quinta-feira, 19 de março de 2015

E o samba da Grande Rio, hein ?

Grande Rio 2015
E a Passarela do Samba com seu misticismo e encantos difícies de serem compreendidos, senão com a força da paixão, mostrou-me mais uma vez que, é preciso pisar naquele solo sagrado para se definir algum tipo de resultado. Os ensaios técnicos ainda interessantes não são capazes de avaliar muito o que realmente acontece no dia principal, os barracões fechados pouco menos, e alguns "entendidos" deste mundo complicado acabam tendo de recolher todas as suas teorias.

Em Mangueira em aprendi que samba bom é aquele que o povo canta,  tão logo assim, eu que mesmo critiquei a composição dos poetas Rafael Santos, Lucas Donato, Gabriel Sorriso, Leandro Canavarro e Rodrigo Feiju diversas vezes, tanto por conter rimas óbvias e uma melodia tanto duvidosa, tenho de me juntar aos que se recolheram ao resultado final indiscutível desta obra, que cumpriu seu papel técnico em conquistar  30 pontos consideráveis, sendo penalizada apenas na última cabine de julgador com um 9,8, e foi além disso, levantando a Sapucaí.

É claro que a escola quer conquistar a nota máxima em seu samba e quem sabe um Estandarte de Ouro, isso vale muito! Mas para se considerar vitorioso de fato, é preciso além disso, ter um samba guerreiro, capaz de conduzir os corações e encantar os desconhecidos, a Grande Rio alcançou de forma brilhante este feito.

Ainda pelos ensaios técnicos, vi este samba passar na avenida de forma surpreende, o que se confirmou de maneira ainda mais acentuada naquele fim de "domingo". O recado da Grande Rio apenas confirma a tese de que a comunidade é capaz de engrandecer uma obra, e fazer dela um sucesso. Com uma bateria muito adequada ao samba, e um carro de som afinado ao desejo dos 40 pontos, a escola conseguiu senão 40, os 30 possíveis e necessários. 

E até agora ainda me pergunto, e o samba da Grande Rio, hein?


Créditos foto: Site G1

Um comentário:

  1. Pois é muito pertinente seus comentários. Eu me surpreendi muito com as notas que esse samba teve, mas acho que é isso que você colocou, esse ano as baterias fizeram um excelente trabalho melhorando alguns sambas considerados fracos, o salgueiro é outro exemplo. Nesse samba da Grande Rio eu achei um tanto repetitivo algumas palavras como "sou reeeeei" "venha sera a minha daaaaaama" "no castelo de quem aaaaama" "e encontrei o amoooooor".

    ResponderExcluir