quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Oscar Niemeyer o arquiteto do século

Matéria publicada em 02 de julho de 2012 por Raymondh Júnior no Site SRZD Carnaval

Oscar Niemeyer no Sambódromo 1995



Neste espaço, que é próprio para a discussão dos assuntos referentes ao carnaval deste país, quero deixar meu registro sobre a importância deste homem, que nos deu de presente toda bela arquitetura da Passarela do Samba, no Rio de Janeiro, onde podemos todos os anos nos emocionar com passagens das escolas de samba cariocas, no maior espetáculo da cultura popular do planeta . Vários arquitetos, por inveja ou por diferenças teóricas, criticam Niemeyer, porque ele seria pouco funcional, porque seus prédios não são habitáveis, porque ele não faz arquitetura, mas escultura. Talvez até haja razão em algum argumento crítico, mas a grandeza do trabalho de Niemeyer está justamente em seu lado menos útil.

Niemeyer é um dos criadores de um espaço simbólico no Brasil, um homem que ajudou a nos dar algum significado, nos deu os traços fisionômicos de uma modernidade que talvez nem exista na prática concreta de nossa miséria. Toda a sua arquitetura evoca esperança, nos faz pensar em um voo para o futuro.

Estamos vivendo uma época terrível de nossa fé no Brasil. A eclosão de violência, os vexames públicos a que temos assistido, os roubos, as mentiras, o egoísmo e a má-fé me trazem à mente uma palavra: bondade. Como é importante que haja homens bons no país. Bons, simplesmente. Gente que passa a vida tentando criar alguma coisa bela, útil, apenas por amor à nação, por amor à verdade, à sua profissão. Precisamos voltar a louvar nossos grandes homens para ver se esquecemos um pouco os canalhas que nos cercam e povoam nosso cotidiano, nosso noticiário.

Oscar Niemeyer é assim, um homem que só fez o bem até os dias de hoje. Um homem bom, como grandes artistas brasileiros. Mudou nossos olhos, nos ensinou o poder da imaginação, a beleza das formas e de coisas que não existiam antes de seu traço. Parabéns, Oscar Niemeyer, mas também parabéns a nós, que melhoramos muito com sua existência, parabéns ao mundo do samba, por ter desde 1984, uma Passarela que nos convida a sonhar todos os anos.

Obrigado Oscar Niemeyer!

Oscar Niemeyer e Lula


Axé!

Nenhum comentário:

Postar um comentário