Grande Rio 2016

Grande Rio
3ª colocada em 2015


2016
Enredo"Fui no Itororó beber água, não achei. Mas achei a bela Santos, e por ela me apaixonei..."
CarnavalescoFábio Ricardo
Diretor de CarnavalRicardo Fernandes
Diretor de HarmoniaTiago Monteiro
IntérpreteEmerson Dias
Mestres de BateriaThiago Diogo
Rainha de BateriaPaloma Bernardi
Mestre-SalaDaniel Werneck
Porta-BandeiraVerônica Lima
Comissão de FrentePriscilla Mota e Rodrigo Negri

SINOPSE

"Fui no Itororó beber água, não achei. 

Mas achei a bela Santos, e por ela me apaixonei..."




×We Recommend
Really Powerful Tanks You Had No Idea Are Real
Ads By PicRec

No girar de uma ciranda, fui com a Grande Rio no Itororó beber água e não achei. No entanto, encontrei na história águas límpidas que jorravam de uma fonte de beleza peculiar. Conta a lenda que “quem bebesse daquela água nunca mais deixaria a cidade”. E assim, durante longo tempo, as águas brotavam do meio da rocha, alimentando um pequeno rio e a fonte que matou a sede, e ainda refrescou o patriarca da independência, príncipes, reis, imperatrizes e imperadores, marcando suas existências para sempre naquele lugar.


E, como o rio corre em direção ao mar, navios aportavam num primário porto, marcado pelo vai e vem de “mercadorias de mão” e “mãos de mercadoria”, movimentando a Vila do Açúcar, como era conhecida a região. Nos ventos que cortavam os engenhos de açúcar o aroma atiçava não somente portugueses, que dominavam as terras do lugar:




“...Aproveite minha gente, que essa é a hora

Se o galo cantar agora, os corsários e piratas
chegam, fazem a limpa e vão embora
Oh, Santa Maria, oh Nossa Senhora
Pelos altos desses montes, nos guarde nessa hora
Sozinhos não ficamos, nem vamos ficar
Vem chegando a Família Real para os portos liberar...”




Para beber da famosa fonte chegavam imigrantes de todos os cantos do mundo. Surgia, então, um novo ambiente pelos trilhos dos bondes da nova cidade, que passou a tomar gosto pelo aroma “do café”, favorecendo a “bolsa” do comércio local rodar o mundo.

Santos desponta como uma cidade dedicada à prática de esportes e lazer, por esses e outros motivos, tornou-se expoente nacional de qualidade de vida. Seus mares propícios ao surf e ao remo e seus campos “férteis” onde surgiu o “Glorioso Alvinegro”, gerando um celeiro de craques. Astros da bola que alimentaram a maior paixão nacional, o nosso futebol-arte. Despontou, a partir do sucesso nos gramados, o “peixe”, o supercampeão Santos F.C.

E quem diria que essas águas um rei batizaria? Quem antes se curvava para lustrar sapatos, hoje tem o mundo curvado aos seus pés. Coroado até pela Rainha como Sir-Cavalheiro, este é o Rei Pelé, Atleta do Século que, como todo rei, deixa legados e herdeiros como os príncipes Neymar e Robinho.

Por fim, as águas do Itororó lavam a alma do povo santista, que de seus encantadores pontos turísticos, recebe feliz e satisfeito quem em seu novo porto desembarca de todas as partes do mundo, para conhecer a cidade pela qual me apaixonei...

Fábio Ricardo e Roberto Vilaronga
TEXTO DISTRIBUÍDO À IMPRENSA

Enredo Grande Rio 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário