terça-feira, 3 de setembro de 2013

Milton Cunha receberá Medalha Tiradentes sob indicação do deputado Chiquinho da Mangueira

Milton Cunha



Um dos grandes gênios da arte deste país, Milton Cunha falou em sua página do facebook, na tarde de hoje, sobre a expectativa de receber a Medalha Tiradentes. Confira na íntegra:

Vou receber a Medalha Tiradentes na Plenaria da Alerj, nesta quinta às 18.30. Espero todos voces lá, porque deve ser algo engraçado e interessante, pois nada que me envolva pode ser considerado normal ou morno. Vai pegar fogo no congá, já que eu sou do barro remechido e da pá virada. É gritaria, babado e confusão. Tomara que o Deputado Chiquinho da Mangueira não se arrependa de tal outorga, e que a bela cerimonialista Marcilene Moraes consiga conter os sambistas, que vão levantar a poeira.

Homenagens são sempre bem vindas, acho bacanérrimo, mas olho-as com parcimonia. Que bom que me achem merecedor, mas é fundamental manter os pés no chão. Nem melhor nem pior que ninguém. Por ora a maré tá boa, mas o revés sempre é possivel, portanto jamais acreditemos que somos os tais. 

Cheguei na Rodoviária Novo Rio em 82, tomei um banho naquele banheiro que era fétido, e parti para alugar uma vaga no apartamento da dona Meiry, em Copacabana, o que tinha achado assim que abri o classificados do "aluga-se vagas". Tinha pegado o Ita no Norte e descido para o sul maravilha em busca de oportunidades de trabalho, mas acima de tudo eu queria poder respirar sem me preocupar com o que meus pais ou parentes iriam achar. Eu queria liberdade, ser eu, sem aparas ou arestas.

Quanto a serviços prestados a cultura do Rio de Janeiro no Brasil e no exterior, ufa, cansei! Muita coisa prá contar: trouxe Bidu Sayão para a Marques de Sapucaí, fiz narrações pela tv de folclore e carnaval, viagens ao exterior para representar nossas escolas de samba, aulas em universidades, mas... o que mais gosto é meu trabalho de rua: no Saara, meus trabalhos na Praça do Mascate, e no asfalto da Presidente Vargas, há cinco anos apresento o Dia de Zumbi dos Palmares. Nada me deixa mais feliz que o povo da rua! Fora isto adoro o trabalho de Diretor Artistico da Cidade do Samba, na Gamboa, onde posso receber turistas que buscam esta pegada de carnaval fora de época.

No mesmo dia e hora minha divina professora Rosa Magalhães (meu pós doutorado na Escola de Belas Artes é sobre ela, com orientação de Helenise Guimarães e Samuel Abrantes) estará recebendo o diploma do Mérito (que sobra nesta Mestra), porque a Medalha ela já ganhou há anos atrás. Na mesa estarão Jorginho Castanheira, Presidente da Liesa, a Divina Celia Domingues da Amebrás, o amado comunicador Roberto Canázio, a Drag Queen e Doutora pela UFRJ Samille Embaixatriz Cunha, e Rosinha Garotinho. As músicas que escolhi foram Fatumbi, da Ilha 98, Bidu Sayão e o Canto de Cristal, da Beija Flor 95 e Quizomba Festa da Raça, com a Vila. Acho que só o encontro destas baterias já vale a medalha. Estou lhes esperando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário