sábado, 12 de outubro de 2013

A parceria de Lequinho e o sonho da Mangueira 2014

Mangueira

E o tão esperado dia chegou, não apenas para a nação mangueirense, mas como para todo mundo do samba que aguarda ansiosamente por um desfile impecável em 2014 a ser realizado pela Estação Primeira que sonha em voltar a ser campeã, e certos de que samba nunca foi problemas para a escola de Monstros Sagrados na arte de compor, mais uma vez a tradicionalíssima escola apresentou obras que encantaram a todos. É bem verdade que não recebeu obras de artistas que a grande mídia tanto impulsiona, feito Dudu Nobre, Arlindo Cruz, e tantos outros espalhados por aí a fora, mas como se diz em terras de Cartola: na Mangueira, o artista é o povo!
 
E foi exatamente nesta ótica que o samba de parceria dos inspirados Lequinho da Mangueira, Júnior Fionda da Mangueira, Igor Leal e Paulinho Carvalho chegaram até a final, numa disputa acirrada em que contou até com o retorno à quadra do grande mestre Hélio Turco (com samba já desclassificado). Com alegria, coragem, animação, fé e sobretudo humildade, este time chega aqui já vencedor por ter contagiado um povo que estava desacreditado e vivendo na contra mão de sua história, uma escola de samba que parecia ter perdido seu caminho nas mãos de uma administração que beirou à decadência de uma referência da cultura nacional, a Estação Primeira de Mangueira. Contagiou o povo, e mostrou o que é samba de verdade, e hoje ganhando ou perdendo, indica o caminho que esta escola de tantas glórias deve trilhar se deseja o tão sonhado 19º título de campeã do carnaval carioca.
 
Durante o período das disputas, defendi por razões diferentes três composições que me chamaram muita atenção, cada qual com uma perspectiva de desfile muito peculiar, e chega aqui, neste 12 de outubro memorável, a já preferida pela torcida, parceria dessa gente que vem nos acostumando ao passar do tempo a sambas de excelência, num tempo em que o espetáculo visual e o luxo tomou conta da maior parte dos desfiles das escolas que não podem nunca de deixar de ser, de samba.
 
Não  tenho dúvidas de que este samba defende uma escola de garra e tradição, que unida aos outros quesitos que dão bem estão sendo defendidos pelo presidente Chiquinho da Mangueira, podem sim, produzir uma expectativa segura do título em 2014. É um obra para marcar época, num enredo que com ajuda dos deuses mangueirenses vai marcar a história da volta da Supercampeã ao cenário das competitivas agremiações deste país.
 
Ficaria estarrecido se na madrugada de 13 de outubro a bateria "Tem Que Respeitar Meu Tamborim", na voz do grande Luizito não começar a entoar, como samba vitorioso os versos que já tomaram conta do mangueirense: "Oba, Oba, eu quero ver quem vai!".
 
Vamos nesta final de samba com fé, ousadia, humildade e respeito às nossas tradições tão bem defendidas nestes 85 anos de samba em Mangueira. Aos compositores que ficaram no meio do caminho, o meu muito obrigado por uma disputa com Palácio do Samba lotado, e o sonho em cada rosto dos tantos compositores que acreditaram ser seu samba, o melhor para a Velha Manga. A quem chegou na final, é bom que se lembre, amanhã cantaremos todos, e tão somente todos, na mesma voz o hino oficial de nossa verde e rosa.
 
Vamos Mangueira, Essa É A Hora!
 
 
 
VEM OUVIR A VOZ DO POVO A CANTAR
AO LONGE TODO MUNDO ME CONHECE
O MEU SAMBA É UMA PRECE
DESÇO O MORRO PRA MOSTRAR
A FESTA MANGUEIRA, COMEÇOU
CONTA A HISTÓRIA QUE CABRAL
CHEGOU DE PORTUGAL E O ÍNDIO ENTÃO DANÇOU
DE NORTE A SUL A ALEGRIA SE ESPALHAVA
VILA RICA SE ENFEITAVA, PRO CONGADO COROAR
ÔÔÔ... LÁ EM SÃO SALVADOR
VOU LAVAR A ESCADARIA NA FÉ DO NOSSO SENHOR
FAÇO UM PEDIDO A RAINHA IEMANJÁ
ILUMINE A PASSARELA PRA MINHA ESCOLA PASSAR

PEGUE SEU PAR, DANÇE QUADRILHA
SIMBORA PRO MEU SERTÃO
VEM PULAR FOGUEIRA VIVA SÃO JOÃO!!!
COM SANFONA E ZABUMBA
TEM FORRÓ A NOITE INTEIRA
NO ARRAIÁ DA ESTAÇÃO PRIMEIRA

SOU BRASILEIRO, VOU FESTEJAR
MEU PALCO É A RUA E A LUZ O LUAR
NO CORAÇÃO DA FLORESTA MAGIA QUE ENCANTA
"GARANTO" QUE VAI "CAPRICHAR"
CHEGANDO A TERRA DA GAROA UM ARCO ÍRIS DESPERTOU
ORGULHO, RESPEITO, IGUALDADE
TREMULA A BANDEIRA DA DIVERSIDADE
UM NOVO TEMPO NASCERÁ, EXPLODE EM CORES PELO AR
É CARNAVAL ESTOU AQUI DE NOVO LÁ VEM MEU POVO A DESFILAR
NA "SUPER CAMPEÃ" DA MAIOR FESTA DA CULTURA POPULAR

OBA, OBA, EU QUERO VER QUEM VAI
CAIR NA FOLIA SAMBAR COM A MANGUEIRA
É BOM SE SEGURAR, LEVANTA POEIRA
É VERDE E ROSA A FESTANÇA BRASILEIR

Nenhum comentário:

Postar um comentário