segunda-feira, 28 de abril de 2014

Feliz Mangueira! E o samba encontrou sua alma...

Mangueira
Lá em Mangueira...

Lá em Mangueira, é difícil falar algo sem gerar um debate caloroso de ideias e conceitos quando referente ao carnaval que pensamos ser o melhor para a nação Verde e Rosa, mas isso não é ruim, é apenas prova de um amor e uma defesa que impressiona qualquer dito ser humano que não tenha em sua essência o samba, e em sua alma um pouco de Mangueira. Quem olha de fora deste planeta chamado Mangueira, não é capaz de captar todo entendimento deste sentimento que é sem limites, sem pudores ou regras, que é simplesmente transcedental.

Já naquele memorável 28 de abril de 1928, quando Angenor de Oliveira (Cartola), Saturnino Gonçalves (Seu Saturnino), Abelardo da Bolinha, Carlos Moreira de Castro (Carlos Cachaça), José Gomes da Costa (Zé Espinguela), Euclides Roberto dos Santos (Seu Euclides), Marcelino José Claudino (Seu Maçu) e Pedro Paquetá fundaram o Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, tudo aquilo que o Morro de Mangueira proporcionava a sua gente ficou pequeno demais, porque nascia ali um sentimento tão grande, que anos depois o poeta portelense expressou sabiamente: "Mangueira não cabe explicação!". 

E por que explicar? Não, definitivamente é melhor seguir o conselho do poeta e viver essa atmosfera que move um povo que se fez nação... Nação de leais e fiéis soldados, intrépidos sambistas, que hoje, já não apenas descem o Morro todos os anos à caminho da Sapucaí para defender suas cores, mas gente que vem do Oiapoque ao Chuí, e ainda de todos os lugares do mundo, para se não participar, observar um espetáculo à parte, e tentar entender o que é a Estação Primeira de Mangueira. Alguns voltam para casa sem entender, outros voltam loucamente apaixonados, e ainda muitos nem voltam mais, se tornam mangueirenses pelo coração, é que o coração desta legião de sambistas comanda o cérebro.

Este é o dia de agradecer... e tanto agradecer, pelo sorriso  simples e sincero de nossas crianças, pela benção que recebemos de nossos baluartes e velha-guarda, do espetáculo que nos contagia de nossos passistas, das rezas de nossas baianas, da voz sempre eloquente de nossos intérpretes, pelo som de nossos ritmistas ou a beleza de nossa rainha, poder admirar nosso pavilhão sagrado defendido bravamente por nosso casal de mestre-sala e porta-bandeira, pelo show de nossa comissão de frente, pelos belos sambas vindo do coração de nosso celeiro de compositores e poetas, do mais simples mangueirense, o mais novo, aquele que acaba de nascer neste momento em que você ler estas mal traçadas linhas em algum lugar do mundo, ao nosso presidente que tem ao seu lado um presidente de honra com as credencias de Nelson Sargento, de tantos mangueirenses, celebridades ou ditos anônimos, hoje é o dia de agradecer: nós somos a escola de samba mais querida do planeta! QUE ORGULHO! ORGULHO DE SER MANGUEIRENSE!

É que todo mundo te conhece ao longe... pelo som de teus tamborins e o rufar do seu tambor!

E que venham outros 86 anos com a mesma paixão que nos moveu até aqui, para que o legado deixado por nossos ancestrais nos serva de exemplo para caminharmos unidos defendendo uma das mais importantes instituições culturais do universo com o mesmo respeito, amor e dedicação de nossos pares.

É que há 86 anos o verde encontrou o rosa, e desde então, o samba encontrou sua alma!

Parabéns Estação Primeira de Mangueira!

Estação Primeira de Mangueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário