segunda-feira, 27 de abril de 2015

Samba 90 - por Marcos Paulo Gomes


Mocidade Independente de Padre Miguel

No final dos anos 80 terminava uma era de sambas como: Festa Profana, Ratos e Urubus, Kizomba, Ziriguidum 2001... Começa uma nova era os anos 90, na frente das demais escolas a Mocidade Independente de Padre Miguel com seu carnavalesco Renato Lage criou enredos que lhe propôs sambas maravilhosos como: Vira, Virou, a Mocidade chegou, Chuê Chuá... As águas vão Rolar e quem não se lembra de Sonhar não custa nada. Com esses sambas lhe proporcionou a escola de Padre Miguel dos 2 Títulos (1990,1991) a Mocidade começava os anos 90 com grande estilo.


Em 1992, a Paulicéia Desvairada da Estácio de Sá lhe deu o seu primeiro e único titulo do grupo especial para a escola do Morro de São Carlos, no ano seguinte a Estácio teve um dos sambas mais bonitos da história do carnaval: A Dança da Lua quem não lembra dos Clareos, e a frase:  “A Estácio tem a Lua como par”. Até o hoje do mundo do samba lembram dessa belíssima obra, mas nada se comparar com o furacão vermelho e branco chamado: Salgueiro, nem o belo samba da Estácio, com o Explode Coração o Salgueiro levantou a Sapucaí conquistando o titulo. Em 1995, a Imperatriz conquistava o seu bicampeonato depois de uma briga com a Portela os dois tinham os melhores sambas do ano, “Mais Vale um Jegue me Carregue, Que um Camelo que me Derrube... Lá no Ceará” do lado da Imperatriz e “Gosto que me Enrosco” da Portela, no final deu Imperatriz depois de carnavais não há altura da Portela a própria tinha  a melhor desde do seu titulo em 1984, até hoje muitos dizem que a Portela merecia o titulo, mas... Coisas do carnaval.
Estácio de Sá 1992

Com o grande número de escolas no grupo especial 18, o ano de 1996 lhe proporcionou sambas de vários gostos, de bons, ruins e péssimos. Como por exemplo: falar sobre sobrinha de Sol até Um carnaval dos Carnavais, enredos da Unidos da Ponte e da estreante do grupo especial da Unidos do Porto da Pedra que surpreendeu com um samba muito bom e um desfile que lhe deu um 9 lugar uma ótima colocação para a estreante de Niterói. 

A Mocidade com um desfile com a assinatura de Renato Lage conquistava o 5 titulo em sua história o 3 com Renato Lage. Um samba pouco lembrado é o samba do Império Serrano, uns dos maiores sambas da agremiação. Depois do titulo, a Mocidade entrava no carnaval de 1997 com tudo para ganhar o bicampeonato tinha o melhor samba, tinha o melhor carnavalesco da época , mas o carnaval é uma caixinha de surpressas , depois de um carnaval que quase foi rebaixada a Unidos do Viradouro venho com Dominguinhos do Estácio, Joãozinho trinta e Mestre Ciça com a sua batida funk na bateria a Viradouro com conquistou o seu primeiro campeonato no grupo especial. No mesmo ano a Mocidade perdia o seu patrono Castor de Andrade.
Chico Buarque da Mangueira - 1998
O ano de 1998 teve sambas maravilhosos com o destaque da atual campeã da época da Viradouro, mas nesse ano teve uma coisa curiosa teve duas campeãs a Mangueira e a Beija-Flor. No ano de 1999 começava o era da Imperatriz ou a era Rosa Magalhães, mas o que começava era dos cd’s  as gravações de estúdio os sambas melhoram a suas qualidades, nesse ano o destaque não foi do especial, foi o grupo de acesso com o samba “O Dono da Terra” da Unidos da Tijuca colocou o seu nome de melhores sambas que passaram na Sapucaí. Em 2000...


Autor do Texto: Marcos Paulo Gomes da Silva, Torcedor do Vasco, Império Serrano e Unidos da Tijuca.      

Um comentário:

  1. Me sinto sinceramente envaidecido com textos desse gênero..Redigidos por jovens igual o Marcos,
    Oque nos leva a ter a certeza que o Samba não pode e nem vai acabar ou morrer...pois a cada dia novos amantes chegam com força total para engrandecer e prestigiar essa linda e grandiosa festa.
    Carnaval Festa Sem Idade...

    valeu por seu conhecimento Marcos Paulo

    ResponderExcluir