segunda-feira, 21 de abril de 2014

Análise: o que vi dos intérpretes na Sapucaí em 2014

Jamelão
Puxador não! Intérprete sim! E salve o Maior de todos os tempos: Mestre Jamelão - o insuperável e eterno!


TINGA - Unidos da Tijuca
Extremamente competente ao que se propõe, consegue carregar qualquer samba, até um que seja razoável, e transforma-lo num grande samba. Um timbre potente, mas sem agredir os ouvidos. Tinga, está entre meu TOP3 dos melhores, é um gigante.Trouxe um espírito de samba-grande para a Tijuca que não tinha um samba à altura de um campeonato; contagiante e emocionante, sem perder o controle do que se deve fazer ao defender um samba na Sapucaí, Tinga fez o componente acreditar em seu samba. E para quem me acompanha, sabe muito bem que não é de hoje que defendo esse intérprete.
Tinga


QUINHO, SERGINHO DO PORTO, LEONARDO BESSA E XANDY DE PILARES - Salgueiro 
Confesso não gostar muito de ver o microfone de uma escola de samba tão dividido assim, a gente acaba não tendo uma referência do que é a voz da agremiação.
Quinho embora tenha um carisma ímpar tem problemas seríssimos de dicção, vale dizer já foi pior, mas se identifica completamente com o Salgueiro, tem momentos que agride nossos ouvidos, mas é um bom artista, quando consegue dosar seu potencial, bancado pela presidente Regina Celli, mais uma vez, passou sem grandes momentos na Sapucaí, porém cumprindo o que parece sua missão: animar a massa!
Serginho do Porto é bom intérprete, seguro, mas sem tanto destaque, talvez até pela opção da já mencionada divisão do microfone. Em solo, poderia render bem mais ao Salgueiro, que parece ter tudo e ao mesmo tempo não ter nada.
Leonardo Bessa tem carisma, bela voz, potencial em ascensão.Fez uma boa passagem mais uma vez pela avenida, afinado, e com poder de carregar um samba em seus 82 minutos de desfile.
Xandy de Pilares, muito bom cantor, intérprete de samba enredo precisa aperfeiçoar bastante. Mas cumpriu sua missão, que parece ter sido de dar visibilidade ao carro de som da escola, com mais uma estrela de grande apelo popular.
Talvez pelo time mediano (digo mediano para bom) que o Salgueiro possui, a aposta da  diretoria  tenha optado por este time que num cômputo geral acaba se completando. 
Salgueiro

WANTUIR - Portela
Exímio intérprete de samba enredo. Fez falta no carnaval do Rio. Que bom tê-lo entre os grandes outra vez. Acertada posição da Portela, que com a saída de Gilsinho, pôde vislumbrar um grande talento. Fez sem dúvidas, uma das melhores apresentações deste ano, levando a Portela ao lugar que lhe é seu por direito e história! Muito bom!
Wantuir


ITO MELODIA - União da Ilha
Herdeiro de Aroldo Melodia, intérprete que brilho com a União da Ilha, Ito, o filho virtuoso, pinta e borda no microfone da sua escola de coração. Sua voz, talvez, não seja uma das mais belas dos que aí estão, mas sua performance e atuação sempre se destacam. Tem a cara da Ilha, carisma, competência e segurança profissional para ousar e levar o povo a brincar de carnaval. Deitou e rolou com o microfone da União da Ilha, abrilhantante ainda mais, o grande show que a escola deu neste carnaval. Grande Ito Melodia!
Ito Melodia


WANDER PIRES - Imperatriz Leopoldinense
Bom intérprete, tem um condição vocal privilegiada. Consegue trazer emoção quando canta e é sem dúvidas um bom artista, quando consegue ser profissional, muitas vezes não consegue unir talento à responsabilidade. Foi vergonhoso ouvir Wander Pires totalmente rouco no desfile da Imperatriz, atrapalhando o que poderia ser um grande espetáculo. Muito ruim! 
Um intérprete para ser bom de fato, precisa SIM unir seu talento ao compromisso que assume com determinada escola de samba!
Wander Pires


EMERSON DIAS - Grande Rio
Simpático, carismático, conquistou a comunidade da Grande Rio, mas falta volume vocal, há momentos em que é quase impossível ouvi-lo, não fosse pelo canto duvidoso da agremiação, seria complicado. Tem dificuldades em carregar o samba da agremiação sozinho, principalmente pela força e potência da Invocada, bateria comandada pelo então Mestre Ciça. 
Emerson Dias


NEGUINHO DA BEIJA-FLOR - Beija-Flor de Nilópolis
Uma espécie de herdeiro do trono de Jamelão, no quesito o maior em atividade, é inegável como tem segurança e pode crescer, nunca começa uma temporada igual à outra, está sempre inovando, sem preder a tradição. Impecável, sempre esteve entre os melhores,  e após a despedida de Jamelão assumiu o trono de Rei. Conseguiu carregar nas cordas vocais uma samba medíocre, que ao poder de sua voz, foi capaz passar bem pela Sapucaí, fazendo o que era possível, motivando a comunidade a entender que talvez não tivessem um samba, mas tinha o maior intérprete em exercício. Salve! Salve!
Neguinho da Beija-Flor


LUIZITO - Mangueira
Aquele carnaval de 2006 quando Jamelão se despediu do carro de som da Mangueira, parecia o fim de uma marca da escola, ter um grande intérprete. Não o foi! Embora, jamais alguém se compare a Jamelão, Luizito conseguiu desde então, levar a escola com raça e coração. Luizito perdeu o devido destaque que merece na gestão Ivo Meirelles, mas voltou ao lugar que é seu por direito e talento: o microfone principal da Verde e Rosa. Leva emoção ao público e não se permite errar! É um grande mestre! 
Porém, é bom que se diga, que não é Jamelão, e com um carro de som aquém às tradições da Mangueira, o intérprete teve dificuldades para manter a mesma qualidade ao longo dos 82 minutos de desfile da escola, o que resultou numa de suas piores passagens pela Sapucaí, não rendendo tudo o que se esperava e é capaz; e se este problema não for resolvido, certamente vai perder a cada carnaval mais força, até porque idade e condições profissionais chegam a qualquer um que não se chame Jamelão.
Luizito


BRUNO RIBBAS - Mocidade 
Que bom Sr. Presidente o retorno de Bruno Ribbas à estrela guia da zona oeste! Estava difícil de entender como um talento como este poderia ficar de fora do carnaval carioca em 2014, após ser dispensado pela Unidos da Tijuca. Cantor impecável. Está em ascensão, e vai, se continuar assim, se tornar um TOP. Deu um toque a mais ao bom samba que a Mocidade levou para seu carnaval, fez o povo se emocionar e levantou a Sapucaí, conseguiu colocar o samba na melodia correta tanto técnica quanto emotiva.
Bruno Ribbas


GILSINHO - Vila Isabel
Excelente cantor, consegue com uma firmeza ímpar emocionar e levar um samba que pode até não ser um dos melhores com a mesma habilidade de um grande samba, seus anos na Portela, me parece que foram de muito aperfeiçoamento, cresceu muito, de grande e potencial, acredito que vai crescer ainda mais nos próximos anos. O Gilsinho tem conquistado meu respeito ano após ano, com menos gritos e mais segurança, passou firme com uma Vila Isabel, que ao seu som, não quis saber de nada além de sambar e fazer carnaval. Muito bom!
Gilsinho


IGOR SORRISO - São Clemente
É uma espécie de xodó, entre tudo que gosto de ouvir. Cativante, voz doce, entretanto forte, consegue reunir carisma, emoção, talento e um diferencial difícil de explicar em palavras, é melhor ouvir e sentir... Emoção é a palavra! Ouço por horas sem me cansar. Sem tanto tempo de estrada como alguns outros ditos grandes, ainda vai crescer muito. Fez uma bela apresentação, ocupando todos os lugares que era possível no carro de som da agremiação, sem perder a magia de se "brincar de carnaval". Sem dúvidas é um intérprete de grupo especial. 
Igor Sorriso

PIXULÉ - Império da Tijuca
A volta da Império da Tijuca, trouxe não apenas a beleza do primeiro Império do Samba à elite do carnaval carioca, mas nos brindou também com um talento fascinante, chamado Pixulé. Potente, avassalador, carismático e guerreiro, é assim que consigo definir o intérprete da escola do Morro da Formiga em sua passagem pela Sapucaí. Embora não o conheça pessoalmente, nem tenha tantos dados sobre a forma de tratar sua profissão, o que dá a transparecer, é que, trata-se de um artista extremamente dedicado, defendeu sua agremiação como se fosse a luta por um título, e de certa forma até era... O rebaixamento sofrido, em nada diminui sua qualidade como intérprete, nem mesmo é possível diminuir o brilho que deixou registrado na avenida.
Pixulé

Nenhum comentário:

Postar um comentário