quinta-feira, 10 de julho de 2014

O dia em que o Salgueiro vestiu Verde e Rosa...

Mangueira no Salgueiro
Imagem: Irradia Mangueira
O samba tem umas coisas, que não se explica em nenhum outro tipo de competição, as escolas de samba conseguem por si só levarem à prática literal a expressão, "co-irmã", que deveria ser usada em qualquer tipo de campeonato. E exatamente dentro dessa lógica que no mundo do samba, as agremiações se cumprimentam, se convivem, se praticam, se admiram, cantam umas às outras, seus torcedores se vivem uns aos outros, para conviver dessa mágica experiência de ser sambista.

O Salgueiro, vem já algum tempo desenvolvendo a prática de receber co-irmãs em sua quadra, muitas outras escolas recebem também, talvez não com a mesma frequência que a Academia do Samba está fazendo, e isso é muito bom, o salgueirense tem a oportunidade de confraternizar sem sair de casa, culturas do samba que se misturam.

Nesse último sábado, 05 de julho, o Salgueiro recebeu ninguém menos que sua madrinha, a Estação Primeira de Mangueira, e numa festa recheada de bom gosto, que contou ainda com a presença da São Clemente, o que se viu na quadra da vermelha e branca foi um verdadeiro mar mangueirense. Vestida com seu tradicional verde e rosa, a Estação Primeira de Mangueira lotou aquele sagrado templo do samba, mostrando àquela gente que o samba é lá em Mangueira, como bem diz seu tão conhecido samba de exaltação.

Seja onde for, o cenário de Mangueira é realmente uma beleza, e não estou falando apenas dos barracos x castelos do Morro, mas principalmente do mangueirense, o povo, que sai de todas as partes do Rio de Janeiro, de carro, ônibus, trem, metrô, barcas, seja lá como faz, acompanha sua paixão, nessa miscigenação tão atraente. O que eu vi nessa apresentação da Estação Primeira, comandada pelo experiente intérprete Luizito foi nada menos do que uma verdadeira prova de amor. E que honra, quando caminhando fui parado por uma tradicional baiana salgueirense que me indagou: vocês da Mangueira, sempre que visitam outra escola lotam a quadra, e fazem todo mundo vestir verde e rosa? Sem saber o que dizer, apenas respondi: como já disse o poeta portelense, "a Mangueira é tão grande que nem cabe explicação!".

E aí, o povo se perguntando: como pode uma escola que não conquista um campeonato há 12 anos se manter como essa potência do carnaval que é? como pode uma legião de torcedores se manterem fiéis mesmo com péssimas colocações nos últimos sete anos? como pode uma gente deixar de fazer tudo para viver e respirar o seu samba? Há na vida do mangueirense, coisas que nem o tempo, nem a filosofia, nem a fé podem explicar, só mesmo o amor de quem é Mangueira.

Vi minha porta-bandeira ao lado de seu romântico mestre-sala, provar mais uma vez que aquelas notas dos julgadores desse carnaval de 2014 não condizem ao seu talento, dedicação e amor...

Vi minha rainha de bateria encantando seus leais súditos, em seus olhos emanam a certeza de que estamos no caminho certo, valorizando nossa comunidade, e mostrando que é em Mangueira que nossa beleza se completa e nosso talento se apresenta...

Vi uma nova bateria, aquele sonho do retorno da "Tem Que Respeitar Meu Tamborim" realizado, como deveria ter sido em 2014 e só agora está sendo, uma raça, uma força, uma vontade em cada ritmista pra dizer simplesmente: eu sou MANGUEIRA!

Vi minha comunidade, essa, impecável como sempre, botando fogo onde quer que passe!

Ah,  e por que não dizer que vi um Salgueiro completamente encantado pela magia de uma das mais tradicionais escolas de samba desse país? Uma quadra que antes era vermelha e branca, mas que se fez verde e rosa, por dever da paixão pelo samba acima de qualquer projeto pessoal.

Obrigado Mangueira, por fazer nosso sonho se tornar felicidade!

Obrigado presidente Regina Celli, por nos receber, tantos monstros sagrados vestidos de verde e rosa, tão honrosamente e carinhosamente, na que hoje é sem dúvidas uma das maiores e mais competitivas escolas de samba, numa casa totalmente confortável, numa noite em que o samba se viu irmão mais uma vez.

E ao Salgueiro, a certeza de que nossa disputa sempre será apenas da Marquês de Sapucaí, porque todo sambista é antes de mais nada um irmão! Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário