quarta-feira, 21 de maio de 2014

Unidos de Bangu apresenta equipe e enredo para 2015 em noite de festa na zona oeste

Unidos de Bangu 2015
A Unidos de Bangu, que esteve com sua bandeira enrolada entre os anos de 1998 a 2012 quando retomou  suas atividades, retorna em 2015 ao grupo de acesso voltando a desfilar na Sapucaí, entre um grande time de agremiações que faz jus ao nome de "Série de Ouro". A escola anunciou na noite de ontem (20-05) sua equipe para o próximo carnaval, bem como o enredo que levará para a avenida.

Numa noite de festa na zona oeste do Rio de Janeiro, o presidente Rafael Marçal, apresentou à sua comunidade alguns destaques de seu time, entre eles, o carnavalesco Petterson Alves, o Capixaba, o intérprete Marcelo Rodrigues, o novo mestre-sala Ubirajara Claudino conhecido nome do povo mangueirense que fará par com Janaína Manfredo, o mestre de bateria Flavio, o coreógrafo Carlinhos Fontinelle, o diretor de harmonia Beto Manfredo e o passista Júnior Prince que coordenará a ala dos passistas da Bangu.

A vermelha e branca da zona oeste vai levar para a Passarela do Samba o enredo "Imperium", tema de autoria do pesquisador Diego Araújo, que abordará toda a história dos diversos impérios que passaram ao longo da história da humanidade, viajando por cultura, religião e política de cada um deles.

No evento, a sinopse do enredo também foi divulgada para os compositores, que apresentarão suas obras em disputa de samba à partir do dia 12 de agosto.


SINOPSE
Enredo: “IMPERIUM”

Justificativa
Somos todos filhos da história, guardiões da memória. Loucos que ousam traçar o branco do papel. Gênios que colorem o presente com o passado. Herdeiros das palavras que vagam no tempo. Um tanto poeta e outro tanto artista, o que importa é que somos todos sambistas.
Neste palco iluminado, que se torna a moldura perfeita dos delírios de grandes sonhadores, o samba conduz a arte de transformar a história em espetáculo. Por tanto, o G.R.E.S. Unidos de Bangu, certo de que pode, e deve ser um caminho para conduzir conhecimento a todos os admiradores dos desfiles das escolas de samba, tem a honra de apresentar seu enredo para o Carnaval 2015.
Hoje, “IMPERIUM” é como a pena que beija a tinta para eternizar no papel este carnaval. É a ordem que transmite o poder de ser. É a palavra que abre caminho, e que
busca mais que a história de cada império. É a busca. A reunião dos legados de cada um na história da humanidade.

Um império é a certeza de que o homem sonhou e fundamentou honra e bravura. Um império se ergue no braço forte do guerreiro que nada teme. Um império encontra no ousar o combustível que o faz caminhar além das eras. Um Império é um tanto realidade, um tanto mitologia. Um império é um tanto crença quanto astúcia, é a materialização de devaneios, é a glorificação de um povo.
Tomado de alegria, o G.R.E.S. Unidos de Bangu retorna ao palco que eterniza as glórias de todo sambista para escrever um novo momento de sua história. Renascido, 
e ainda mais aguerrido, o manto vermelho e branco é o estandarte maior, que nesta noite de alegria aclama os grandes impérios da humanidade sob as mágicas luzes da 
Avenida Marquês de Sapucaí.


Sinopse
Surgiram...
Tal qual a força que transpassa eras,
Feito sublime encanto que a tudo compreende.
Feito vivente criatura: Emergiu, criou, ordenou,
Aurora mítica de homens e deuses,
Raio de luz que ilumina os portais do céu.

Gravados na história, encerrados na memória,
Como palavras de honra, poder e valentia.
Dualidade permissionária do equilíbrio,
Sacerdote da escrita e da ciência.
Fio mágico dos contos de aventura,
Perfume inebriante e misterioso,
Das artes, da paz e da guerra,
Caravana que leva e traz.
Ascenção e glória.

Odisseia que divaga nos braços do saber,
Revolução das conquistas fabulosas.
Do ser pensante e observador,
A imagem do criador nas mãos da criatura.
Da conquista e do querer,
Da luta e da batalha.
Que singra o desconhecido para conhecer,
Infinito mar de mistérios e saudade.

Busca além-mar dos encantos do paraíso.
Do homem contemplador da vida e das estrelas,
Senhores do xamanismo transcendental,
Terra dos contrastes, de braços e portos abertos, 
Reinado de um novo mundo, salvaguarda da fugitiva realeza.
Coração miscigenado, voz vibrante que ecoa:
Filhos da terra e da natureza.
Pátria livre, independente, império.

Que faz a aclamação,
Do vermelho e branco tomado de saudade,
Nesta noite de magia, estandarte da consagração.
Por tantas histórias valorosas, pelo heroísmo e bravura,
Por todos os impérios da humanidade:

“IMPERIUM”

Foto: Site Carnavalesco

Nenhum comentário:

Postar um comentário