terça-feira, 4 de novembro de 2014

Trinta - o filme sobre Joãosinho Trinta - estreia nos cinemas em 13 de novembro

Trinta
A distribuidora Fox Film do Brasil já está em campanha publicitária para lançamento do filme "Trinta", que tem Matheus Nachtergaele na pele de Joãosinho Trinta (1933-2011). A cinebiografia do carnavalesco deve estrear no dia 13 de novembro.
De acordo com a sinopse oficial, "Trinta" conta a história do "primeiro desfile de Joãosinho Trinta no posto de carnavalesco de uma das mais tradicionais escolas de samba do Rio, o Salgueiro". A marcante apresentação na Sapucaí aconteceu em 1974. 

Até então, o protagonista do filme era conhecido como Joãosinho das Alegorias e trabalhava como assistente de Fernando Pamplona no Salgueiro. A trama retrata este período inicial "mostrando sua ida ao Rio, suas apresentações de ballet, seu desejo pelos holofotes e os aplausos, até o inovador desfile 'O Rei da França na Ilha da Assombração'", descreve o material de divulgação. Além de Nachtergaele, "Trinta" tem no elenco nomes como Paolla Oliveira, Ernani Moraes, Paulo Tiefenthaler, Milhem Cortaz, Fabrício Boliveira e Mariana Nunes.

João Clemente Jorge Trinta nasceu em São Luís (MA), em 23 de novembro de 1933. Trabalhou como escriturário na capital maranhense até se mudar para o Rio de Janeiro, em 1951, onde fez dança clássica no Teatro Municipal e montou peças como “O Guarani”, de Carlos Gomes, e “Aida”, de Giuseppe Verdi.
Ele começou a carreira no carnaval como assistente de Pamplona e de Arlindo Rodrigues. Naquela época, foi campeão em 1965, 1969 e 1971. Dois anos depois, em 1973, assumiu  como carnavalesco da escola de samba e fez parceria com a artista plástica Maria Augusta. Com o enredo “Eneida: amor e fantasia”, conquistaram o terceiro lugar no carnaval do Rio. Finalmente, no ano seguinte viria o título, e o bicampeonato aconteceu em 1975, com o trabalho "O Segredo das minas do Rei Salomão."
Joãosinho Trinta saiu do Salgueiro após problemas com a diretoria da escola de samba e seguiu para a Beija-Flor, onde teve uma carreira de sucesso e de campeonatos com o parceiro figurinista Viriato Ferreira.
Com ousadia e enredos luxuosos, Joãosinho Trinta passou a ser chamado de gênio e reinou no Rio, conquistando ainda os títulos de 1976, 1977, 1978, 1980 e 1983. Ele ainda teve destaque com dois trabalhos carnavalescos que ficaram com a segunda colocação, em 1986 e em 1989.
Joãosinho Trinta morreu em 17 de dezembro de 2011, aos de 78 anos, em São Luís, em razão de um choque séptico, infecção generalizada, e apresentava quadro de pneumonia e infecção urinária.

Em 1993, ele já havia sofrido uma isquemia, e por isso não pôde participar do carnaval. Em novembro de 2004, sofreu um AVC (acidente vascular cerebral). Em julho de 2006, sofreu outros dois AVCs, foi internado no Rio e transferido para o Hospital Sarah Kubitschek, em Brasília. Em maio de 2011, passou 37 dias internado no Hospital UDI, em São Luís, com quadro de pneumonia e insuficiência cardíaca.

A última participação de Joãosinho Trinta no carnaval do Rio foi em 2005, na Vila Isabel, com o enredo “Singrando em mares bravios... E construindo o futuro”, que lhe rendeu a 10ª colocação.
Assista ao trailer:


Nenhum comentário:

Postar um comentário