quarta-feira, 5 de novembro de 2014

LIESA acaba com quesito "Conjunto" e diminui número de julgadores

Liesa acabou com quesito “conjunto” para carnaval 2015 02/03/2014
Carnaval
A Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) anunciou mais mudanças nas regras dos desfiles das escolas de samba para o ano que vem. Em reunião plenária na semana passada, onze dos doze representantes das agremiações do Grupo Especial votaram a favor da extinção do quesito “conjunto”, conforme reportagem do jornal O Dia desta quarta-feira. Desta forma, o item não será julgado em 2015, diminuindo para 36 o número total de julgadores (eles irão avaliar agora nove quesitos ao todo). O corpo de jurados ainda pode sofrer novas modificações, já que a Liga realizará outra reunião nesta noite para discutir a permanência ou a substituição de alguns nomes.

O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, afirmou que as alterações são normais e visam tornar o espetáculo mais dinâmico. O dirigente explicou ainda que a exclusão do item “conjunto” foi tomada porque a maioria entendeu que o item já era avaliado em outras notas, como harmonia e evolução. Castanheira não adiantou quantos nomes de jurados devem ser excluídos, mas que o número deve ficar na média dos últimos anos. Para o carnaval de 2014, nove julgadores foram substituídos.

- Eu já tenho julgador que vai ter que operar a coluna, por exemplo, julgador veterano. Esse terá que ser substituído de qualquer jeito. De um ano para o outro, a vida deles mudam. Temos também os que não tiveram um bom desempenho e vemos a necessidade de substituir. É uma dinâmica normal, que acontece todo ano - disse o presidente da Liesa.
Depois de amargar uma das suas piores colocações desde 1992, a Beija-Flor de Nilopólis é a que quer o maior número de mudanças no nome dos avaliadores, pelo menos, é o que defende seu diretor de carnaval. Laíla revelou que foi sua a ideia de debater o fim do quesito “conjunto”. Ele classificou os jurados do item como “super julgadores”.

- Era um quesito que era julgado duas vezes. Não vou ficar feliz se esses jurados ficarem. O julgamento tem que ser feito com honestidade - disparou Laíla.
Único presidente a votar contra a extinção do quesito “conjunto”, Fernando Horta, da atual campeã Unidos da Tijuca, lembrou que a medida já foi tomada na década de 90 e não deu certo, tanto que retornou nos anos 2000. Horta criticou também o modelo de julgamento atual. Para ele, o ideal seria selecionar de 60 a 120 julgadores, e, só no dia desfile, definir quem serão os escolhidos.

- Não concordei em acabar com o quesito. Eles (jurados) analisavam o conjunto completo do desfile. Agora vai favorecer quem tem menos competência. Isso tinha que ser decidido para o carnaval de 2016, não já para o ano que vem. Mas, a Liga é democrática, tenho que acatar - afirmou Fernando Horta.

Eleições na Liesa

Em seu segundo mandato como presidência da Liesa, Jorge Castanheira, garantiu que não vai renunciar ao cargo. Segundo Castanheira, o boato surgiu porque, depois do carnaval de 2015, haverá eleições na Liga. Ele disse que ainda é muito cedo para dizer se concorrerá a reeleição.
- Se eu tiver que ceder espaço para outras pessoas, vou ceder. Isso depende também da vontade das escolas. Tenho que avaliar também como estará minha vida pessoal. Mas, estou focado no carnaval do ano que vem. Todo mundo quer ser campeão no ano dos 450 anos do Rio porque é uma data que marca.

No fim do mês passado, a Liesa já tinha anunciado mudanças. A liga divulgou que o número máximo de alegorias passará de oito para sete em 2015, podendo apenas o abre-alas ser acoplado. A quantidade de tripés também foi limitada: caiu de seis para três. Outra alteração será o horário do início das apresentações: 21h30. O desfile começará meia hora mais tarde por causa da programação televisiva.




Nenhum comentário:

Postar um comentário