quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Sofrendo com uma avalanche de críticas, Beija-Flor emite nota em defesa de seu samba 2014

Beija-Flor de Nilópolis
Diante de tantas críticas acirradas quanto à qualidade de seu samba oficial para o carnaval de 2014, a Beija-Flor de Nilópolis decidiu emitir nota à imprensa em defesa de sua obra, bem como elucidar alguns trechos da composição.

Confira na íntegra:

"O enredo de 2014 da agremiação nilopolitana aborda a importância e a história da comunicação, considerando as necessidades da humanidade, desde os mais remotos estágios da civilização, até os dias atuais. Seu ápice é uma homenagem ao multimídia José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni - 'O Astro Iluminado da Comunicação Brasileira'.

O nosso samba, que não se prende a um cronograma pré-determinado, será responsável por contar, em versos, o que será apresentado na Avenida Marquês de Sapucaí, através de fantasias e alegorias.

Algumas duras críticas foram feitas ao nosso hino para o carnaval 2014 e, cabe ressaltar, aceitamos sim críticas construtivas. Refletimos muito sobre elas, lembrando inclusive que a música é uma questão de gosto particular. Logo, as pessoas têm o direito de aprovar ou não. 

Entretanto, ficaríamos deveras gratos se alguns estudiosos e profissionais da imprensa, formadores de opinião, fossem mais sérios, mais cuidadosos e mais responsáveis ao fazerem suas avaliações. Salientamos isso por observar colocações que consideramos realmente absurdas.

Certos críticos comentam que versos do samba, como “...Vem, a festa é sua, a festa é nossa, de quem quiser...” exaltam uma famosa emissora de televisão, associando-a ao Boni e explorando uma questão de mídia. Na verdade, tais versos são de autoria do próprio homenageado que, na época, de fato, trabalhava na citada empresa e emprestou sua criatividade e talento para a feitura dos jingles dela. 

Cabe ressaltar que a referida empresa hoje é uma potência e que Boni muito contribuiu para isso, junto à sua equipe. Ele, aliás, imprimiu um alto padrão de qualidade nos lugares por onde passou e, principalmente, na implícita emissora de televisão que hoje é referência mundial no que tange à qualidade e à comunicação.

O samba, que foi escolhido criteriosamente após três meses de audição, é melodicamente lindo e harmonicamente perfeito. A opção pela forma poética e a utilização de figuras de linguagem em nada deixa a desejar. A obra, feita primordialmente em primeira pessoa, reflete exatamente o que foi pedido na data da entrega da sinopse e o sentimento que desejamos transmitir. Ela possibilita a comunicação direta com o público, um de nossos grandes objetivos para o próximo carnaval".  

Entenda a letra do samba-enredo da Beija-Flor:

"No ar a mensagem de um Beija-Flor"

O que significa
O beija-flor, símbolo da Escola, anuncia o enredo;
Alusão aos pássaros-correios


"Sonhar, o sonho de um sonhador"

O que significa
Sonhar e contar a trajetória vitoriosa de um vencedor


"E viajar no tempo"

O que significa
Voltar às origens da história da comunicação


"No som um sentimento"

O que significa
A palavra falada, a fonética, a comunicação verbalizada, inclusive à distância, possibilitada pelo telefone


"Ir mais além, tocar o céu"

O que significa
Buscar o novo, a evolução, as novas formas de se comunicar


"Erguer a Torre de Babel"

O que significa
...E construir a base, o alicerce da comunicação, inicialmente sonhada através da Torre de Babel e a integração entre os povos.


"Escrever seu nome num papel"

O que significa
Referência poética ao surgimento da escrita, à invenção do papel e à mídia impressa.


"Eu e você, em sintonia seja onde for"

O que significa
A comunicação interpessoal, a comunicação direta entre duas pessoas; a difusão e a amplitude da comunicação; menção ao rádio, às ondas sonoras do rádio.


"No infinito ao teu sinal eu vou"

O que significa
Se antes o céu, com a astrologia e os sinais de fumaça, por exemplo, eram o limite, hoje a internet e o mundo globalizado rumam igualmente ao infinito.


"Leva desejo divino, divino desejo me leva"

O que significa
Referência a Hermes, o deus grego, mensageiro da comunicação; à persuasão e retórica gregas...


"A encontrar a arte no seu olhar"
O que significa
... Alusão à Sagrada Família, catedral localizada na Espanha, origem da família do Boni, e à frase notável do homenageado, que afirma que “arquitetura também é comunicação”; A comunicação vista através dos olhos do homenageado, de seu olhar técnico
 

"A Deusa do Samba na passarela
A marca do carnaval... É ela! "


O que significa
Descrição e exaltação à agremiação. E por que não fazer uma homenagem e colocar, dentro do enredo, a escola que mais se comunica com o público dentro do carnaval brasileiro?


"Um lado a comunicar, o outro comunicou"

O que significa
A agilidade, a instantaneidade, a divulgação da informação em tempo real. A agremiação vai arriscar ainda, fazendo uma brincadeira com o público presente nos dois lados da Avenida Marquês de Sapucaí.


"Tá na mídia a Beija-Flor"

O que significa
A Beija-Flor é notícia nos meios de comunicação


"Quando a emoção chegar, a saudade vai bater
Juntos na mesma frequência
Um show de audiência, vamos reviver"


O que significa
Um convite para se reviver os saudosos e áureos tempos da Era do Rádio e a emoção vivida com a junção de som e imagem, concretizados com a invenção da televisão, veículo que projetou o nosso homenageado multimídia para o Brasil e o mundo.


"Espelho refletindo cada um de nós"

O que significa
Referência à televisão, onde diz-se que “a arte imita a vida”
Por isso, solte a sua voz, hoje o artista é você!
Uma convocação aos componentes e ao público a serem os protagonistas do maior espetáculo da Terra!


"Clareou... E a gente vai se ver de novo
Clareou... De azul e branco nos braços do povo"


O que significa
A Beija-Flor concluirá seu desfile ao amanhecer, ao raiar do dia, com um grande reconhecimento aos benefícios trazidos pela comunicação, que trouxe luz para as nossas vidas, além de uma grande homenagem ao Boni, um grande comunicador e, para nós, o astro iluminado da comunicação brasileira; Referência a versos compostos pelo próprio Boni.


  
"Boni tu és o astro da televisão
Homenagem direta a José Bonifácio de Oliveira Sobrinho
Fiz da sua vida minha inspiração"


O que significa
Reconhecimento e inspiração na sua trajetória vitoriosa e de sucesso


"Vem, a festa é sua, a festa é nossa, de quem quiser "

Convite para que os componentes e o público participem do nosso desfile e brinquem conosco o carnaval, exercitando ativamente a comunicação entre foliões e a plateia; Referência a versos compostos pelo próprio Boni.

"Mostra que babado é esse de samba no pé"

O que significa
O samba, típico dos negros e dos afrodescendentes, será muito bem representado pelo gingado da comunidade nilopolitana no carnaval, a festa popular que é babado! O babado é uma gíria antiga. Se refere a um grande acontecimento, e até hoje se faz presente no carnaval. “Que babado é esse?”; “Esse babado é bom?”


Fonte: Assessoria de Imprensa GRES Beija-Flor de Nilópolis

5 comentários:

  1. EXCELENTE EXPLICAÇÃO !!! BEIJA FLOR RUMO AO TÍTULO !!!!

    ResponderExcluir
  2. A EXPLICAÇÃO É SIMPLESMENTE PERFEITA,NÃO TEM NADA DE COMPLICADO NO SAMBA E NEM NO ENREDO.SIMPLESMENTE EXISTE PESSOAS INCOMPETENTES E SE DIZEM INTENDIDA NO ASSUNTO QUE NÃO CONSEGUE ENTENDER UM SAMBA.A NOSSA COMUNIDADE CONFIA NO NOSSO MESTRE LAÍLA.

    RUMO AO TITULO. VEM QUE A FESTA É SUA, A FESTA É NOSSA , DE QUEM QUISER...

    ResponderExcluir
  3. ELES ESTÃO DESESPERADOS PORQUE SÓ A COMUNIDADE DELES GOSTARAM DO SAMBA, PARECE QUE ALGUÉM FEZ LAVAGEM CEREBRAL NO POVO DA BEIJA-FLOR, ESSE SAMBA NÃO É NEM COMPLICADO MESMO, ISSO NÃO, É SIMPLES, ATÉ DEMAIS, O PIOR DE TUDO É UM FRACASSOOOOO.... POR ISSO TANTAS EXPLICAÇÕES E DEFESAS, O SAMBA É RUIM!!!!!!!!!!!!!! MUITO RUIM

    ResponderExcluir
  4. Isso só pode ser uma piada..... Mas pra que tanto alarde... Só eles acham que o samba é bom, e sabem que vai tirar 10 mesmo.... Tudo bobagem.

    ResponderExcluir
  5. Ridículo isso.. E eles querem nos fazer tomar uma posição igualitária á deles as forças... Enredo confuso e Samba Ridículo, que não conta coisa com coisa.

    ResponderExcluir