quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Deu Polícia Federal na Portela

Nilo Figueiredo
Agentes da Polícia Federal estiveram na quadra da Portela, na manhã desta última sexta-feira, cumprindo mandado de busca e apreensão no inquérito instaurado contra o ex-presidente Nilo Figueiredo. O inquérito apura irregularidades na prestação de contas de convênios firmados pelo ex-dirigente com o governo federal.

Nilo, que deixou o comando da azul e branco em maio passado, ao ser derrotado na eleição, firmou, em nome da escola, convênio com o Ministério do Turismo em 2005 para a liberação de R$ 525 mil para o desfile de 2006 (enredo sobre a Marca Brasil). O mesmo aconteceu em 2007, quando recebeu R$ 1,8 milhão do Ministério dos Esportes para o enredo sobre os Jogos Pan americanos. Em nenhum dos dois casos apresentou prestação de contas para o uso da verba recebida. O caso foi relevado na época com exclusividade pelo jornal O DIA .

O presidente Serginho Procópio acompanhou o trabalho dos policiais, que permaneceram na quadra por cerca de uma hora. Não foi encontrada qualquer documentação referente aos convênios. Segundo Procópio, quando a nova diretoria assumiu, não havia nos arquivos da agremiação qualquer documento relacionado ao que motivou a busca da PF. 

Há duas semanas, a atual diretoria expulsou do quadro de sócios Nilo e mais 18 pessoas da antiga gestão.

Renata Santos volta à Estação Primeira de Mangueira

Renata Santos
A Estação Primeira de Mangueira, anunciou esta semana, que a ex-rainha de bateria Renata Santos, retorna à escola em 2014. Renata foi uma grata surpresa que o destino colocou nos caminhos da Verde e Rosa. A frente dos ritmistas por três anos da gestão Ivo Meirelles, foi dispensada injustamente pelo então presidente, para o carnaval 2013, para dar lugar a Gracyanne Barbosa. 

Graças ao bom senso da diretoria da agremiação, e a postura muito correta e equilibrada do presidente Chiquinho, a ex-rainha, agora destaque de chão, retorna a sua escola de coração. Que bom poder dividir a Sapucaí com esta mulher, que seja pelo seu talento, por sua beleza, dedicação, amor, profissionalismo e principalmente respeito para com a Estação Primeira, conquistou não apenas os corações mangueirenses mas todo o mundo do samba.



BEM VINDA OUTRA VEZ!

Veja na íntegra postagem de Renata Santos, na tarde de hoje em sua página no facebook sobre seu retorno à Mangueira:


Muito feliz e sabia que isso aconteceria. No carnaval de 2013 eu não aceitei desfilar em nenhuma das que me convidaram porque meu desejo era continuar desfilando pela Escola que criei uma identidade, que gosta de mim e me respeita muito e claro, que eu tenho uma paixão enorme. Eu sabia que minha história com a Mangueira não tinha acabado. Declarei isso várias vezes. Soube desde que a nova diretoria assumiu, da minha volta a Escola. Só não podia falar e guardei essa felicidade por todos esses meses. A todos que estavam na expectativa e torcendo para a minha volta a nossa querida verde e rosa eu digo: Eu voltei! Agora pra ficar. Porque aqui!

Aqui é o meu lugar... Obrigada a todos. Vamos Mangueirar!!! Obrigada Presidente Chiquinho da Mangueira, a Primeira Dama Priscilla Riche Habib, Elmo, Alvinho, Célia Domingues, toda Diretoria e Departamentos. Obrigada a todos os Mangueirenses!!! Oba oba eu quero ver quem vai! EU VOU. Vamooos todos!!!


Fantasias da Imperatriz Leopoldinense 2014


--

--

--

-

--

--

-

--

--

--

--

--

--

--

--

--


--

--

--

--

--

--

--

--

--

--


A Imperatriz Leopoldinense realizou, uma grande festa, no último domingo, para apresentar os protótipos das fantasias para o Carnaval 2014. A comunidade marcou presença em peso na quadra e aplaudiu com entusiasmo o desfile dos figurinos criados pela equipe do carnavalesco Cahe Rodrigues.

A rainha de bateria, Cris Vianna, também prestigiou o evento, assim como o cantor Elymar Santos, que é um dos autores do samba do ano que vem.

Intitulado "Arthur X - O reino do Galinho de Ouro na corte da Imperatriz", o enredo vai exaltar a vida e a carreira de Zico, o maior jogador da história do Flamengo.


Opinião

Há de se registrar o belo trabalho realizado até o presente momento, na Imperatriz Leopoldinense, seja pela robusta sinopse, escolha do samba enredo, agora apresentação de fantasias de muito bom gosto. Parece que teremos um grande espetáculo na azul de branca de Ramos, ao homenagear esta figura incrível chamada Zico, o eterno Galinho de Quintino.

Dizem que eu não gosto da Beija-Flor de Nilópolis...

Ensaio Técnico Beija-Flor 2010
Estranho como alguns setores da sociedade, e nela inclui-se o mundo do samba, não conseguem ainda conviver confortavelmente com a livre imprensa e a democracia brasileira, o direito de se dizer o que pensa a despeito do peso que esta crítica possa causar.

Dizem que eu não gosto da Beija-Flor de Nilópolis... Pois vamos lá! Seria muita falta de coerência não gostar de uma escola de samba com as credenciais da "Deusa da Passarela", com uma honrosa história de vitórias e desfiles brilhantes. Não se pode negar os passos de uma guerreira que veio da Baixada Fluminense, uma região já tão discriminada pela grave dívida social que temos com este povo, passos brilhantes estes.

É inegável que um povo que se acostumou com vitórias tão expressivas principalmente na última década, e pôde participar de luxuosos desfiles na Sapucaí, não suportar qualquer tipo de crítica à sua escola de samba.

Quero registrar minhas passagens em trabalhos dos quais me trouxeram muita alegria, como componente da Beija-Flor, seja nos desfiles de 2005, 2007 ou 2010, carnavais que passei defendendo como folião, o pavilhão azul e branco da nilopolitana. Quem me conhece mais profundamente, sabe que eu jamais seria capaz de desfilar numa agremiação da qual não tenho apreço.

Jamais seria capaz de discutir a competência extraordinária de gente como Selminha Sorrizo, Neguinho da Beija-Flor, Laíla, o patrono Anísio, e tantos outros gênios do carnaval deste país que fazem parte desta verdadeira família. Quando se publica uma crítica, é evidente que os segmentos da agremiação podem e devem defender seu trabalho, bem como os componentes e torcedores, entretanto, há de separar muito bem o que é apenas uma opinião, do que é um sentimento pela escola, a qual tenho todo carinho e repito, respeito ímpar.

Dizem que eu não gosto da Beija-Flor de Nilópolis... Mas eu gosto sim! Entretanto, sempre que julgar necessário alguma crítica, o farei, assim como faço com as demais agremiações, não isentando nem mesmo a escola do meu coração.

Com todo respeito! 

Olha a Beija-Flor aí gente!

Desfile Beija-Flor 2010

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Inscrições abertas paras trabalhos coreografados com Carlinhos de Jesus na Mangueira

Carlinhos de Jesus
A CASA DE DANÇA CARLINHOS DE JESUS está selecionando candidatos a participar do desfile do GRES Estação Primeira de Mangueira em alas coordenadas e coreografadas com ações performaticas.
•Data da audição, hora e local:
28/10/2013 - De 20:00 as 22:00
.Quadra da Mangueira - Rua Visconde de Niterói, 1072 - Mangueira (Palácio do Samba)

•Requisitos:
Ter entre 18 e 40 anos

•Disponibilidade:
Ensaiar 4x por semana (horário a combinar)

•Data do desfile:
02/03/2014

•obs:
O candidato ganhará a fantasia para o desfile
Trazer Carteira de Identidade e uma foto 3×4

Análise: logomarcas dos enredos 2014

Para começar as análises do carnaval 2014, que vai passar por carnavalescos, intérpretes, enredos, sambas, entre outros quesitos das agremiações do grupo especial do Rio de Janeiro, decidi começar com as logomarcas que são na verdade, o cartão de visita das escolas no ano que segue. 


Vila Isabel 2014
Essa tal pluralidade que a Vila Isabel pretende apresentar em seu desfile de 2014, está quase que perfeitamente estampada na arte gráfica, destaque especial para Chico Mendes, que parece ser o ponto máximo deste enredo que trata os brasis (meio 2009 Mangueira). Boa arte, bem a cara e o jeito que a Vila gosta de transmitir suas passagens pela avenida de maneira simples coerente. Atento para algo que pode parecer  coincidência, mas é necessário registrar: uma certa poluição visual, característica marcante nos trabalhos do carnavalesco que assina o carnaval 2014 na escola de Noel Rosa.  Nota 9.7
--
Beija-Flor de Nilópolis 2014
Boni, o grande homenageado pela nilopolitana, preencheu quase que todo espaço da arte gráfica apresentada para defender o enredo  da Beija-Flor, o que parece ser um tanto equivocada, já que todos por lá insistem que o enredo é mais que Boni, é a história e os caminhos da comunicação. Pelo modelo fotográfico a impressão que tenho é adversa ao que se diz ser o enredo. Nota 9.1

Unidos da Tijuca 2014
Das mãos do carnavalesco, gostem ou não é o grande revolucionário do carnaval em nossos dias, a logo apresenta o espírito e união de uma equipe que visa vencer, como o é no automobilismo. A presença em destaque de Ayrton Senna detalha o homenageado de forma nobre. O carnavalesco propõe uma viagem pelo mundo da velocidade, o que não se estampa na logo, a referida trata, visualmente de uma equipe (representada pela própria Unidos da Tijuca) e seu homenageado, de qualquer forma, muito criativa. Nota 9.7
Imperatriz Leopoldinense 2014
O retrato de um guerreiro, Zico, como sempre foi em sua vida, retrata muito bem o ideia do enredo, com direito a um toque vermelho e preto, cores de seu time de coração onde se sagrou ídolo, a bandeira da Imperatriz, e um estádio lotado, elementos suficientes para dizer que uma escola de samba vai homenagear uma maior nacional. Perfeito. Nota 10

Salgueiro 2014
Gaia sempre foi um grande enigma, bem como a logo do Salgueiro, que parece retratar tudo o que os carnavalescos dizem se tratar o enredo, uma certa confusão em nossas cabeças, mas que pelo talento reconhecido da dupla me parece ser um grande espetáculo. Quanto a logo, é exatamente, pelo que tenho ouvido pelas terras do Salgueiro isto que a escola vai retratar, o universo, a sustentabilidade, enfim a vida. Nas mãos que parece ser do Criador, o brasão da Academia do Samba, genial. Nota 9.9
Grande Rio
Sinceramente sem querer parecer tão rigoroso a logo não diz a que veio, mesmo bordando belos tons de verde, a tão famosa borboleta.  Nota 9.3
Portela
O predominante e impecável azul portelense muito bem apresentado na logo, que traz uma poesia muito bem traçada de um Rio Antigo, impecável. Destaque para o que esta nação mais se orgulha na vida: sua águia guerreira. Numa imagem só, sem traduzir poluição visual fica muito complicado retratar tantas iguarias que este enredo pretende produzir. Nota 9.9
Mangueira 2014
Mesmo com o inconfundível rosa, que cai muito bem em tudo que a Mangueira faz, a logo poderia ter apresentado um pouco mais de festa, deste Brasil apresentado na fotografia. A logo é exata, no que se propõe, anunciar o enredo, sem rodeios. Nota 9.8
União da Ilha 
A União da Ilha é tudo isso que a sua logo retrata, leveza, clareza, e uma simplicidade gostosa de se ver, diz exatamente o que deseja, e ainda traz de presente brinquedos e personagens deste fantástico mundo das crianças. Nota 9.9
São Clemente
Tão somente uma favela, oque mais poderíamos esperar? Um toque colorido? Uma visão mais carioquês? Pode até ser que sim, mas a logo representa muito bem o mensagem que a São Clemente pretende chamar para seu desfile. Nota 9.9
Mocidade 2014
Este Pernambuco tão colorido dignamente representado na fotografia que a Mocidade apresenta em sua logo, dá um frescor a alma do sambista, com um certo tom lúdico, parece a entrada de um mundo desconhecido, que até pode ser, dependendo da genialidade do carnavalesco. Nota 10 
Império da Tijuca
Os atabaques, as mãos negras que nos ensinaram os mistérios da vida e mundo dos Orixás, o negro, e um tom de cor e nos desafia a querer saber mais sobre o tema. Nota 9.8
--