Samba-Enredo |
A comunidade do facebook Sambas De Enredo, realizou quatro grandes análises para os quesitos enredo e samba-enredo, sendo Grupo de Acesso e Grupo Especial, uma equipe qualificada norteou e pontuou esses quesitos, e vamos publicar neste Blog Do Raymondh à partir de agora.
Participe também da comunidade onde você pode deixar seus comentários: https://www.facebook.com/groups/373369206020194/?fref=ts
NOTA
|
JUSTIFICATIVA
| |||
Unidos de Bangu
L= 4.7
M= 4.8
T= 9.5
|
Samba
com letra que não explica muito bem o enredo. Uma colcha de retalhos de
vários lugares sem a explicação do real propósito.
| |||
Em Cima da Hora
L= 4.8
M=4.9
T= 9.7
|
Enredo
sem muito conteúdo para ser explorado, mas o samba poderia ter explorado mais
outros aspectos. É visível divisão : Arábia; Imigração e Saara. Refrão do meio com melodia e letra que
destoam do samba.
| |||
Império Serrano
L= 4.9
M= 5.0
T= 9.9
|
Samba
muito belo, com poucas variações melódicas que não comprometem a qualidade.
Única penalidade é o refrão do meio, que não se entende a introdução dos
nordestinos.
| |||
Paraíso do Tuiuti
L=
4.9
M=5.0
T= 9.9
|
Samba
bom, com a melodia cumprindo o papel, mas letra com algumas retóricas:
“devorando o artista” é algo citado duas vezes.
| |||
U. Parque Curicica
L= 4.7
M=4.9
T=9.6
|
O samba poderia criar uma ligação
entre os três homenageados, como não possui, parece sambas de enredos
diferentes.
| |||
Porto da Pedra
L=
4.6
M= 4.6
T= 9.2
|
Confuso. Refrão principal com letra e
melodia que não se adequa, e refrão do meio muito grave. Muitos aspectos citados sem coerência como
“luminescente é a vida a brilhar”
| |||
Caprichosos de Pilares
L=4.9
M=4.6
T=9.5
|
Letra
com versos bons, e outros sem inspiração.
Refrão de baixo com melodia muito pra baixo, sem explosão, além da velocidade
acelerada para o enquadramento da letra na melodia.
| |||
Alegria da Zona Sul
L= 4.7
M= 4.6
T=9.3
|
Letra
com mudança interpessoal, da 3ª pessoa do plural para a 3ª pessoa do
singular, e depois para a 1ª pessoa do singular. Mudança repentina na melodia dos últimos
versos da primeira estrofe, causando estranheza. Ultimo verso do refrão do
meio é pequeno para a melodia, sendo necessário introduzir tempos para
adequação da letra na melodia. Refrão animado, para a primeira escola da
noite, ajuda!
| |||
Santa Cruz
L= 4.9
M= 5.0
T= 9.9
|
Melodia
cativante! Muito boa, com ótimas passagens. Primeira parte merece destaque.
Ultimo verso do refrão principal tem a letra longa para a melodia, tornando
uma marcha.
| |||
Inocentes de Belford Roxo
L= 5,0
M= 4.7
T= 9.7
|
Letra
belíssima!! Porém refrão principal pra baixo, pouco animado e pouco
explosivo. Samba com pouquíssimas variações melódicas, somente na segunda
parte é observada uma variação na melodia.
| |||
U. Padre Miguel
L= 5.0
M= 4.9
T= 9.9
|
Letra
épica. Mas poderia ter uma variação melódica melhor.
| |||
Império da Tijuca
L= 5,0
M= 5,0
T= 10
|
Que
samba!!! Parabéns ao Império! Refrão do meio sensacional!! Um dos melhores
sambas do ano!
| |||
RE
|
Renascer de Jacarepaguá
L= 4.9
M= 5.0
T= 9.9
|
Melodia
linda. Mas a letra poderia ter focado mais no homenageado, e não somente na
sua religiosidade. Refrão principal merece destaque.
| ||
Cubango
L= 5,0
M= 5,0
T= 10
|
Sensacional!
Lindo samba! Parabéns á Escola.
| |||
ES
|
Estácio de Sá
L= 5.0
M= 4.7
T= 9.7
|
Samba
ótimo em questão de letra, mas peca em melodia. Refrão do meio em ritmo de
marcha, destoa do samba.
| ||
L: LETRA / M: MELODIA / T: TOTAL
L: LETRA / M: MELODIA / T: TOTAL
|
NOTA
|
JUSTIFICATIVA
|
||
|
Unidos de Bangu
L=4,9
M=5
T=9,9
|
“O MAR, NO MAR” não havia necessidade de
repetição.
O samba é muito bom.
|
||
|
Em Cima da Hora
L=4,9
M=4,9
T=9,8
|
Inshalá =
Oxalá, que seja feita a vontade de Deus. salaam aleikum = Que a paz esteja
convosco.
As expressões
idiomáticas ficaram soltas, sem cumprir função na letra do samba, somente
função melódica. Ao final do refrão “meu Rio das Arábias chegou” passa a
impressão que houve necessidade de acelerar o verso para caber na melodia.
A melodia do samba
é muito boa. Animada.
|
||
|
Império Serrano
L= 5
M=4,9
T=9,9
|
Melodia arrastada.
A Segunda parte do samba é belíssima.
|
||
|
Paraíso do Tuiuti
L= 5
M= 5
T=10
|
Excelente samba.
|
||
|
U. Parque Curicica
L= 4,8
M=4,8
T=9,6
|
A maior parte das
rimas são pobres, ou seja, aquelas que rimam palavras da mesma classe
gramatical. EMOCIONAR, TOCAR, ESPALHAR, ABENÇOAR, BRILHAR...
A Melodia é muito
arrastada, com exceção do Refrão. Cada parte do samba homenageia um dos 3
tenores 3 sambas em um só.
|
||
|
Porto da Pedra
L=4.7
M=4,7
T= 9.4
|
Embora o enredo
seja sobre a luz, o excesso de termos relacionados à ela faz o samba ficar
monótono. O tema possui vários vieses, e a letra do samba explorou muito
pouco isso.
Os refrãos não
empolgam. Me preocupa como vai ser o andamento desse samba no desfile.
|
||
|
Caprichosos de Pilares
L= 5
M= 4,9
T=9,9
|
Samba com selo
Pilares de Irreverência. No entanto, a melodia se arrasta muito ao final da
segunda estrofe.
|
||
|
Alegria da Zona Sul
L= 4,7
M=4,8
T=9,5
|
Versos longos que
comprometem a melodia no final da 1 estrofe “SEMPRE
DA UM JEITINHO CHEGANDO ATRASADO AVANÇA O SINAL QUE FECHOU”,” NA FÉ DO BICHO
TENTOU A SORTE ACENDEU VELA PRA OXALÁ SEU PROTETOR É SÃO JORGE”. Métrica
estranha, a impressão que se tem é que o Intérprete Alexandre D’Mendes
acelera esses versos para caberem na Melodia (tentando consertar).
2 Estrofe com Melodia arrastada.
Os refrãos são legais, melodicamente bem
animados.
O uso de termos coloquiais é interessante,
mas há exagero.
“há há
tiro onda com paulista” “PAGA UMA DEVE 3 E VAI CHEGANDO O FIM DO MÊS”
estereótipos negativos do carioca não agradam.
|
||
|
Santa Cruz
L=4.8
M=4.8
T=9,6
|
“TAMBORES DA FÉ, O SAMBA NO PASSO DA VIDA” impressão
de acelerar o verso para caber na melodia.
“MAIS UM SUCESSO DA ATLÂNTIDA” mais uma
aceleração.”
“eira” “beira” “barreira”, “Ao Tê-lo”,
“OTELO”. Ecos nos versos atrapalhando a melodia.
“Pele Negra” “Alma
Branca”, comparação desnecessária
|
||
|
Inocentes de Belford Roxo
M=4,8
L= 4,9
T= 9,7
|
Não há explosão no
samba, nem no refrão. Monótono. Letra simples.
|
||
|
U. Padre Miguel
L=5
M=5
T=10
|
Sambaço! A pegada
nordestina ficou sensacional!
|
||
|
Império da Tijuca
L= 5
M=4,8
T= 9,8
|
Melodia cadenciada
em excesso em algumas passagens do samba. Refrãos são lindos mas poderiam ser
mais explosivos.
|
||
|
Renascer de Jacarepaguá
L= 5,0
M=5,0
T= 10
|
Sambaço!
|
||
|
Cubango
L=5,0
M=5,0
T=10
|
Arrepiante. Samba
Excelente!
|
||
|
Estácio de Sá
L=4,9
M=4,9
T=9,8
|
Não é um samba
empolgante. Cadenciado demais.
|
||
NOME:
NELSON FALCÃO
|
||||
L:
LETRA / M:
MELODIA / T:
TOTAL
|
NOTA
|
JUSTIFICATIVA
|
||
|
Unidos de Bangu
L=4,8
M= 4,7
T= 9,5
|
L
– A MISTURA DE VÁRIAS CIVILIZAÇÕES JÁ NO COMEÇO DO SAMBA DÁ A TÔNICA DE
SUPERFICIALIDADE DA LETRA, NÃO SE APROFUNDA EM NENHUM MOMENTO DAS
CIVILIZAÇÕES. “PRA COMEMORAR” QUEBRA
A SIMETRIA DA FRASE, DEIXANDO UMA TREPIDÂNCIA NO SAMBA.
M
– A MELODIA SE ALONGA MAIS DO QUE A PALAVRA EM ALGUNS MOMENTOS (AURORA... DA
VIDA... HONRA... GLÓRIA). O REFRRÃO DO MEIO DÁ UMA DESPENCADA NA MELODIA, O TORNANDO
ARRASTADO. A SEGUNDA PARTE DO SAMBA TAMBÉM SE ARRASTA CAUSANDO CERTA
DIFICULDADE EM MANTER A MELODIA, E O MOMENTO QUE SOBE A MELODIA, NÃO ESTÁ BEM CASADA COM A
MÉTRICA DO SAMBA, CAUSADO INCOMODO SONORO.
|
||
|
Em Cima da Hora
L= 4,8
M= 4,8
T=9,6
|
L – A UTILIZAÇÃO DE
EXPRESSÕES ESTRANGEIRAS SEM UMA CONECÇÃO DIRETA DO SEU SIGNIFICADO EMPOBRECEM
A OBRA (INSHALÁ – SAALAM ALEINKUM). NÃO SE TORNA CLARA A PRESENÇA DO FIO
CONDUTOR (XERAZADE) EM NENHUM MOMENTO DO SAMBA.
M – “MEU RIO DAS ARÁBIAS” QUASE QUE NÃO TEM SEPARAÇÃO NA PRONÚNCIA,
DEVIDO A UMA METRAGEM DIFERENTE DA FRASE COM A MELODIA. A QUEBRADA MELÓDIACA
NO REFRÃO DE MEIO (CIDADE MARAVILHOSA), DÁ UMA QUEDA DE QUALIDADE NA MELODIA,
POIS NESTE MOMENTO O SAMBA PODERIA SER JOGADO PRA CIMA (EM TERMOS MELÓDICOS).
OUTRO MOMENTO DE INCOMODO MELÓDICO É NA PASSAGEM “EU RECRIEI – NOS JORNAIS”,
O CASAMENTO DE INFORMAÇÕES DE SENTIDO DIFERENTE FORÇARAM A MELODIA DE UMA
FORMA QUE SE TORNOU AGRESSIVA A CONSONÂNCIA DO SAMBA.
|
||
|
Império Serrano
L= 4,9
M= 5,0
T= 9,9
|
L
– MUITO BEM DESENVOLVIDA DENTRO DO QUE PEDE A SINOPSE, PORÉM AINDA ACHO MUITO
VOLTADA PARA RELIGIÃO CATÓLICA.
M - PERFEITA. ANIMADA NOS MOMENTOS CERTOS. E A
CRESCIDA DA MELODIA NA ÚLTIMA PARTE DO SAMBA É EMOCIONANTE.
|
||
|
Paraíso do Tuiuti
L= 4,8
M= 4,9
T=9,7
|
L
– N0 MOMENTO EM QUE SE REFERE AO “DESEJO CANIBAL”, É COMO SE ESSA PRÁTICA
NÃO FOSSE HABITUAL,MAS UMA VONTADE QUE SURGIU NAQUELE MOMENTO. O NOME “HANS”
TEM UMA CONOTAÇÃO ESTRANHA, LEMBRADO O ANIMAL DA FAMÍLIA DOS ANFÍBIOS.
M – A QUEDA MELÓDICA EM PARTES DO REFRÃO DO MEIO PRIVARAM A ESCOLA DE TER
UM MOMENTO DE EXPLOSÃO DO SAMBA. (É NOITE LUAR).
|
||
|
U. Parque Curicica
L= 4,8
M=4,8
T=9,6
|
L –
A MELHOR MOMENTO DESSE SAMBA É REFRÃO DE CABEÇA QUE TEM UM PERFEITO CASAMENTO
LETRA E MELODIA. A LETRA ENFATIZA MUITO BEM A SINTESI DE CADA UM DOS
ARTISTAS, MAS NÃO VEJO NENHUMA LIGAÇÃO, OU UMA PREOCUPAÇÃO DA ESCOLA EM FAZER
ESSE ENCAIXE DE INFORAÇÕES DE UMA FORMA MAIS NATURAL. SÃO REALMENTE 3
CAPÍTULOS TOTALMENTE DESTINTOS.
M
– A MELODIA É FORÇADA A SE EXTENDER EM 2 MOMENTOS PARA DA ELO A HISTÓRIAS
DIFERENTES (DA PARTE DE ARLINO PARA O REFRÃO DO MEIO DE MARTINHO, E DO MESMO
REFRÃO PARA A HISTÓRIA DE MONARCO).
O FINAL DO SAMBA É
CANTADO EM MENOR, POR UM PERÍODO MUITO LONGO, O QUE DÁ A SENSAÇÃO DE
ARRASTAMENTO.
|
||
|
Porto da Pedra
L=4,6
M=4,7
T=9,3
|
L – UM BOM REFRÃO DE CABEÇA, E PÁRA POR AÍ. “OLHAR QUE NAVEGA NO INVERSO”
O QUE ISSO QUER DIZER? “TRANSIÇÃO, MARCAÇÃO, REPIQUE” FICARAM SEM FOCO DENTRO
DO CONTEXTO DO SAMBA. A SEGUNDA PARTE DO SAMBA CONTEM INFORMAÇÕES AGLUTINADAS
QUE O DEIXAM MASSIVO E CANSATIVO. O CONCEITO DE LUZ FICOU DESFOCADO E
PERDIDO.
M – “IRRADIA – CORRENTE” SEPARDAS POR UMA PAUSA MELÓDICA QUE FAZ PERDER O
SENTIDO DA FRASE. “TRASIÇÃO, MARCAÇÃO, REPIQUE” UMA LIGAÇÃO ESTRANHA
ALONGANDO A MELODIA. QUEDA MELÓDICA “CANSATIVA” NA 2ª PARTE DO SAMBA.
ACOTECEM ACELERAÇÕES DE PALAVRAS. O EXCESSO DE INFORMAÇÃO ESTRAGAM A MELODIA
NA 2º PARTE.
|
||
|
Caprichosos de Pilares
L= 5,0
M= 5,0
T=10,0
|
SINTETISO
ESTE SAMBA EM UMA EXPRESSÃO DELE MESMO: É SENSACIONAL!
|
||
|
Alegria da Zona Sul
L=4,5
M=4,6
T=9,1
|
L –
EXISTE FALTA DE CONCORDÂNCIA ENTRE O ARTIGO E O SUBSTANTIVO EM DIVERSOS
MOMENTOS DO SAMBA. “MERMÃO- BALACOBACO” EMPOBRECEM DEMAIS A LETRA, UTILIZANDO
O NEALOGISMO COM MUITA FREQUENCIA. “BEIJAR O LUAR”??? COMO SE FAZ ISSO???
EXPRESSÕES COLOQUIAIS EM EXCESSO TIRAMO ESMERO DA OBRA.
M – UMA QUEBRA MELÓDICA DISCREPANTE EM
“SEMPRE DOU MEU JEITINHO”. NÃO EXISTE VARIAÇÃO MELÓDICA NA 2ª PARTE, QUE É
TODA PASSADA DE FORMA ARRASTADA.
|
||
|
Santa Cruz
L= 4,8
M= 4,8
T= 9,6
|
L - “EIRA NEM BEIRA” PODERIA
SER SUBSTITUÍDA POR UMA EXPRESSÃO MENOS AGRESSIVA, E MAIS ALEGRE, CASANDO
MELHOR COM A CARACTERÍSTICA DA MELODIA. “PELE NEGRA, AMA BRANCA”: A
CONSTRUÇÃO DESSA ORAÇÃO SE TORNA INCOMODA E DE DUPLO SENTIDO.
M – OS REFRÕES TEM A MESMA MELODIA, NÃO SE SABENDO SE ESTÁ NO COMEÇO OU MEIO DO SAMBA. A MELODIA PODERIA CAIR DE TOM
NO FINAL DO SAMBA PARA CAUSAR UMA “EXPLOSÃO” NA CHAMADA DO REFRÃO DE CABEÇA.
ESSE MESMO FINAL TEM UMA MUDANÇA ABRUPTA DE SONORIDADE CORTANDO A MÉTRICA
MELÓDICA.
|
||
|
Inocentes de Belford Roxo
L= 4,9
M= 4,8
T= 9,7
|
L –
“TEU CALOR QUE ME SOCORRE” EXPRESSÃO QUE NÃO DIZ NADA SOBRE O ENREDO, E CAI
DE FORMA GRATUITA LOGO NO COMEÇO DO SAMBA.
M –
“NO CORAÇÃO” FICA SOLTO NO REFRÃO DO MEIO POR FALTA DO PRONOME “SEU”. NO
COMEÇO DA 2ª PARTE DO SAMBA HÁ UMA FORÇÃÇÃO MELÓDICA QUEBRANDO A SUA
HARMONIA. O FINAL DO SAMBA FALTA UMA SEQUENCIA DE VERSOS PARA ATENDER A
MELODIA.
A 2ª PARTE DO
SAMBA É MUITO EXTENSA E CANSATIVA, ARRASTANDO A MELODIA.
|
||
|
U. Padre Miguel
L=5,0
M=5,0
T=10
|
SÍNTESE
PERFEITA DO ENREDO, BEM ARTICULADA NOS VERSOS E NA MELODIA (E QUE MELODIA.)
|
||
|
Império da Tijuca
L=4,9
M=5,0
T=9,9
|
LINDO
SAMBA; BELAS NUANCES MELÓDICAS. SÓ FAÇO UMA RESSALVA PELA AGLUTINAÇÃO DE
INFORMAÇÕES DEVIDO A UM ENREDO MUITO EXTENSO.
|
||
|
Renascer de Jacarepaguá
L=5,0
M=5,0
T=10,0
|
LINDO,
EMOCIONANTE. PERFEITO!
|
||
|
Cubango
L=5,0
M=5,0
T=10,0
|
MAGNÍFICO.
NOTA MÁXIMA COM LOUVOR EM LETRA E MELODIA.
|
||
E
|
Estácio de Sá
L=5,0
M=5,0
T=10,0
|
POETICAMENTE,
É O MAIS BELO SAMBA DO ACESSO. UMA EMOÇÃO AO CARIOCA E AO TORCEDOR DA
ESTÁCIO.
|
||
NOME:
NETO RIBAS
|
||||
|
NOTA
|
JUSTIFICATIVA
|
||
|
Unidos de Bangu
L=5,0
M=5,0
T=10,0
|
|
||
|
Em Cima da Hora
L=4,5
M=5,0
T=9,5
|
Falta coesão poetica em dar sequencia ao
samba.
|
||
|
Império Serrano
L=5,0
M=5.0
T= 10.0
|
|
||
|
Paraíso do Tuiuti
L=5.0
M=5.0
T=10.0
|
|
||
|
U. Parque Curicica
L=5.0
M=5.0
T=10.0
|
|
||
|
Porto da Pedra
L=4,5
M=5.0
T=9.5
|
Samba fraco tanto melodia quanto a
construção poetica.
|
||
|
Caprichosos de Pilares
L=5.0
M=5.0
T=10.0
|
|
||
|
Alegria da Zona Sul
L=5.0
M=5.0
|
|
||
|
Santa Cruz
L=5.0
M=4.9
T=9.9
|
Samba com pouca rima e visão poetica
não muito definida
|
||
|
Inocentes de Belford Roxo
L=5.0
M=5.0
T=10.0
|
|
||
|
U. Padre Miguel
L=5.0
M=5.0
T=10.0
|
|
||
|
Império da Tijuca
L=5.0
M=5.0
T=10.0
|
|
||
|
Renascer de Jacarepaguá
L=5.0
M=5.0
T=10
|
|
||
|
Cubango
L=5,0
M=4.8
T=9.8
|
Pouca visão poetica com rima
‘’forçada’’
|
||
|
Estácio de Sá
L=5.0
M=5.0
T=10.0
|
|
||
NOME:
Raphael Carvalho
|
||||
L: LETRA / M: MELODIA / T: TOTAL
NOME:
RENATO PERES
|
L:
LETRA / M:
MELODIA / T:
TOTAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário