terça-feira, 20 de maio de 2014

Unidos da Tijuca x Salgueiro em 2015

Unidos da Tijuca 2014
Campeã e vice-campeã, com destinos, por até aqui analisarmos cada time, bem distintos para o próximo carnaval. Para a temporada de 2014, o que se viu foi um embolado time de agremiações que brigavam pelo título, na então chamada pré-temporada, gigantes como Salgueiro, Beija-Flor, Mangueira, Portela e Tijuca, surgiam como as favoritas, mas treino é treino e jogo é jogo, e deste imbróglio restaram após o desfile e consequentemente a apuração na quarta-feira de cinzas, Unidos da Tijuca, Salgueiro e Portela, e surpreendentemente a vinda para este grupo seleto a União da Ilha, grata surpresa, diga-se, mas aí já é assunto para uma próxima matéria.

A Unidos da Tijuca, atual campeã do carnaval do Rio de Janeiro, terá talvez o maior desafio de sua história, permanecer entre este grupo que disputa título. Muito desta dificuldade se dará pelo desmonte que o "rei do carnaval", o presidente Fernando Horta, não conseguiu evitar, perdendo seus maiores quesitos, diga-se: o carnavalesco Paulo Barros e sua talentosa equipe de coreógrafos além do seu casal de coreógrafos da comissão de frente Priscilla Mota e Rodrigo Negri, o que só por isso já produziria a qualquer agremiação um mal-estar incalculável, o pior é que a reposição das peças se deu de maneira muito inferior ao que se esperava. Quesitos como harmonia e evolução, além da bateria de mestre Casagrande terão de cortar um dobrado para manter o padrão de qualidade da Tijuca. Já o Salgueiro, renovou toda sua equipe que fez o carnaval de 2014, exceto o intérprete Quinho, que deixou o carro de som da escola após tentar, inacreditavelmente, ser presidente da escola da presidente Regina Celli e sua trupe.

A pauta de comparação que se faz entre estas duas escolas, é que, mesmo com diversas bolas na trave desde seu último título em 2009, o Salgueiro não perdeu absolutamente nada de sua qualidade na execução e produção de seu desfile para 2015, ainda dependerá é claro, da definição do enredo e consequentemente o samba, já a Tijuca, que nos últimos anos se especializou em sambas abaixo de sua história tende a seguir esta tendência, e com uma equipe renovada de forma inferior a que tinha este ano, bem longe do que se esperava de uma escola campeão do carnaval, tem problemas para manter a confiança do público e crítica, além dos já citados problemas financeiros que pairam nos ares do Borel, ficou neste carnaval que a escola perdeu parte de seu poderio financeiro que destilou na conquista de seus dois anteriores títulos em 2010 e 2012. É claro que tudo é muito cedo, não sejamos levianos, mas se compararmos Tijuca x Salgueiro neste momento de apostas meio que no escuro de nossas imaginárias especulações, a vermelha e branca dá uma disparada sem comparação a frente da escola do Borel que foge das perspectivas de estar no G6 em 2015.
Salgueiro 2014

8 comentários:

  1. Tijuca com problemas financeiros? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK sabe de nada Inocente

    ResponderExcluir
  2. Problemas financeiros? O Paulo saiu, pq além de respirar novos ares, recebeu uma proposta maior que a da Tijuca. Não pq não recebeu seu salário em dia. Só nessa dança, o Horta já economizou mais de 1 milhão em sua folha salarial.

    Eu hein...

    ResponderExcluir
  3. O que eu vi este ano de dentro do barracão da escola, foi exatamente isso, a falta de recursos para realizar alegorias em melhores condições e fantasias de melhor padrão, a norma dentro do barracão era ECONOMIZAR! Realmente os profissionais que trabalham da Tijuca viram essa dificuldade, como desde 2002 não viamos. Espero que tudo se resolva, sou funcionário e tijucano.

    ResponderExcluir
  4. sempre a Tijuca, ou nome doce pra esse cara desse blog! Como falei esse ano, espere a quarta-feira de cinzas e saímos vitoriosos! e Estamos muito felizes com os que estão chegando! abraços!

    ResponderExcluir
  5. Esse cara é um idiota mesmo! PQP.... SÓ FALA MERDA!!!!

    ResponderExcluir
  6. A análise é lógica é uma questão de comparação mesmo, claro que a Tijuca perdeu muito com o troca troca pós carnaval.

    ResponderExcluir
  7. Todo o tipo de análise e críticas sempre serão válidos. Só que CARNAVAL se ganha na PASSARELA e não em pesquisas. Penso que todos os que gostam do carnaval, puderam ver este ano no BARRACÃO da TIJUCA um carnaval diferente, meio estranho como muitos dos desfilantes que lá ensaiaram, comentavam. Alguns diziam: QUE COISA ESTRANHA, outros O QUE SERÁ ISSO e mais uns 2000 AQUELA ALEGORIA DO ABRE ALAS JÁ FOI USADA EM OUTROS CARNAVAIS. Ai está a resposta a todos, a TIJCUA GANHOU O CARNAVAL DE 2014. O SALGUEIRO estava BELÍSSIMA, com acabamentos perfeitos o que não houve há TIJUCA, e desta forma, este humilde folião pergunta: QUEM GANHOU O CARNAVAL 2014? E só para finalizar, QUEM DESCEU para o grupo de ACESSO? QUEM? QUEM? QUEM? IMPÉRIO DA TIJUCA. Então, SÃO COISAS DO CARNAVAL.

    ResponderExcluir