quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Iluminação no Sambódromo


E fez-se a luz!

Nas redes sociais, blogs, fóruns de carnaval e afins está em foco (mais uma vez) a iluminação da Marquês de Sapucaí, agora com a contratação de grande profissional da área para dar fim aos eternos queixumes de iluminação nos desfiles. Em cada década, pelo menos uma ou duas vezes essa questão é levantada e discutida. No último debate em um programa de rádio, na década de 90, onde tive a oportunidade de assistir, havia vários carnavalescos presentes. Revirando o sótão da minha mente, recorto alguns trechos importantes de focar:
 
1 => "... por melhor que seja a luz, não se pode comparar a da Sapucaí com a da ribalta de um teatro..." (Joãozinho 30)
 
2=> "... são ambientes heterogêneos, com tomadas de foco bem distintas..." (Chico Spinoza)
 
3=> "... o "time" do acende-apaga seria alucinante..." (Renato Lage)
 
4=> "... teria de haver um assistente ou o próprio "transloucado" carnavalesco monitorando cada movimento ou troca de luz..." (Oswaldo Jardim)
 
5=> "... isso sem falar na mudança de cores ! Isso é uma coisa muito séria! Imaginem se, por caso, eu quiser o abre-alas com luz azulada; alas do primeiro setor com luz amarela; carro 2, violeta e alas do segundo setor, âmbar. Olha a problemática:  A luz no setor 7, onde estaria o abre-alas, estaria azul; enquanto que a do setor 5 amarela, a do setor 3, violeta; e a do setor 1, âmbar...isso com nem metade da escola na pista ..." (Maria Augusta)
 
6 => "... isso tudo feito com precisão absoluta, com o cuidado para que, por exemplo, a luz azul do abre-alas não resvale para a primeira ala (amarela)..."  (Sílvio Cunha)
 
7 => "... Vai ser um fuzuê cromático! Porque dependendo da cor ou tom de luz que jogue em cima do meu verde, fica um HORROR !!!..."
(Rosa Magalhães)
 
8=> "... Então, o que vai acontecer é que a cor branca vai prevalecer na grande maioria de tecidos das fantasias..." (Lucas Pinto)
 
Com isso, chego a conclusão que na Sapucaí a coisa é bem mais complexa, por tratar-se de sequência de "cenas" com movimento e troca constantes.
 
Diferente de um evento com "cena" e ambiente estáticos, cuja plateia assiste a uma cena num único e mesmo momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário