quarta-feira, 6 de agosto de 2014

O que uma carnavalesca como Rosa Magalhães pode fazer com uma escola de samba...

Rosa Magalhães
Inegavelmente, a despeito da máfia hollywoodiana que deseja transformar o carnaval carioca em qualquer coisa que não uma festa popular do samba, do povo, dos Morros, das favelas, do negro, o que sendo assim, conseguiu ultrapassar os muros de uma gente e tomar o mundo inteiro, como o maior espetáculo a céu aberto do planeta, Rosa Magalhães consegue ainda, a cada ano que passa me surpreender por toda sua genialidade e talento, sensibilidade capaz de recuar quando é preciso e avançar quando é necessário.

Desde aquele "Bumbum paticumbum prugurundum" em tempos de glórias do Império Serrano em 1982, sua marca diferencial se tornou patrimônio cultural dessa festa, e o tempo passou como se nada tivesse afetado suas mãos e seu próprio tempo. Rosa não se permitiu influenciar, se modificar de forma inadequada à sua tão honrosa Escola de Belas Artes, onde como professora fez não apenas seu nome ser respeitado, mas com seu estilo beirando à perfeição ser reconhecido, e por tantas vezes vimos a tentativa do plágio bater em sua porta.

Com o retorno da Viradouro ao grupo especial, o que se esperava era ver uma São Clemente mais perdida do que a seleção brasileira naquela goleada histórica na #CopaDasCopas, entretanto, a admissão da maior campeã em atividade do carnaval por parte da escola da zona sul, representou uma virada de mesa indiscutível e esperada. Seu trabalho em 2014 na Estação Primeira de Mangueira muito embora visto de forma rígida além do conceito para outras  agremiações por parte dos julgadores da LIESA, já naquele momento representou uma retomada no rumo da Verde e Rosa, com uma carnavalesca que por si só impõe respeito.

Essa São Clemente que se configura sob as ordens da Professora Rosa Magalhães, tornou a abertura da segunda-feira de carnaval de 2015 tão competitiva como qualquer outra posição, e tão aguardada como os desfiles de escolas um tanto mais "tradicionais". O que temos até o dia de hoje, é uma escolha por um enredo extremamente significativo,  repleto de nuances do bom gosto, com uma capacidade de crescimento gigantesco, que só a Professora poderia conduzir, passeando por uma sinopse que ao lado da Beija-Flor de Nilópolis se tornou na humilde concepção desse blogueiro, uma das  melhores apresentadas até agora, com condições para se acertar um  samba de enredo Estandarte de Ouro, e o que temos é talvez a melhor safra da escola dos últimos anos. E que belos sambas! Parabéns aos compositores clementianos, por conseguirem captar a essência de uma mulher à frente de seu tempo!

É exatamente isso o que pode fazer uma carnavalesca com as credenciais de Rosa, tornar o sonho possível, a vontade em ação, e as ideias em bom gosto. E reparem que as atividades visíveis para nós no barracão amarelo e preto na Cidade do Samba, ainda nem são possíveis de se avaliar.

A saída de Rosa da Estação Primeira representou uma espécie de desafio para a Professora tantas vezes campeã, transformado feito alquimia em bom gosto e qualidade.

E que venha o grande carnaval de Rosa Magalhães!

Vamos São Clemente, Essa É A Hora!

4 comentários:

  1. Nota-se a cada ano que os julgadores do nosso carnaval vê, primeiramente, o nome da escola... por exemplo: A São Clemente abriu o desfile e fez uma apresentação maravilhosa; o povo cantou o samba e aplaudiram turante todo o desfile ... e agora? Eu não posso dar 10 pra ela porque agora vem a ESCOLA TAL, do CARNAVALESCO TAL ... e não fica bem dar 10 para as duas.
    Agora quero ver... nos temos UMA ROSA DE OURO, que merece todo respeito, e um nome TAL como qualquer considerada grande. Pra frente SÃO CLEMENTE... com todo respeito, estamos pedindo PASSAGEM.

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando que ela falou da safra de belos sambas não podemos deixar de citar um samba que é maravilhoso, que é o samba do Ricardo Góes. Além do samba ser lindo, a Beth Carvalho fez uma participação de extremo bom gosto.adorei!!!

    ResponderExcluir
  3. Grande rosa Magalhães, boa escolha são clemente, em escolher a grande vitoriosa,candidato à estandarte de ouro, claro se escolher o samba do Leozinho nunes e cia, ano passado a parceria do Leozinho nunes fizeram o melhor samba, mas foi injusticado, mas esse ano não tem como, o melhor samba em disputa da são clemente,vamos que vamos são clemente

    ResponderExcluir