terça-feira, 28 de abril de 2015

Até quando os deuses mangueirenses guiarão a Verde e Rosa? #FelizMangueira87

Quadra da Mangueira
 Até quando nossos ancestrais mangueirenses nos guiarão?

Acordei hoje com esta inquietude... Há 87 anos valentes sambistas se reuniam no Morro de Mangueira, para fundar um grêmio que iria arrebatar milhares de corações por tantas gerações formando assim, uma nação em verde e rosa. Eles só queriam fazer samba, e no final de tudo acabaram fazendo, o que hoje é a maior paixão de tantos pelo mundo inteiro.

Passamos de nossos célebres fundadores para tantos mangueirenses que se destacaram ao longo de nossos 87 anos, na música, cultura, política, no vendedor de bala do trem, no dia-a-dia, na vida comum; no Morro, a energia que mantém esta escola viva e soberana, ainda que desde 2002 sem soltar o grito de "é campeã", continua a emanar e suster os pilares de uma instituição cultural que não cedeu ao modismo, não se contaminou com os excessos da tal industrialização do carnaval, e  talvez por isso, pague hoje, um alto preço por "ainda" não se enquadrar a nova "dança do samba".

Para além de nosso amor, a história de quem veio antes de nós nos traz orgulho ao ponto de ter gente lá fora do mundo verde e rosa, a nos julgar demasiados vaidosos, para não tecer adjetivos pejorativos neste espaço sobre nosso comportamento ao lembrar, falar, defender e viver nossa agremiação. Realmente, o mangueirense possui características muito singulares e extremamente legítimas, sua história o permite. 

Até aqui nossos ancestrais nos guiaram, e por mais 87 anos estarão conosco, e ainda teremos muitos outros, porque esta é ainda e sempre será uma fábrica de gente bamba. Para o dia de hoje, quero abraçar Alcione, Leci Brandão, Sr. Hélio Turco, Sr. Nelson Sargento, Tia Suluca, Tia Chininha, Sr. Raymundo de Castro, para assim me sentir abraçando cada mangueirense espalhado pelo mundo, famoso ou desconhecido, diretor, funcionário, componente, gente que só viu a Mangueira pela tv, gente que só ouviu falar desta lendária escola de samba e se apaixonou, tantos corações e apenas uma paixão: a Estação Primeira de Mangueira.
Mangueira 87 anos
Vamos seguir com fé, guiados por nossos deuses mangueirenses, e visando o futuro que está diante de nós com garra e coragem, a faca no dentes, e o coração no bico da chuteira para que nossa maior alegria não perca jamais sua real missão, que é cantar, encantar e preservar o samba, que "agoniza mais não morre".

Talvez, não estejamos no melhor momento de nossa história, mas juntos já  viramos o jogo em diversos momentos, nunca fomos do luxo ou da riqueza, mas nossa força quando imputada de forma calorosa nos fez chegar até aqui como a "maior escola de samba do planeta", com 18 títulos, sendo 01  Supercampeonato,  como a maior detentora de prêmios do Estandarte de Ouro (maior premiação reconhecida do mundo do samba), com sambas e histórias encantadoras e deveras inesquecíveis, passamos tantas e tantas vezes pela avenida como um povo que apesar dos revezes da vida, se manteve sambista de corpo e alma.

No dia de hoje, e em todos os dias, não nos esqueçamos de vestir nosso verde e rosa, "pra mostrar  a essa gente que o samba é lá em Mangueira..."


Feliz Mangueira 87 Anos !
Mangueira

2 comentários: