sábado, 31 de dezembro de 2011

Mensagem de Ano Novo

2012


Ufa! Enfim chegamos ao 31 de dezembro, num ano atípico para o mundo do samba, vimos sonhos serem queimados por gigantes labaredas de fogo na Cidade do Samba, levando Portela, União da Ilha e Grande Rio a não disputarem o título de campeã do carnaval carioca; mas pudemos nos surpreender com a força, alegria, e ousadia dessas comunidades, que decidiram não cruzar os braços, e vimos grandes espetáculos na Sapucaí, porque o carnaval é assim, surpreendente... Num ano de Roberto Carlos na avenida, mirabolantes invenções do gênio Paulo Barros, Mangueira com seu chão forte e comunidade carregando uma escola que é de fato a mais querida, com sua bateria Surdo Um parando o Sambódromo e pedindo apenas respeito, brincando de carnaval. Tantas surpresas na passarela do samba, vimos  um Salgueiro tão gigante que não conseguiu passar, e uma Rosa Magalhães eterna. O carnaval 2011 também nos trouxe de presente o talentoso Fabinho na São Clemente, mostrando que tem muita coisa boa por aí, e aos passos de Maria Clara Machado vimos uma Porto da Pedra deliciosa de ser vista, o talento de Max Lopes levando a Imperatriz de volta ao desfile das campeãs e uma Mocidade se preparando para um 2012 melhor. Mas passou... e com ele, o 2011, lembranças, sorrisos, momentos de quem esteve na Sapucaí, em casa assistindo pela tv, ou mesmo quem só soube dele pelos noticiários, de fato fizemos mais uma vez o maior espetáculo da terra acontecer.

Hoje pode ser um bom dia para avaliarmos que ser folião é ser feliz, é contar histórias que o povo muitas vezes não conhece, é mostrar que num país tão desigual e cheio de preconceitos existe sim um espaço de fraternidade, amor, alegria e conquistas: o carnaval do Rio de Janeiro.
Ouço os passos de um 2012 quem vem  vindo, com "O poema encantado do Maranhão" numa grande homenagem ao nosso saudoso Joãosinho Trinta e tantos outros maranhenses, ou seja na alegria de ver um Cacique de Ramos de verde e rosa ao som da Bateria  Surdo UM, quem sabe se deliciar pelas histórias de nosso "Jorge, Amado Jorge", ou mesmo no "Cordel Branco e Encarnado" do Salgueiro, e presenciar a coroação do Rei Luiz do Sertão nas surpresas da Unidos da Tijuca. Quer seja na negritude da Vila Isabel, ou nas festas da Bahia que a Portela vem trazendo, ou mesmo nas telas de Portinari com uma Mocidade forte e guerreira, vamos sim nos surpreender com mais um belo ano de espetáculos, teremos a oportunidade de assistir a alegria da estreante Renascer de Jacarepaguá no grupo especial, a alegria da São Clemente numa aventura por grandes musicais e a seiva materna trazendo o equilibrio da vida direto de São Gonçalo.  E quem viu uma Grande Rio chorar vai vê-la sorrir na Sapucaí, no mesmo tom de elegria que a União da Ilha promete misturar molho inglês na feijoada carioca. Preparem seus corações!

Grandes enredos, belas histórias, uma safra de sambas impecável, e um povo que não se cansa de ser feliz! Por isso este humilde blogueiro, mangueirense de coração, mas apaixonado pela arte de fazer carnaval, e alucinado pela magia que cada agremiação consegue transmitir deseja a todos um 2012 maravilhoso de muita luz, paz e alegria.


"O povo não perde o prazer de cantar
  Por todo universo minha voz ecoou
  Respeite quem pôde chegar
  Onde a gente chegou!"


Raymondh Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário