quinta-feira, 3 de abril de 2014

Entendendo as justificativas da LIESA - HARMONIA

Salgueiro 
Julgadores:


Módulo 1  -  Sidnei Martins Dantas

Módulo 2  -  Miriam Orofino Gomes

Módulo 3  -  Célia Souto

Módulo 4  -  Monique Aragão



Império da Tijuca  -  9,6  /  9,7  /  9,7  /  9,6

Segundo Sidnei Martins Dantas a escola conseguiu manter o entrosamento perfeito entre intérprete a bateria, porém o canto dos componentes não se manteve constante com intensidade, vigor e empolgação, sendo assim diversas alas foram citadas como exemplo do problema que penalizou a agremiação com a perda de quatro décimos. Miriam Orofino Gomes julgou que houve falta de entrosamento entre canto e ritmo no decorrer do desfile, a marcação rítmica acentuada dificultou a harmonia e leveza do desfile, e aos 40 minutos de desfile ouve desarmonia entre bateria e  o carro de som, três alas foram penalizadas por ausência de canto. Célia Souto observou que a escola não manteve igualdade rítmica e melódica no seu desfile, tendo assim, dez alas prejudicadas. Monique Aragão julgou que parte da letra do samba se tornara incompreensível por conta do andamento acelerado, entretanto, esse andamento caiu significativamente durante o desfile, os componentes em sua maioria deixaram de cantar parte dos samba.

Diante de tantos problemas apresentados por Miriam Orofino Gomes, até que a julgadora foi bem razoável com nota do Império da Tijuca! Um desfile com andamento acelerado, é sempre algo a se questionar, tanto pela capacidade física do componente, como pela própria desenvoltura geral de cada pessoa que passa pela avenida.


Grande Rio  -  9,7  /  9,9  /  10  /  9,6

Problemas no canto de diversas alas, analisadas no primeiro módulo. Segundo Miriam Orofino Gomes os julgadores desafinaram durante o desfile, na parada da bateria aos 35 minutos, o canto não foi retomado adequadamente. Monique Aragão julgou que entendimento geral da letra foi prejudicado, comissão de frente, elemento alegórico e abre-alas não cantaram o samba.

A Grande Rio doou 100% de suas fantasias, segundo a escola, porém isso não se refletiu como uma harmonia perfeita, ainda falta chão à comunidade caxiense, entretanto, é bom ressaltar que o samba não ajudava. Esse 9,6 soou fora dos padrões, sinceramente eu gostaria muito que a julgadora tivesse apresentados as comissões de frente que cantaram o samba enredo!


São Clemente  -  9,7  /  9,8  /  9,8  /  10

Algumas alas mostraram dispersão, pouca vibração e garra prejudicando a escola, segundo o julgador Sidnei Martins Dantas. Miriam Orofino Gomes julgou que houve desequilíbrio entre ritmo e canto aos 50 minutos de desfile, duas alas foram penalizadas pela ausência de canto. Célia Souto observou no terceiro módulo que oito alas tiveram problemas no canto.

A julgadora Célia Souto, foi das mais rigorosas, disparou apenas duas notas máximas e uma delas para São Clemente! PARABÉNS!


Mangueira  -  9,9  /  9,9  /  9,9  /  9,8 

Quatro alas passaram com problemas no canto no primeiro módulo de julgadores. Miriam Orofino Gomes avaliou que houve falta de uniformidade no canto dos intérpretes aos 29 minutos de desfile, a harmonia também foi prejudicada por conta da parada da alegoria 4, aos 51 minutos, diante do módulo dois. Célia Souto observou   que a escola não teve o rendimento esperado no canto, o chão da escola não teve força, o canto soou fraco, pouco cadenciado, sete alas passaram com problemas de harmonia. Monique Aragão julgou que a velocidade do andamento prejudicou o verso "pegue seu par, dance quadrilha", além de grande parte dos componentes não cantaram o samba na íntegra, apenas os refrões.

Há um problema sério com escolas que insistem em manter um número elevado de alas comerciais, só na Mangueira são 14, esse número é um tremendo absurdo, e, enquanto a agremiação insistir nessa estratégia político/administrativa, vai ser complicado resgatar o chão desta, que é sem dúvida alguma uma das grandes "vozes" do carnaval, com uma comunidade impecável, mas sendo assim, é um esforço desumano para a valente comunidade mangueirense.


Salgueiro  -  10  /  10  /  10  /  10


Beija-Flor  -  9,9  /  10  /  10  /  9,9

Quatro alas passaram com problemas no canto e pouca vibração no primeiro módulo de julgadores. Monique Aragão julgou que a escolha da tonalidade prejudicou a execução do samba pelo intérprete.

Muito das justificativas da perda de dois décimos, se dá por conta de um samba que não funcionou, mesmo com uma das melhores harmonias do grupo especial, de qualquer forma, PARABÉNS ao componente que passou mais uma vez valente e guerreiro defendendo a Beija-Flor de Nilópolis. Valeu Laíla, o melhor!


Mocidade  -  9,8  /  10  /  9,8  /  9,9

Houve oscilação quanto a intensidade do canto com ênfase no refrão causando desequilíbrio na harmonia, oito alas foram penalizadas. Célia Souto observou que excesso de floreados e incentivos durante o desfile prejudicaram a clareza do desfile, além de oito alas passarem com problemas de harmonia. Monique Aragão julgou que, excesso de contra-cantos executados com volume predominante, encobria as vozes condutoras do samba.

Os exaustivos ensaios na Guilherme da Silveira (rua onde a Mocidade ensaia), não se refletiram como se esperava na Sapucaí, várias alas tiveram dificuldade de canto, com um samba que levantou a Sapucaí de qualquer modo, vai ter que arrumar a casa no quesito harmonia para 2015.


União da Ilha  -  10  /  9,9  /  10  /  9,9

Miriam Orofino Gomes julgou que não houve clareza e afinação do canto dos intérpretes, falta de entrosamento entre canto e ritmo na retomada do som pela bateria aos 20 minutos, duas alas foram penalizadas pela ausência do canto. Monique Aragão julgou que o grande número de fantasias ocultou a comunicação com o público.

A justificativa de Monique Aragão é ABSURDA!!! Sem fundamento, coerência, e com um único propósito: prejudicar a União da Ilha!!!


Vila Isabel  -  9,9  /  9,9  /  9,9  /  9,6


O canto não foi sustentado de maneira uniforme segundo o primeiro julgador, sendo, quatro alas penalizadas. Miriam Orofino Gomes julgou problemas entre canto e bateria e desafinação dos intérpretes em alguns momentos do samba. Célia Souto observou que a escola não apresentou um desfile com fluência, leveza e sonoridade harmoniosa e sete alas tiveram problemas no canto. Monique Aragão julgou que a melodia ficou incompreensível em alguns trechos do samba.


Imperatriz  -   9,6  /  9,8  /  9,8  /  9,8


Sidnei Martins Dantas justificou que a escola vinha muito bem, porém aos 17 minutos do desfile houve um vazio do chão da escola, motivado por um problema no abre-alas, o mesmo ocorreu após 1 hora de desfile, envolvendo a ala 30 e a alegoria 7, tais fatos, prejudicaram o perfeito aproveitamento da escola. Miriam Orofino Gomes julgou que a retomada das paradas rítmicas nem sempre foram retomadas satisfatoriamente, duas alas foram penalizadas pela falta de ânimo, e outras duas pela ausência de canto. Célia Souto observou que a escola não cantou o samba com atitude e personalidade , não teve vibração e garra, as alas 16 e 17 passaram sem canta o samba e mais seis alas tiveram problemas. Monique Aragão julgou que algumas alas só se dirigiam a sua frente, sem se comunicar com o público.

Foi, de fato, lamentável o problema ocorrido em frente ao módulo um! O carro de som da Imperatriz teve problemas sérios, seja por Wander Pires cantar rouco, seja por falta de comunicação com a bateria em vários momentos, isso se refletiu nas alas!


Portela  -  10  /  9,9  /  10  /  9,8

Miriam Orofino Gomes julgou que houve problemas no som das cordas aos 20 minutos de desfile se sobrepondo ao canto, e também houve falta de nitidez na emissão da letra do samba pelos intérpretes. Monique Aragão julgou que o andamento rápido do samba prejudicou a performance do samba, o grito da águia foi desnecessário e prejudicial.

Monique Aragão tem distúrbios mentais? Não entender o que significa o grito da águia num desfile da Portela é no mínimo imbecilidade. Não era um grito sem propósito! Seria sim, se fosse uma águia no desfile de Beija-Flor ou Mangueira, mas era Portela!!! E Portela é tudo isso e muito mais. A julgadora é digna de punição por parte da LIESA, em respeito a história das escolas de samba!


Tijuca  -  10  /  10  /  10  /  9,9

Monique Aragão julgou que sete alas não se dirigiam com o público.




Um comentário:

  1. MEU DEUS QUANTOS COMENTARIOS DESNECESSARIOS E SEM PROPOSITOS,TROCAR ESTES JURADOS IMEDIATAMENTE,TURMA NOVA E BEM ESCOLHIDA PARA 2015.

    ResponderExcluir