quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Mangueira 2014: análise de sambas prediletos. Com vídeos dos concorrentes

Raymondh Júnior e Rosa Magalhães

Num ano em que a esperança e o sonho de voltar a ser campeã norteia o coração do mangueirense, um sonho possível diga-se, numa Mangueira resgatando suas raízes, trazendo bambas verde e rosa de volta pra casa, com seu barracão na Cidade do Samba totalmente reestruturado,  o Palácio do Samba visto como nunca antes, a carnavalesca campeã de 2013 em solo mangueirense, o retorno de Carlinhos de Jesus, a vinda da porta-bandeira Squel, a confirmação de Luizito no microfone oficial, a volta da bateria "Tem Que Respeitar Meu Tamborim", uma rainha vinda da comunidade, ufa!!! E até acho que tenha muito mais motivos para se confiar num título vindouro. Como se não bastasse tudo isso, a genial carnavalesca Rosa Magalhães decide presentear o mundo do samba com uma Estação Primeira trazendo as ricas culturas brasileiras reveladas através das festas populares deste país de meu Deus.

Enredo bom, quase sempre gera uma safra de bons sambas, compositores inspirados com uma Velha Manga que volta a ser grande e capaz de marcar época, realmente parece que os "deuses mangueirenses" baixaram em cada lugar onde se compunha um hino para a Mangueira representar em 2014. Que safra! Uma safra de sambas para ninguém botar defeito, das mais variadas composições passaram pelo Palácio do Samba. 

A pressão de se anunciar nosso samba preferido tem sido grande, principalmente nas últimas semanas, e meu discurso tem sido o mesmo: são grandes sambas que estão na disputa. Mas vamos lá.

Quando ainda tínhamos 32 sambas inscritos, percebi quatro que me despertaram uma vontade apaixonante de cantar, sendo um deles já desclassificado, era a parceria de Marcus Moniz, Rodrigo Pinho, Marquinhos Papão, Helton Dias e Renato Firmino, era um bom samba, porém sem muita política na escola, seria quase impossível vencer, entretanto, foi um samba valente. Outro samba que me despertou atenção, era a parceria de Alemão do Cavaco, desclassificado na primeira eliminatória que passou, campeão de 2011, se chegasse mais próximo a final causaria problemas, não era de minha preferência, mas um bom samba.

Os cortes até agora, justificados pela vontade de uma comissão experiente e um presidente obstinado a fazer sua escola campeã outra vez, merecem aplausos pela seriedade em que se tem conduzido o processo de escolha. Nem sempre a nossa vontade é escolhida, há de se dizer, mas ter uma qualidade como temos este ano, engrandece a escola, faz a gente ter certeza de que estamos no caminho correto.

Hoje, com muita seriedade e respeito aos compositores, enumero, não em ordem de preferência as composições de  Beto Savanna, Hélio Turco, Ivan Ribeiro, Luciano D´Almeida e Rodrigo Torpedo, um samba significativo para a escola que traz de volta seu grande campeão Hélio Turco de volta a quadra. Composição de parceria de  Lequinho da Mangueira, Júnior Fionda da Mangueira, Paulinho Carvalho e Igor Leal trazem o ar da juventude e garra de um time que vem se consagrando entre os grandes nomes do samba deste país. E para finalizar, a parceria de Renan Brandão, Machado, Paulinho Bandolim, Deivid Domênico, Mama e Gabriel Martins, vislumbrei este samba na primeira audição como um forte concorrente.

Cada composição aqui registrada, marca um momento que pode ser explorado pela verde e rosa na Sapucaí, e a comunidade parece estar muito dividida, tanto entre as aqui citadas, como outras. Vai ser uma decisão difícil de ser tomada em terras de Cartola, Carlos Cachaça e tantos bambas imortais do nosso samba.

A pegada do "Mangueira está em festa eu nunca vi assim, Tem que respeitar meu tamborim", para a composição de Hélio Turco, além do forte refrão principal, marca do compositor, me remete a tempos antigos de uma escola competitiva de tradicionalíssima. 


"OBA, OBA, EU QUERO VER QUEM VAI

CAIR NA FOLIA SAMBAR COM A MANGUEIRA
É BOM SE SEGURAR, LEVANTA POEIRA
É VERDE E ROSA A FESTANÇA BRASILEIRA"


Este refrão da parceria de  Lequinho da Mangueira, Júnior Fionda da Mangueira, Paulinho Carvalho e Igor Leal, parece que já está na veia no mangueirense, que samba! Essa gente está nos acostumando a ter clássicos em nossa disputa, vai ficar difícil se algum dia, a qualidade da inspiração cair um décimo que seja, mas graças ao bom Deus que temos Orixás plantando qualidade no coração de nossos sambistas. Os versos "É carnaval estou aqui de novo lá vem meu povo a desfilar Na Super Campeã da maior festa da cultura popular" são versos que não consigo ficar inerte, o coração dispara e a emoção toma conta de todo corpo. Um grande arraiá puxa esse samba pra frente! Bravo!!!

A composição de Renan Brandão, Machado, Paulinho Bandolim, Deivid Domênico, Mama e Gabriel Martins, é mais leve que as outras aqui apresentadas, parece um pouco mais descompromissada com a vitória nas eliminatórias, sem deixar de ser competitivo e grande. Bom samba! O samba me remete a uma identidade cultural, como o samba 2014 precisa ter, e saber que "Levo o terço no pescoço e no bolso um patuá", é tudo que a Super Campeã precisa para brigar entre as grandes.

Veja os vídeos dos três sambas selecionados por Raymondh Júnior


Hélio Turco,Beto Savanna, Ivan Ribeiro, Luciano D´Almeida e Rodrigo Torpedo.


Lequinho da Mangueira, Júnior Fionda da Mangueira, Paulinho Carvalho e Igor Leal


Renan Brandão, Machado, Paulinho Bandolim, Deivid Domênico, Mama e Gabriel Martins


Nenhum comentário:

Postar um comentário