segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O Salgueiro não vai conseguir me surpreender em 2013

Salgueiro 2013
Surpresa com o carnaval que o Salgueiro está preparando para  2013? Desculpe, mas a Academia do Samba não conseguirá me surpreender, talvez traga muito espanto, e surpresa sim, para alguns caras que andam pelo mundo do samba (é pouca gente, vale dizer), dizendo que o enredo não é bom, que o casal Lage (Renato Lage e Márcia Lávia - carnavalescos), não irão conseguir carnavalizar a "Fama" na Sapucaí, que o samba é ruim, que Regina Celi quer aparecer mais do que a escola, tudo isso e mais um pouco eu já ouvi dizer do Salgueiro, para o carnaval 2013. 

A grande verdade é que a Presidente Regina Celi, que tem todo meu respeito e admiração, ousou num enredo patrocinado, sim, mas que tem a cara do Salgueiro, é como a escola gosta de se divertir, sambar, brincar, e me parece esta a proposta da agremiação é mostrar um salgueirense feliz da vida, feito artista em capa de revista, num desfile leve como deve ser.

Mas  e o patrocínio? Alguns, me acusaram de ter criticado o enredo patrocinado da Porto da Pedra 2012, e agora estar apoiando o do Salgueiro. Respondo dizendo, que, nunca fui contra a enredos patrocinados, desde que sejam dentro de bons temas, com fonte e recursos carnavalescos, e isto tem de sobra no carnaval do Salgueiro, faltou, infelizmente no carnaval da querida Porto. Da forma como ficou o carnaval, da maneira como o elevamos, com sua grandiosidade, está muito difícil fazer carnaval sem patrocínio, o que não pode é o patrocinador ditar as normas e regras do desfile.

Digo que não serei surpreendido pela Academia do Samba, não apenas pela equipe talentosa que conduz a plástica da agremiação, preparando alegorias e fantasias, bem como, desenvolvendo este tão "falado" enredo. Mas é como diz o próprio tema, fama, é assim mesmo, e o Salgueiro, me desculpem, já está pra lá de acostumado com esta fama toda. Definitivamente não é somente por esta equipe campeã, de artistas do porte dos carnavalescos do Salgueiro, mas muito também pelo samba, que alguns outros, vem criticando. Na humilde opinião deste blogueiro, um dos melhores desta safra (levando em consideração a proposta que a escola se propõe a apresentar na Avenida). 

Aos críticos mais duros do samba enredo 2013, seria bom uma passadinha, ainda que rápida (porque senão pode acabar gostando), lá pelas bandas do Andaraí, na quadra da Academia do Samba, em dias de sábado, para verificar de perto o quanto este samba está rendendo e crescendo. Pode não ser um daqueles sambas que vai marcar época como o lendário "Explode Coração..." ou "O Rio no Cinema" de 2011, mas dá para perceber que a escola tem samba sim, para passar emocionando e levantando a Sapucaí em seus 82 minutos de apresentação no domingo de carnaval.
Salgueiro
Quer esperar mais um pouco para ser contagiado pela "Fama" do Salgueiro? Ok, sem problemas, ainda temos tempo, o carnaval está logo ali, mas temos um tempinho ainda... Só não digam que eu não avisei, o Salgueiro vem para disputar um título merecido, brigando forte, é claro, com algumas outras agremiações que estão olhando na mesma altura, e tão prontas quanto a vermelha e branca. Vai ser uma disputa boa de se ver.

Tá na capa da revista o meu pavilhão
E na cara dessa gente, o orgulho, a emoção
Vermelha paixão no peito
Tem banca, moral, respeito!   
 (refrão principal samba enredo Salgueiro 2013)   



Nenhum comentário:

Postar um comentário