderna, quase vira, tentando ficar na frente! Quem vai chegando devagar e sempre é o Calhambeque que entra na pista para matar as saudades!

Quem aparece na primeira posição. Aí vem Ayrton Senna, lá na frente de todos! Aí vem Senna, o Brasil na frente! Ele já faz o V de vitória. Bandeiras agitadas em verde e amarelo em todo o circuito! Senna, que ainda menino já dominava o volante, vem, desde pequeno, abrindo dianteira, emocionando o público com suas conquistas! Aí vem Senna no final da reta, é o final da prova, na Linha de Chegada, Ayrton Senna! Sobe a bandeira quadriculada! Ayrton, Ayrton, Ayrton Senna do Brasil! Ninguém mais segura a torcida! Os torcedores oferecem bandeiras do Brasil para ele! A festa é dele aqui no Sambódromo. Faz a festa o Brasil com a vitória de Ayrton Senna no Grande Prêmio!
É a volta da vitória! A última volta no Sambódromo para mostrar que Senna veio para ficar. Acelera, Brasil, junto com Ayrton Senna! Meninos e meninas entram na pista para lembrar que Senna é capaz de inspirar seus sonhos! Que o desejo de vencer requer trabalho, dedicação e competência!

Ayrton Senna carrega na ponta dos dedos a esperança de cada brasileiro! Ele pega a bandeira e leva à loucura a arquibancada da Sapucaí. Sobe mais uma vez no pódio, o Campeão. No GP da Tijuca, o Brasil revive com ele a emoção da vitória. Não há tempo que ele não ultrapasse, não há sonho que ele não inspira se tornar realidade! Brilha a estrela de Ayrton Senna na Sapucaí!


Ana Paula Trindade 
Fátima Brito 
Isabel Azevedo 
Paulo Barros 
Simone Martins