domingo, 17 de fevereiro de 2013

Boni: o que esperar do enredo da Beija-Flor de Nilópolis para 2014

Boni

A Beija-Flor de Nilópolis bateu o martelo, em 2014 é Boni na Sapucaí! O enredo pode parecer simples: um menino nascido no interior de São Paulo se apaixona  pelo rádio, inicia aí a carreira precocemente, migra para a publicidade, e o caminho natural da comunicação o leva a trabalhar na televisão, quando ainda era uma atividade experimental e desafiadora no país. No entanto o protagonista desta história é José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, Boni, o homem que inventou a televisão brasileira tal qual a conhecemos hoje - e que ainda ditou um padrão de excelência que colocou a produção televisiva nacional girando em telas pelos quatro cantos do planeta.

Mas esses, de fato, não foram seus único papéis, que construiu ao longo de mais de 60 anos da história da comunicação no Brasil. No rádio fez parte de programas históricos, como PRK-30, e na publicidade desenvolveu campanhas inesquecíveis para importantes marcas do mercado, se sabonete a avião.

Na televisão, em que ingressou em 1952, protagonizou capítulos expressivos de sua história. Não apenas na TV Globo, onde se notabilizou, mas também na TV Tupi, na TV Paulista, na TV Rio e na TV Excelsior. Os grandes autores - como Cassiano Gabus Mendes, Janete Clair e Dias Gomes -, humoristas - como Chico Anysio e Jô Soares -, e atores que se tornaram referências nacionais - como Tarcísio Meira, Glória Menezes, Regina Duarte e Tony Ramos -, além de notáveis jornalistas e diretores, acompanham a trajetória de Boni, havemos de nos recordar que o famoso "plim, plim" também foi sua obra.

Boni na Sapucaí


É possível sim, bem ao estilo Beija-Flor de ser realizar um grandioso carnaval com enredo biográfico de Boni, com bom humor, visão crítica e riquezas de detalhes, característicos nos desfiles da agremiação. Havemos de ver passar na Sapucaí em 2014 um inventário minucioso de seis décadas de uma história da qual todo brasileiro faz parte. Ao final, ver-se-a que o melhor do enredo é, sem dúvida, sua própria vida.

Boni na Beija-Flor de Nilópolis


Parabéns Boni!

Vamos Beija-Flor de Nilópolis, 2014 Vem Aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário