quarta-feira, 28 de agosto de 2013

O que dizer dos sambas da Beija-Flor 2014 ?

Neguinho da Beija-Flor
Relutei bastante até começar a escrever estas mal-traçadas linhas, quanto a minha opinião diante dos sambas concorrentes da Beija-Flor de Nilópolis, não é fácil fazer qualquer tipo de crítica a uma escola que acostumou sua comunidade a ser vitoriosa, uma escola de samba com as credenciais da "deusa da passarela" parece estar sempre acima das críticas. 

Em outro artigo, eu já havia defendido as inúmeras possibilidades que o enredo que homenageia Boni poderia trazer a azul e branca de Nilópolis, e confesso não acreditar ser este um enredo fraco, como tem pregado a maior parte dos sambistas, bem como grande parte da crítica especializada, apenas acredito que a Beija nos acostumou a enredos tão potenciais que este escolhido para 2014 me parece muito inferior em matéria de conteúdo do que esperávamos. Outro detalhe importante, é a confusão que pode acontecer com este enredo, que promete trazer a história da comunicação, misturando mitologia, com realidade, modernidade e a luta pela qualidade na arte de comunicar, e não deu outra, parece que a ala de compositores se sentiu desconfortável, é o que parece.

Ouvi, ouvi, ouvi outra vez, na verdade ouvi diversas vezes, não satisfeito, me reportei a opinião de amigos torcedores e sambistas, para não parecer leviano, ou faltar com respeito ao guerreiro povo que tão bravamente vem defendendo a Beija-Flor em todos estes anos, mas o fato é que não encontrei um samba sequer que me despertasse algum tipo de emoção, entusiasmo, ou vontade de sambar, uma safra digna de rezas, porque só rezando e confiando no tato apurado de Laíla, ao fazer algumas alterações no samba que for escolhido, poderá produzir algum sucesso na Sapucaí. 

Não é que a ala de compositores da escola seja ruim, muito pelo contrário, é uma das melhores que existem no mundo do samba, o fato é que o enredo não conseguiu contagiar o coração, mente e sonhos, para que nascesse assim um grande samba. É preciso registrar, que entre todas as composições que seguem na disputa não existe nenhuma, por hora, à altura da história de sambas de uma Beija-Flor campeã.

Outro agravante é o horário que a escola vai se apresentar, para fechar os desfiles de domingo, o público espera um bom samba, e me parece que Neguinho da Beija-Flor, um monstro sagrado, vai cortar um dobrado para levantar o samba, qualquer um que seja escolhido.

Descartando versos pífios em diversas composições, que por questão de respeito prefiro não registrar, descartando a sensação que se tem de um certo patrocínio embutido em outros versos, descartando a vontade de se ver um global outra vez na Sapucaí, sinto com muita tristeza a dor que deve estar sendo para o torcedor, ter que acompanhar em sua quadra, sempre lotada, as audições para se escolher o melhor, ou o menos pior dos sambas apresentados.

Repito, depois da escolha, com a mão de Laíla, e a voz de Neguinho, tudo pode melhorar, mas ainda não acredito em milagre, acredito sim na boa vontade da LIESA, e na "tal" imparcialidade que a TV Globo transmite seus desfiles, mas que qualquer leigo consegue desbancar.

Ainda espero um grande desfile para o próximo ano, mas uma escola campeã, com sambas tão bem produzidos por escolas como Império da Tijuca, Salgueiro, Mangueira e outras para 2014, vai ficar desastroso um título para Nilópolis, ainda mais depois do espetáculo que Vila Isabel mostrou com seu apoteótico samba este ano. Samba vale muito!!!

No mais, rezemos pelos sambas da Beija-Flor de Nilópolis!  

2 comentários:

  1. Magnífico texto. concordo exatamente contudo.
    Sou beija flor e está sendo uma tortura ir a quadra e ter que ouvir sambas de pessima qualidade.
    Triste, muito triste!!
    Alias, venho dizendo isso desde o ultimo samba que amei. Brasília!
    De lá pra cá...hum, nem preciso dizer mais nada.
    Apenas rezar e torcer!!!

    ResponderExcluir
  2. Mas como sempre será BONIFICADA pelos juradas e estará no top 3. Eu a anos nem assisto mais os desfiles so acompanho os bastidores pq acho que hoje em dia não ganha e nem entra mais no top 5 as que realmente merecem. Escolas de Samba virou ponte para mulheres as tais rainhas da bateria fazer programa e conseguir bons clientes, além de ser carta marcada quem vai levar o título TIJUCA, VILA, BEIJA-FLOR? Grande Rio com desfiles horriveis e sem graça também é BONIFICADA será porque aquela insuportavel da atriz global da Suzana Vieira e outros desfilam por esta escola que nos encantada na década de 90 agora ficou como ficou. Espero que Portela e Mangueira consiga mostrar o que é realmente escola de samba e samba no pé que ja se perdeu a tempos, mesmo que não ganhe pois sabemos que se não der para a BEIJA FLOR ano que vem a TIJUCA ganha. Se esses enredos apresentado por estas duas (Tijuca e Beija Flor) fossem apresentado pela Imperio da Tijuca, São Clemente, Mocidade, sabemos que uma delas seria rebaixada, e na abertura dos envelopes na quarta de cinzas nao passariam de 9,6 mas aguardem as notas para TIJUCA e BF em enredo será 10!

    ResponderExcluir