sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Análise dos sambas enredos 2012 por Cadu Zugliani

Por Cadu Zugliani, colunista do site SRZD

 

Indo a fundo nos sambas de 2012: uma análise mais detalhada

Uma análise mais detalhada dos sambas depois de escutar bastante a safra de 2012




BEIJA-FLOR

A escola de Nilópolis parece ter pasteurizado a forma de fazer sambas. As melodias e formas são muito parecidas ano a ano e isso não é uma crítica positiva e nem negativa. Eu, particularmente, gosto deste estilo de samba. Funciona muito bem para este povo que morre cantando pela escola. Acho até que o samba de 2012 é melhor que o de 2011 mas falta emoção. Falta aquele momento em que, como diz um grande amigo meu, a gente usa para recarregar as baterias no desfile. E isso, o samba do Roberto Carlos tinha, Maranhão não tem.

O destaque, para mim, é a cabeça do samba - "Tem magia em cada palmeira que brota em seu chão..." - que é muito bonita em letra e melodia. O refrão do meio, tenho a impressão de já tê-lo ouvido 1000 vezes, mas funciona bem. Gosto também da parte final: "No rádio um reggae do bom...a arte do gênio João". Mas o que mais me incomoda é o refrão final, pobre de melodia e, principalmente, de letra, óbvia demais.

UNIDOS DA TIJUCA

Samba despretensioso, modesto, como era o Gonzagão. E é aí que ele cresce. Quanto mais o escuto, mais acho os termos nordestinos bem empregados, mais descubro passagens melódicas lindíssimas e percebo que este samba tem o mesmo estilo de melodia que o "Rei do Sertão" usava. Se foi proposital, não sei, mas é sensacional. A segunda parte então é um primor, a partir de "Simbora que a noite já vem"...até "Hoje tem coroação".

Grande expectativa para este desfile!

MANGUEIRA

Um samba de altos e baixos. Tem momentos bastante emocionantes, como a segunda parte até "...fez o meu sonho acontecer". Depois disso, se perde na melodia, deixando o final bem chato. O refrão tem o estilo dos sambas do Lequinho nestes anos de Mangueira.

Uma outra coisa que me incomoda e que, também, é característica da parceria é que, em alguns trechos, a letra não cabe na melodia "salve o novo Palácio do samba..." em outras acelera demais "...ver o bafo da onça desfilar". Mas é um samba que deve passar forte na avenida e, com certeza, ajudará muito na evolução da escola

VILA ISABEL

A Vila só cometeu um pecado: fazer um samba desses no mesmo ano em que a Portela decide lembrar dos seus melhores tempos com a obra prima sobre a Bahia. Voltando ao  samba da turma de Noel, a música é sensacional, consegue casar muito bem letra e melodia e tem momentos inesquecíveis como "...tambor africano ecoando em solo feiticeiro" e "temos o sangue de Angola correndo na veia...". Para completar, uma ousadia que EQUIVOCADAMENTE, dizem que é contracanto mas não passa de um simples pergunta-resposta. Chamo de ousado porque ainda não consegui visualizar como vai funcionar no desfile este trecho que vai de "Pelos terreiros" até "agradece com carinho". Dois refrões muito fortes e outro desfile que desperta muito a minha curiosidade. Grande samba, parabéns Vila!!

SALGUEIRO

Não há dúvida de que o Salgueiro tem se empenhado em fazer sambas melhores nos últimos anos. Nós vivemos, recentemente, depois do "Explode Coração", uma era muito chata quando todos os compositores pareciam querer achar a fórmula do sucesso do Ita, em 93. Ainda bem que isso parece que está mudando e o Sal nos brindou com ótimas  obras como Candances, em 2007, e o Rio no cinema, no ano passado. O samba deste ano não é ruim, é correto. Mas falta emoção, falta o algo mais, aquilo que torna uma obra inesquecível. Na verdade, é mais um samba numa boa safra. Ele peca por não emocionar quem está escutando a música. Passa batido sem chamar a atenção mas, assim como o samba da Mangueira, pode ajudar a escola a fazer um bom desfile.

IMPERATRIZ

Outro samba de uma qualidade excelente. Na minha opinião, falta um pouco de empolgação nele, mas é belíssimo. Já começa muito bem, a cabeça é sensacional: "Ave Bahia sagrada, abençoada por Oxalá" é um achado. E segue com várias partes muito bonitas, como "menino amado...destino bordado de inspiração."

O refrão do meio é bem escrito, tem boa melodia, mas é um pouco longo para um refrão. Talvez isso atrapalhe na empolgação da escola em geral. A segunda parte segue um espetáculo. A melodia dá uma guinada e fica ainda mais bonita. No final, um presente: a parte do Kaô Kabesilê é primorosa, belíssimo encerramento para um samba muito bonito. Parabéns aos compositores!

MOCIDADE

Não é apenas mais um samba. A Estrela Guia também veio para "cavar" seu espaço no topo do carnaval 2012. Um samba que fica na memória, de fácil interpretação e com passagens melódicas muito bonitas. Começa com um refrão que une beleza e força: "É por ti que a Mocidade canta..."

A primeira parte é morna mas muito agradável. E melhora muito no trecho "solto no céu feito pipa a voar...", desaguando num refrão do meio tão bom quanto o principal. Aí começa de vez o "passeio" deste samba. A segunda parte é brilhante, não consigo destacar sequer um trecho para ilustrar.  A Mocidade está fazendo o dever de casa, remontando sua bateria, com um excelente carnavalesco, contratou um bom cantor e vem com um belíssimo samba.

PORTO DA PEDRA

O samba do Tigre, se tivesse sido feito no ano passado, passaria como um samba normal. Mas este ano, com tantos sambas bons e alguns excelentes, a obra destoa. Ele tem momentos bonitos, como o final da segunda "Brilhou à luz da civilização...", mas não emociona. Nenhum dos refrões empolga e, para mim, a bagunça métrica do refrão principal atrapalha demais. Uma pena. Gostava demais da Maria Clara Machado do ano passado mas, este ano, ficou devendo.

SÃO CLEMENTE

Mea culpa, comecei irado quando ouvi o BUBUBU e o BOBOBO. Aquilo me tirou do sério e me deixou "surdo", sem entender que este samba consegue reunir sensações antagônicas de rara felicidade, que começa com o enredo que é de muito fácil entendimento. O samba sabe ser leve e forte ao mesmo tempo, consegue empolgar e nos fazer prestar atenção em momentos deliciosos da melodia, como no trecho "o violino anuncia...", que, para mim, é um dos melhores momentos de todo o CD. Tem uma repetição de melodia no final da primeira parte que fica um pouco chata mas que não compromete. Gosto do refrão do meio. Chegaram a dizer que lembra o "endiablado" do Porto da Pedra. Não concordo. Mas alguns trechos da letra são pobres, além do já citado refrão principal. A segunda parte começa com "de tudo aconteceu"(dava pra melhorar!!!!) mas, no geral, é uma bela aventura musical que tem tudo para divertir e empolgar quem estiver assistindo o desfile da simpática escola da zona sul.       

GRANDE RIO

Fui muito mal interpretado aqui quando falei no samba da Grande Rio. Em nenhum momento eu disse que o samba era feio. A minha opinião sobre este samba não mudou: ele não empolga, não emociona. Tem um enredo que poderia trazer várias emoções à tona, principalmente depois das dificuldades enfrentadas pela escola no ano passado. Mas o samba não traz este sentimento. Parece que estamos lendo um manual de auto ajuda. O que me incomoda é que ele não fugiu do óbvio, não encontrou soluções ricas de letra e melodia para ser um samba inesquecível. Ao contrário, virou um samba de clichês e obviedades. Mais uma vez vou dizer, NÃO É UM SAMBA RUIM, é só mais um na multidão e sem destaque.

PORTELA

10 nota 10, salve a Portela, salve a Majestade do Samba! E que bom te ver de volta depois de anos de sumiço. Que samba é este que a minha filha com 6 anos entra no carro e quer escutar antes de todos os outros. A gente "viaja na canção", sobe junto o Pelô, sente a força da batida do Olodum, mareja na procissão dos navegantes e tem a certeza de que veremos história, mais uma vez, passando na Sapucaí. O portelense deve estar orgulhoso e merece este orgulho depois de alguns anos de sufoco. Parabéns nação azul e branca. A Bahia me chamou!

UNIÃO DA ILHA

A ilha é assim, ela não quer ter o melhor samba, ela não quer ter o samba inesquecível... Ela quer pisar na avenida, contagiar o público e fazer mais um desfile com cara de Ilha e isto ela vai conseguir. Não por menos, os vencedores deste ano são compositores acostumados com a escola e com o ambiente, sabem como funciona a escola e fazem o barco "atravessar o mar" mais uma vez. Cheguei a criticar a junção, passei mal com o molho inglês na feijoada, mas tenho certeza que todo o público da Sapucaí vai se divertir. É um bom samba? Não, mas também não é ruim. Da parceria do Marquinhus do Banjo é o pior dos últimos anos, mas é um samba com cara de ilha e de empolgação. Vem quente!!

RENASCER

Na minha opinião, a escola de Jacarepaguá cometeu dois erros graves: escolheu mal o enredo e pecou ao não trazer um samba empolgante para narrar a desconhecida história de Romero Brito. O samba é bonito, tem boas passagens, mas nasce morto. Usei outro dia um exemplo. O Tuiuti, quando subiu para o especial de 2001, trouxe um samba com uma boa história e uma melodia ousada, diferente e guerreira. Não desfilou bem, é verdade, mais por culpa de sua harmonia do que do samba que se tornou inesquecível para os amantes do carnaval. A impressão que me passa é que este samba da Renascer vai tocar, vai passar e vai ser esquecido em meio a tantos outros do carnaval. Sei que a escola é alegre e pode reverter na avenida com muita raça, mas a expectativa não é animadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário