quarta-feira, 29 de abril de 2015

Dona Beta de Vila Isabel - guerreira ou covarde?



Vila Isabel 2015
A Vila de novo sorrindo?

A expectativa para 2015 era de que a Unidos de Vila Isabel fizesse seu desfile redentor, para logo se libertar do medíocre 2014, e o que veio foi um enredo extremamente cultural e significativo, vimos contratações interessantes, e ainda um samba extremamente competente, que no entanto não funcionou para o desfile, com comunidade feliz e participando de um cronograma para entrega de fantasias bastante respeitoso a escola esteve muito bem vestida, como deve ser ao componente, acertos e erros, a Vila  sem dúvidas realizou um carnaval infinitamente superior ao que antecede a gestão de Elizabeth Aquino, a Dona Beta, e Luciano da Vila, seu vice. No entanto, com o péssimo resultado deste ano, todo aparente esforço desta diretoria executiva não se fez suficiente para que a turma do quanto pior melhor se acomodasse em suas confortáveis cadeiras de oposição e críticas, ainda que  com um certo fôlego, esta administração tenha contratado um dos melhores carnavalescos da atualidade, o talentoso Alex de Souza que já trabalha no enredo para 2016.

Vila Isabel 2014
O problema da Vila hoje é de gestão numa dívida que gira em torno de R$ 10 milhões, segundo informações da própria escola, e precisamos considerar como esta dívida foi adquirida, como que uma Instituição que apresentava sua situação financeira bem confortável em pouco tempo se esfacelou e entrou num declínio visto ao longe.

Dona Beta fora eleita com a difícil missão de resgatar a auto-estima do povo de Noel, ajustar a gestão administrativa, e ainda colocar um carnaval digno na avenida. Não era tarefa fácil, entretanto, não era impossível, o que parece é que esta equipe não conseguiu gerir poucos recursos e iniciar austeridade nos gastos, com isso a situação parece ter evoluído para o ápice da crise financeira.

A renúncia de Dona Beta soa para muitos como o fracasso declarado de sua incompetência, falta de coragem e mesmo omissão ao cargo para o qual fora eleita num processo eleitoral democrático, entretanto as pressões de gerir uma escola de samba com as marcas históricas de Vila Isabel, realmente pesam,  ainda mais quando se envolve o fator "problema familiar" de extrema complexidade como é o caso, é preciso neste momento ser menos cruel, ser mais honesto, mais digno, mais respeitoso, mais solidário, mais humano. 

Dona Beta

Não estou aqui de forma alguma para defender a referida gestão, não tenho nenhum tipo de ligação com esta, muito menos com quaisquer outra, no entanto, não poderia me isentar em emitir opinião, ainda que muitos discordem com o fato, em ser humano, ser pessoa muito mais neste momento. Dona Beta tem uma história fantástica pelo samba, de amor e entrega a este grêmio, e sua história não pode ser maculada por uma disputa de poder, arrogância e extrema ausência de sensibilidade. Se a Presidenta não se sente mais capaz e/ou confortável para se manter no cargo, é legítima sua renúncia, mas que seja  aceita de forma respeitosa por todos, ainda que entre críticas à sua gestão, vamos zelar pelo bom senso e rezar pelo melhor ao povo de Vila Isabel.

Um abraço à guerreira Dona Beta!

Segue link de declaração da iminente renúncia: https://www.facebook.com/elizabethaquino.beta/posts/966664886707256:0

Nenhum comentário:

Postar um comentário