terça-feira, 30 de outubro de 2012

Madureira em Festa Celebra seus 400 anos na Avenida

História do bairro se confunde com a da Portela, que vai exaltá-lo no próximo Carnaval


Por Fabiana Sobral

Rio - Para os corações que têm mania de amor pela Portela , o Carnaval de 2013 promete passar como um rio de emoções. O ti-ti-ti cresce a cada dia no bairro mais badalado do subúrbio, especialmente na fronteira com o vizinho Oswaldo Cruz: “O desfile da Azul e Branca será uma festa!”, apostam os portelenses — e até quem não é mas vive na região.

O enredo “Madureira...o meu coração se deixou levar” vai comemorar os 400 anos de Madureira, os 90 da Portela, os 70 de Paulinho da Viola — o aniversário é dia 12 agora — e os 42 anos da Velha Guarda.

O bairro, que voltou à geografia festeira da Cidade, com suas rodas de bambas, feijoadas, parque gigantesco e shows internacionais, não para de criar atrações para quem ali vive, trabalha ou se diverte.


Madureira

“Me encanta na escola a emoção, o entusiasmo dos portelenses”, observa o carnavalesco Paulo Menezes, que se valeu do amor de um deles, Paulinho da Viola, e a canção ‘Foi um Rio que passou em minha vida’ para construir o enredo.

“Me apeguei à imagem do Paulinho assistindo ao desfile da Portela em 1970 e a plateia cantando a música no esquenta. O enredo começa por aí, com o Paulinho maravilhado e se perguntando de onde vem o amor tão grande que ele sente pela escola. Aí ele vai para Madureira, para entender como tudo começou. E vai de trem, o segundo veio condutor do enredo”, explica Menezes.

“Ele vai para Madureira, mergulha na história, volta 400 anos, chegando à Freguesia do Irajá — terras que deram origem ao bairro”, completa. A partir daí, o enredo passeia pela história do subúrbio, sua formação, vocação comercial e cultural, e, claro, carnavalesca.


Tia Surica: "Orgulho de ser suburbana e morar ao lado da minha Portela"

Dia 17 de novembro Iranette Ferreira Barcellos, a Tia Surica, completa 72 anos de idade — e de Madureira. A simpática pastora da Velha Guarda anda exibida que só ela com o enredo que festeja suas paixões.

“Madureira é tudo de bom. Me orgulho de ser suburbana e morar ao lado da minha Portela”, diz a dona do cafofo mais querido do bairro. “Temos grande enredo. Só falta o campeonato”, torce.

Estreante na Azul e Branca, o casal de mestre-sala e porta-bandeira Robson e Ana Paula sonha alto com a Águia. “Defender o pavilhão da Portela é um sonho para nós. Vamos buscar o dez para Madureira”, promete Ana Paula.


Tia Surica

Miscigenação religiosa, imigrantes, camelôs e Zé Carioca vão desfilar

Se o primeiro setor do desfile busca o veio histórico, o segundo chega com a fé. A "miscigenação religiosa" de Madureira, como define Menezes, resultou nas festas de Reis, do Divino, nas casas de Umbanda e Candomblé, que geram demandas até hoje no Mercadão de Madureira.

O setor traz ao grande público a lembrança de Esther Maria Rodrigues, a grande líder espiritual daquelas bandas na primeira metade do século passado e festeira de primeira hora. Em seu quintal passaram Paulo da Portela e Pixinguinha, entre tantos bambas.

Pelo enredo ainda desfilam imigrantes judeus, árabes e italianos — responsáveis pelo veio comercial da região — e a política do bota-abaixo de Pereira Passos, que levou populares expulsos do Centro para o subúrbio. Sem falar nos camelôs. Eles não pode faltar, né?


Paulo Menezes, carnavalesco da Portela

Outros setores abordam a riqueza cultural do bairro, que teve até teatro da vedete Zaquia Jorge. Sem falar no personagem Zé Carioca, nascido após visita de Walt Disney ao subúrbio. O Carnaval, claro, é representado com a criação da Portela e do Império Serrano — aqui a rixa não conta —, blocos e coretos.

Ao fim, Madureira surge como inspiração de poetas — João Nogueira, Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho... todos voltando do bairro com Paulinho, no trem do samba, onde os espera outro Paulo, o da Portela, fundador da escola. Quer emoção maior?


Enredo agita o Mercadão

O vai e vem de gente não cessa. Em meio ao labirinto de corredores que fazem os "estrangeiros" se perderem, está a pleno vapor a exaltação do bairro e, por tabela, do Mercadão, central de compras que cresceu alimentada pela demanda por artigos religiosos na região.

“Vir a Madureira e não vir ao Mercadão não tem graça. O enredo nos engrandece”, festeja Antônio Coelho, dono de loja de artigos religiosos.

A exaltação do bairro pode ser o empurrão que faltava para a recuperação de parte da história da região que vai desaparecendo em ruínas, como a casa em que morreu Paulo da Portela, na Rua Carolina Machado. “Esse patrimônio não pode se perder”, alerta.


Confira a letra do samba

Enredo: "Madureira… onde o meu coração se deixou levar"
Autores: Wanderley Monteiro, Luiz Carlos Máximo, André do Posto 7 e Toninho Nascimento

E lá vou eu cantando com a minha viola
O amor tem seus mistérios
Por onde me deixo levar
Laiá
Nossa história começa por lá
No engenho da fazenda
Dos cantos de “canaviá”

Bate o sino da capela
Ôi… que é dia de santo, sinhá

Tem mironga de jongueiro
O tambor me chamou pra dançar

Tempo rodou na roda do trem e veio
A inspiração do partideiro
Que versou no Mercadão
Foi nesse chão
Que a estrela brilhou no tablado
O “Madura” pisou no gramado
O malandro charmoso dançou
No pagode com outro gingado
Quando o bloco chegou
Agitou o suingue do black
E a nega baiana girou

Cai na folia, sem grilo, meu bem vem na fé
Na ilusão da fantasia
Vai como pode quem quer

Surgiu a serrinha imperial
Em outros caminhos para o mesmo ritual
Portela, meu orgulho suburbano
Traz os poetas soberanos nesse trem para cantar
Que Madureira é muito mais do que um lugar
É a capital de um sonho que me faz sambar

Abre a roda, chegou Madureira
A poeira já vai levantar
O batuque ginga ioiô
Ginga iaiá


Fonte: Jornal O DIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário