quarta-feira, 26 de agosto de 2015

O dia em que o Império Serrano conheceu seu samba...

Império Serrano
O samba do Império Serrano – o que faz um samba ser escolhido?

Há muito que nossas manhãs de carnaval clareiam com um pouco menos de brilho, é o que samba já não se faz mais o grande ator desta festa “popular”.

Na ânsia de exporta glamour e sofisticação, vimos o tempo passar para além do samba, e a indústria do carnaval se fez de modo quase ordinária, a valorizar tanto o capital financeiro, que o samba já não é mais aquele de tantos bambas, eternizados em nossos corações.

A escolha do GRES Império Serrano de levar um samba menos popular, e talvez com uma gota a menos de requinte e qualidade, acendeu esta semana a chama de todas as discussões sobre o tema. Em que dia o samba se perdeu?

Temperatura mais baixa, passadas algumas boas horas após a questionável escolha do  Império Serrano de levar o samba de parceria de Arlindo Cruz para a Sapucaí em 2016, vamos lá ao que realmente interessa.
O  caso do Império, serve apenas como bom exemplo para mostrar que o samba, hoje, tem conceitos bem mais distintos à qualidade e bom gosto, é bom que se registre.

O Império conseguiu com a escolha de seu excelente enredo produzir uma safra de sambas significativa no que tange a qualidade; os sambas que chegaram à final já eram por si só vencedores. Ocorre que, pelo visto nas redes sociais, de onde acompanhei, e com um bom ouvido atento às obras, era possível perceber que a parceria de Paulinho Valença despontava como favorita, não por se ter mais poder financeiro para bancar esta pareceria, ou mesmo marketing, ou quem sabe boa torcida, mas porque tocou ao coração de quem deseja ver o Império no lugar de onde nunca deveria ter saído.

Não se pode dizer que o samba de Arlindo seja ruim, ou que não vai cumprir seu  papel, o problema, e que bom problema este, é que a escola dispunha de outro gigante samba, e que pelo correr dos dias, caiu no gosto popular e na veia daquela legião de apaixonados imperianos da Serrinha.

Hoje, infelizmente um samba pode ser escolhido por tantos motivos que esta página não comportaria, talvez o amigo do presidente, ou aquele que mais investiu, ou aquele que tem mais acesso nos sites especializados na cobertura, mas a grande verdade é que o samba nunca deveria ter deixado de ser o que era, o hino de uma grande festa.

Como sambistas, a gente não pode deixar isso aqui virar um estádio de futebol  com gangues inimigas, nem tão pouco uma disputa eleitoral onde partidos políticos se dilaceram em busca do poder, vamos preservar a boa amizade no samba, vamos lutar cada dia para que a raiz de nossa alegria não se apague.
Meus cumprimentos a toda parceria liderada pelo grande poeta-sambista Paulinho Valença, que em seu desabafo via facebbok, expressou todo seu amor porém,  inconformidade, não com o resultado, mas com a forma que se encaminhou tal processo.Veja link: https://www.facebook.com/paulinho.v.valenca?ref=ts&fref=ts ). 


Mas fica aqui meu  não diferente respeito ao grande compositor Arlindo Cruz e sua turma, que honrosamente tanto serviço prestaram ao Velho Império de Guerra, e que agora este seja, o samba de TODOS O os imperianos, para vermos de novo uma escola forte e campeã passar pela Sapucaí, e como costuma dizer o campeão da semana: “ eu ainda sou do tempo em que escola de samba era, Mangueira, Portela, Salgueiro e Império Serrano.”

Um comentário:

  1. Império Serrano, um caso de amor!

    Passou a ressaca, agora é hora de nos unirmos, vamos mostrar "um lindo canto que vem da Serrinha". "Ah Serrinha, solo sagrado de Madureira, fonte de raça da nossa raiz," faça nosso samba, "ecoar de novo, fazer reluzir a coroa imperial". Afinal, "Império serrano é a nossa vida". "Com orgulho, nós cantamos, o nosso lugar". Lugar, "que faz o povo cantar e o mundo inteiro entender, que o samba lá no morro é com prazer". Por favor, "Pai, olhai por esse manto verde e branco, abençoe com muito amor o nosso canto." Nós acreditamos na "força do Imperiano". "Vamos cantar com o Império Serrano", para que todo "imperiano volte ao seu lugar, VENCEDOR!!!!!!!!!!

    Obs. "Se falar mal do Império eu não vou gostar"

    ResponderExcluir