quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Salgueiro prepara um carnaval de R$ 15 milhões para 2013

Uma tarde diferente no barracão do Salgueiro na Cidade do Samba. Ao invés da imprensa “caçar” o carnavalesco foi marcado uma coletiva de imprensa com Renato Lage e Márcia Lage, e o resultado foi muita risada e óbvio explicações para o carnaval. Entre inúmeras gargalhadas, a coletiva que seria realizada apenas pelos carnavalescos acabou agregando o diretor de carnaval Dudu Azevedo e a presidenta Regina Celi.


No meio de uma pergunta e outra, Márcia saiu com a seguinte frase: - Nós vamos sair na Caras, nunca imaginei que isso fosse acontecer comigo – a gargalhada tomou conta do local. Todos os temas foram abordados durante a coletiva. Porém, a questão patrocínio foi a mais requisitada. No primeiro momento não respondida pelos carnavalescos, mas quando a presidenta chegou ela não titubeou e foi logo resumindo:

- O patrocínio do Salgueiro foi de R$ 3 milhões. Só que as pessoas não têm que se preocupar no patrocínio da escola, até porque não só o Salgueiro tem enredo patrocinado, de 12 escolas, 10 são patrocinadas. Até para você fazer uma festa de uma empresa de final de ano você precisa de patrocínio. Conseguimos sim o patrocínio da Caras, porém com esse valor eu não faço carnaval. Esse dinheiro para um gasto de R$ 15 milhões não é nada. O que vocês vão ver na Avenida, vocês mesmos vão saber que o valor gasto foi muito maior do que o que recebemos. Ninguém vai esquecer esse carnaval do Salgueiro podem ter certeza disso. Eu
ainda não fechei os gastos para esse desfile podemos chegar a R$ 10, 15 ou 20 milhões. Vou fazer o carnaval. Aqui todos tem carteira assinada, todos recebem em dia e isso tudo entra no nosso carnaval que é levado para a Avenida. Não temos miséria, se eu tiver que ter neon no meu sapato ele vai ter. As pessoas precisam entender que o carnaval não são apenas quatro ou seis meses e sim 12.



Os carnavalescos deixaram claro que nenhuma celebridade foi indicada para desfilar na escola: - Até agora não temos essa preocupação. Não foi exigido nada para gente – falou Renato. E complementou: - Estamos fazendo um tema que cabe a revista, porém não quer dizer que o nosso enredo é sobre a Caras.

Já Márcia fez uma curta leitura do enredo para o próximo carnaval: - A fama é um desejo de perpetuar. Ninguém quer passar em branco enquanto existir, todos querem deixar o seu legado. Ao longo dos anos o homem vem procurando formas de perpetuar os seus feitos e no fundo as pessoas querem se fazer notórias. Hoje isso está muito mais acelerado. Antigamente as pessoas conquistavam seus espaços através de guerras e lutas, agora, os valores mudaram.

Depois a própria resolveu falar que não entende o porque do estardalhaço com o tema: - Atire a primeira pedra quem nunca leu a revista Caras ao menos uma vez na vida? É uma revista que não denigre ninguém e não faz mal nenhum para ninguém. A revista não te obriga a ser comprada, você compra porque quer. Não entendo por que uma coisa tão fútil ganhou tanta proporção assim, o carnaval é o lugar da futilidade. Isso aqui não é um portal do saber e sim um lugar de diversão. A gente como artista quer levar alegria e ser feliz.



Renato afirmou que o tema é sim uma cultura: - O nosso enredo pode não ter sido considerado cultura, mas eu acho que tudo é cultura. Você pode ver as pessoas que hoje fazem de tudo para aparecerem em uma foto.

Para Márcia, os carnavalescos nos dias atuais precisam estar atentos em tudo, já que o carnaval de hoje não é mais igual ao carnaval de anos atrás: - Alguns temas para as pessoas podem parecer banais, mas para nós não, eles ajudam a abrir nossa cabeça. Hoje o carnaval não é mais o “pega no ganzé pega no ganzá” e estamos fazendo carnaval para esse público. Precisamos estar antenados em tudo.

Saindo um pouco do foco carnaval, Regina Celi falou sobre o projeto cultural que o Salgueiro vai inaugurar em frente sua quadra: - Nós compramos uma casa em frente à quadra que vamos transformar no Centro Cultural Acadêmicos do Salgueiro Djalma Sabiá. O patrocínio ajuda nisso na cultura que é o carnaval. Temos um excelente projeto social, as crianças que vão fazer o carnaval daqui um tempo. Precisamos também investir nas pessoas e não só no carnaval. Agora se eu puder gastar R$ 20 milhões no Salgueiro vocês verão esse valor todo na Avenida. Eu tenho muito orgulho da minha equipe. No Natal, as fantasias estarão todas prontas e as alegorias no início de janeiro também já vão estar quase todas concluídas.

Para Celi, o Salgueiro vai deixar sua marca na Avenida e para ela isso não será uma resposta aos críticos que analisaram o enredo quando foi divulgado: - Isso (a crítica) dá vontade de fazer o carnaval. Nós não nos vendemos para fazer o carnaval. Precisamos dos patrocinadores e também dos parceiros. Acho muito válido a crítica, mas ela tem um limite. Depois que a escola passar, aí sim, os que criticaram vão pensar se a crítica valeu ou não a pena. Eu tenho certeza que o nosso desfile será muito emocionante.

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