sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Quando Império da Tijuca pisar na Sapucaí...

Império da Tijuca

Pessoas normais não conseguem entender nossa paixão, digo normais, porque quem vive carnaval apenas na época dos desfiles das escolas de samba, não conseguem entender como esse mundo vive todos os dias do ano numa mesma paixão, sem  nunca esfriar... Eles não entendem, as vezes, nem eu mesmo entendo como uma paixão pode ser tão avassaladora, e consumir tanto tempo e espaço em nossas vidas, mas assim vive o sambista apaixonado.

Enredos anunciados, sinopses divulgadas, sambas nas quadras, e nosso carnaval 2014 vai tomando corpo, forma, preferências, e uma multidão começa a sonhar, por vezes sonhos impossíveis, mas sempre gigantes. Penso, em como anda o coração do presidente Tê, da nossa querida Império da Tijuca, que volta no próximo ano a desfilar na elite no carnaval carioca, levar sua escola de samba com toda sua tradição, força e comunidade guerreira, para um momento tão esperado por todos, esse coração deve estar no auge de seus batimentos, afinal orçar e gerenciar um carnaval no grupo especial não é coisa fácil, os jurados não conseguem ter o mínimo de sensibilidade e são implacáveis com quem acabou de vir do grupo de acesso.

Quando Mestre Capoeira começar a esquentar sua bateria, com Laynara Teles a frente dos ritmistas, o setor 1, provavelmente não estará totalmente tomado, bem como o resto da passarela do samba, mas o sambista de coração não vai querer perder este momento, e aí Pixulé dará início ao grande show que promete emocionar o público presente, num esperado grande desfile da Império da Tijuca, sob o comando do carnavalesco Júnior Pernambuco, que nos brindará com um enredo que se identifica totalmente com a escola, "Batuk" é o título da história que os valentes guerreiros da Tijuca vão mostrar em 2014.

Então vem o momento que todos sempre apreciaram bastante, a esperada comissão de frente, que diga-se, depois do que a Unidos da Tijuca fez em 2010, ficou ainda mais evidente nossa ansiedade por esperar este momento, e vale lembrar que Júnior Scapin é um grande coreógrafo, tem um corpo de bailarinos excelente, inclusive, estarei atento ao brilhantismo do bailarino Enio Sabat que estará entre o grupo mostrando todo seu talento e habilidade na arte de emocionar através da dança que virou samba. E que responsabilidade para esse grupo abrir o carnaval 2014, que terá ainda a irreverência da São Clemente, o luxo e vontade de conquista um título inédito da Grande Rio, a tradição da Estação Primeira de Mangueira, totalmente repaginada e confiante num grande ano, sob o comando de Rosa Magalhães e a volta de Carlinhos de Jesus na comissão de frente, a força do Salgueiro num enredo valente e com um gostinho do injustiçado "Candaces" de  2007, e para fechar a noite ainda teremos a "Deusa da Passarela", com sua comunidade rasgando a Sapucaí, e seu inquestionável costumeiro luxo. O grande desafio da comissão de frente da Império é exatamente quando a Beija-Flor de Nilópolis tomar conta da avenida, ainda ser lembrada pelo público que a essa hora já terá tomado totalmente o Sambódromo. Que missão!

E então, Peixinho e Jaçanã riscarão aquele solo sagrado defendendo o pavilhão de uma escola que sabe exatamente o que significa a palavra "samba". E o resto todos já sabem, vem aí uma comunidade como poucas escolas possuem, é o povo do samba saudando 2014, o ano começou!

Que emoção! Ainda está no pensamento, mas o coração deste blogueiro já bate mais forte, só de pensar neste momento... É a Império da Tijuca, que leva em seu nome Grêmio Recreativo Escola de Samba Educativa, gente do Morro da Formiga, mas de todo Rio de Janeiro que se juntará para saudar uma agremiação que nasceu em 1940, e vale registrar, foi a primeira escola a usar em seu nome a palavra "Império". É o Império do Samba que vem aí, com toda sua negritude, miscigenação, tradição, e surpresas para encantar a todos os amantes do maior espetáculo da terra.

Quando Império da Tijuca pisar na Sapucaí... eu não quero piscar os olhos, para não perder um segundo sequer deste grande momento!

VAMOS IMPÉRIO DA TIJUCA, ESSA É A HORA!

Batuk enredo da Império da Tijuca 2014


Um comentário:

  1. Bom Raymond, o que falar. Já sou apreciadora de seus posts, mas este apesar de ser suspeita para falar, não tenho como deixar de comentar. Minha escola querida, que tanto amo e aprendi a amar por ter sido muito bem recebida quando cheguei. Faço parte da SINFONIA IMPERIAL que alegra os meus dias e que fico ansiosa por chegar os ensaios. Temos a consciência que teremos uma missão árdua, mas a Império é uma escola guerreira e que trabalha sério. Tenho convicção e confiança que faremos um belíssimo carnaval. Hoje a nossa antes "Imperinho", retoma sua identidade de IMPÉRIO, com letras maiúsculas. Tenho a certeza que vou chorar ao pisar na avenida, de tamanha emoção, assim como fiquei chorando emocionada ao ler seu post. Ele bateu fundo, em meu coração como sambista e como componente dessa escola maravilhosa. Fique realmente no desfile , preste atenção ao trabalho que iremos apresentar. Tenho a certeza que vc não irá se decepcionar. "EU SOU O PRIMEIRO IMPÉRIO DO SAMBA - ALÔ FORMIGA É GENTE BAMBA - LOUVADO SEJA O MEU PAVILHÃO"

    ResponderExcluir