terça-feira, 6 de agosto de 2013

Vem aí o novo Palácio do Samba!

Palácio do Samba

Chiquinho da Mangueira

Fico a pensar como um dirigente poderia ser tão cruel a ponto de deixar um lugar, onde o samba sempre foi natural, onde nasceu uma nação (a mais apaixonada entre todas), chegar ao ponto de ter de fechar suas portas pelas autoridades competentes, pois é, assim ficamos sem casa, quando vimos o Palácio do Samba, a casa do mangueirense fechar suas portas. Triste demais, passar todos esses meses longe de casa, longe do calor e a magia mangueirense, ter de partir na maior das oportunidades para agremiações como Unidos da Tijuca, Vila Isabel, Salgueiro (diga-se, sempre recebeu muito bem o mangueirense "sem teto"), afinal, não conseguimos viver longe do samba.

O tempo passou, e para nossa satisfação as lutas do torcedor de Mangueira foram ouvidas pelos deuses do samba, e tivemos a oportunidade de eleger um presidente ousado e com uma visão administrativa que há tempos não tínhamos pelas terras de Cartola e seus seguidores.

A reabertura do Palácio do Samba no próximo sábado (10-08) representa muito mais do que a volta das atividades na quadra da Estação Primeira, representa a volta pra casa de um povo. que é legitimamente sambista de corpo e alma, uma gente que está há onze anos com um grito de campeão engasgado na garganta, e sem casa estávamos nos sentindo ainda mais longe de nossas tradições, que sempre foram de ganhar, bater no peito com orgulho e dizer: nós somos a Mangueira!

Quando as portas do Palácio se abrirem, nossos corações estarão trasbordando de felicidade extrema, a volta do Palácio coincide com a volta de ilustres mangueirenses que por diversos motivos deixaram a Velha Manga nos últimos anos, o bom filho a casa torna, a esperança de dias de alegria volta junto, com força total. Certamente, quem se propor a estar nesta grande festa, ao ouvir o rufar da bateria "Tem Que Respeitar Meu Tamborim", entenderá que esta é mais do que uma escola de samba, é uma nação de verdade, uma legião de sambistas, que defendem seu inconfundível verde e rosa, como as suas próprias vidas.

A estrutura da quadra, está ficando verdadeiramente confortável e a altura do desejo do mangueirense, pude perceber isto quando estive esta semana em Mangueira, mas haverá algo que só o mangueirense vai notar: o aconchego, a força, a vibração, a energia de quem volta pra casa de cabeça erguida e peito aberto, para um carnaval que começa com a expectativa de entrar para a história.

Sábado próximo, uma onda verde e rosa vai tomar conta do Rio de Janeiro, e todos os caminhos do samba, levarão os mais gloriosos sambistas a casa da Estação Primeira de Mangueira!

Vamos Mangueira, Essa É A Hora!

Mangueira

2 comentários: