Beija-Flor 1989 |
Estranho como a gente no carnaval foi fazendo tantas experiências, algumas nem tão bem sucedidas, mas quase que a maioria tão boas, que as surpresas, daquelas de marcar época parecem já complicadas de surgirem.
Paulo Barros surgiu ao "grande carnaval" em 2004 trazendo uma gama de soluções para esta ausência de novidades, assim como Rosa Magalhães ao seu tempo, Renato Lage, Arlindo Rodrigues, a Comissão de Laíla. Fernando Pamplona, o grande mestre, incendiou este conceito de que carnaval é algo mutável, mas também não pode ser trocado a preço de banana, têm tradições que precisam ser consideradas para além do gosto/desejo de se transformar e/ou renovar.
Tijuca 2004 |
Logo após a contratação do genial Paulo Barros para o carnaval 2016 na Portela, seu vice-presidente Falcon, declarou: "só não pode mexer com nossa porta-bandeira", alusivo à tentativa frustrada de dar visibilidade ao casal de mestre-sala e porta-bandeira da Mocidade em 2015.
É claro que as arquibancadas e galerias do povo que vem ver carnaval no Rio de Janeiro, e aos amantes que aqui vivem o ano inteiro respirando este doce aroma das escolas de samba, esperam todo ano por algo que seja novo e surpreendente, mas este novo pode também ser um espetáculo revestido de tradição, desde que se tenha uma visão de bom gosto e elegância.
As surpresas que esperamos para este 2016, não precisam necessariamente serem pontes explodindo na Sapucaí, ou Comissões com elementos alegóricos gigantescos, ou bossas enormes de bateria, homens voando pela avenida ou algo de outro mundo, é preciso acima de tudo ter o senso da tradição, que não pode se perder com estes efeitos mirabolantes, e em seguida, não menos importante, ter atenção e cuidado quanto ao capricho e bom gosto destas escolhas.
Surpresas muito agradáveis por exemplo, eu vi ao desfile produzido pelo carnavalesco Fábio Ricardo nestes últimos dois anos, tanto em sua homenagem à Maricá quanto ao 'baralho' de 2015, onde soluções muito criativas e positivas renderam um bom resultado à Grande Rio, ainda que sob suspeitas de que com grana tudo fica mais tranquilo de se executar.
Acho que 2016 nos reserva senão surpresas, ao menos ansiedade, para vermos o trabalho do carnavalesco Leandro Vieira e a homenagem da Estação Primeira de Mangueira à Maria Bethânia, as soluções que a Imperatriz trará para a homenagem que presta aos sertanejos Zezé Di Camargo e Luciano, o Salgueiro com jeito malandro do casal Lage, a Rosa e seus palhaços na promessa de uma São Clemente competitiva, Paulo Barros na tradicionalíssima Portela, e algumas outras expectativas não menores que estas.
Carnavalesco Leandro Vieira e Maria Bethânia |
E que venha um outro apoteótico "mendigo Joãosinho Beija-Flor", que tenhamos a oportunidade de vermos desfiles regados de bom gosto, sofisticação, e que seus produtores consigam este difícil misto de tradição com modernidade, que as cores da Verde e Rosa sejam refundadas sem perder sua essência, que o luxo da Beija-Flor de Nilópolis venha acompanhado de novidades como aquelas de Joãosinho, que a Tijuca aperfeiçoe o estilo inovador com capricho e luxo, que a Estácio de Sá consiga mostrar mais do que a garra de seus componentes, que a Vila venha com toda sua energia e faça um desfile pra marcar época, que a Grande Rio desague com soluções equilibradas e a marca do bom gosto de Fábio Ricardo, que a União da Ilha possa nos fazer ver uma desfile diferente ao que estamos esperando, que as baterias se superem, os intérpretes dediquem suas vidas pelo melhor microfone. E que tantas outras apostas se concretizem, e que sejamos ao final disto tudo, simplesmente surpreendidos!
E quem não seguiu o mendigo Joãosinho Beija-Flor?
E quem não seguiu o mendigo Joãosinho Beija-Flor?
Joãosinho Trinta |
Este foi um marco do carnaval.
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