sábado, 18 de junho de 2011

FHC, 80 ANOS

Fernando Henrique Cardoso

Nos 80 anos de vida do ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, o BLOG DO RAY faz uma justa homenagem, ao homem que deu um rumo ao país, controlou a inflação, estabilizou a moeda com a criação do Plano Real e dinamizou o processo de mudança que tanto precisávamos. FHC foi o único presidente eleito e reeleito em primeiro turno no Brasil. Um homem a frente do seu tempo, já foi considerado o Príncipe da Sociologia antes de ser presidente, perseguido pelo regime militar, foi exilado, mas voltou ao Brasil para defender o direito a liberdade e democracia, hoje se dedica a pensar mais e escrever, defende a discriminalização de drogas leves, e está sempre antenado aos problemas do país, sem perder a referência de quem é o Presidente de Honra do PSDB (seu partido), e Ex-Presidente da República.
Regina Casé e FHC no programa Esquenta da Tv Globo

Fernando Henrique Cardoso e o intérprete Jamelão da Mangueira

Fernando Henrique Cardoso


Depoimento de DILMA ROUSSEFF, presidente da República

"Em seus 80 anos há muitas características do Senhor Presidente Fernando Henrique Cardoso a homenagear. O acadêmico inovador, político habilidoso, o ministro-arquiteto de um plano duradouro de saída da hiperinflação e o presidente que contribuiu decisivamente para a consolidação da estabilidade econômica.

Mas queo aqui destacar também o democrata. O espírito do jovem que lutou pelos seus ideais, que perduram até os dias de hoje.

Esse espírito, no homem público, traduziu-se na crença do diálogo como força motriz da política e foi essencial para a consolidação da democracia brasileira em seus oito anos de mandato.

Fernando Henrique foi o primeiro presidente eleito desde Juscelino Kubitschek a dar posse a um sucessor oposicionista igualmente eleito.

Não escondo que nos últimos anos tivemos e mantemos opiniões diferentes, mas, justamente por isso, maior é minha admiração por sua abertura ao confronto franco e respeitoso de ideais.

Querido presidente, meus parabéns e um afetuoso abraço!"



Depoimento de Aécio Neves, senador PSDB-MG

"Poucos homens públicos, no seu tempo, deram uma contribuição tão relevante às transformações que vêm ocorrendo no Brasil como Fernando Henrique. Ele foi o presidente da mudança, o presidente do rompimento com o arcaico, o presidente da ousadia: com o Plano Real, a Lei de Responsabilidade Fiscal, com as privatizações.

Portanto, nós, nesses seus  80 anos, homenageamos por um lado, o grande líder político, mas por outro, também, o sociólogo, o grande pensador da contemporaneidade, talvez o mais moderno do nosso tempo.

E, além disso, abraçamos o amigo querido, afetuoso, sempre disposto a ouvir e participar de uma boa conversa. Isso faz de Fernando Henrique , nessas três qualidades, o líder político, o sociólogo moderno e do amigo incomum, uma figura diferente. E Deus queira, que ele possa continuar por muitos e muitos anos sendo o condutor do projeto da social democracia brasileira." 



Depoimento de José Serra, ex-governador PSDB-SP

"Ele foi a condição necessária para que o Brasil obtivesse duas conquistas históricas: o fim da superinflação de 15 anos e a implantação da rede proteção social.

Devemos também a Fernando Henrique o exemplo de homem público digno, democrata convicto, defensor da liberdade e do respeito aos adversários. Fernando Henrique é uma experiência de civilidade. E sou muito grato por nossa amizade."


Depoimento de José Gregori, amigo presente

"Não há dúvida que, se Fernando Henrique não fez sozinho o Brasil potente de nossos dias, foi uma das figuras chaves para conquista-lo.

Por isso parece-me que Fernando Henrique tem direito a que saudemos os seus  80 anos.

Bater essa marca sem arrependimentos ou frustrações tendo comandado um Brasil fervendo de anseios e o entregou mais democrático do que o recebeu, permite-lhe olhar tudo que fez nessas oito décadas e dizer camonianamente: mais vidas eu tivesse ainda mais coisas  faria.

Fernando Henrique: Parabéns!



Depoimento de Luciano Huck, apresentador da TV Globo 

"Fernando Henrique Cardoso 80 anos. Corpinho de 50, cabeça de 30. Incrível!

Acho que ele sempre orbitou na minha vida, desde criança os meus pais acho que sempre votaram nele e acho que a minha profissão me deu o privilégio de poder chegar mais perto dele depois que eu cresci um pouco.

E eu fico muito impressionado, todas as vezes que agente senta pra conversar, a capacidade de falar de qualquer assunto, as opiniões claras, didáticas e agora aos 80 anos, quando todo mundo acha que ele vai pra casa cuidar dos bisnetos, como ele mesmo diz, ele se lança em novos debates propondo novos ideais tentando discutir coisas importantes para o mundo inteiro.

Então eu sou profundo admirador e fã de carteirinha."




Depoimento de Marina Silva, ex-senador PV-AC

"...também não poderia deixar de resgistrar aqui o quanto foi importante a sua ajuda para que pudéssemos tirar o Acre do julgo em que vivíamos do tráfico de drogas, da violência, e o senhor e a Doutora Ruth, sendo sendo  na época, eu e o Jorge de um partido de oposição, o senhor nos ajudou ali a botar o Acre num novo caminho, ou pelo menos em uma nova maneira de caminhar.

E eu não poderia deixar de registrar o quanto foi importante o seu apoio para que criássemos a primeira linha de crédito para os extrativistas da Amazônia, graças a sua ajuda, essa proposta foi aprovada e encaminhada dentro do executivo.

Então, feliz aniversário e mais uma vez, parabéns!"  




Depoimento de Roberto Carlos, O Rei, cantor

"É um orgulho e um privilégio para nosso país ter um brasileiro brilhante como Fernando Henrique Cardoso.

Amigo Fernando Henrique, parabéns pelo seu aniversário. Um grande abraço. Te desejo tudo de bom e que Deus te abençoe sempre."






Todos os depoimentos foram extraídos do site http://www.fhc80anos.com.br, veja outros depoimentos e os vídeos na íntegra.



"Ao Presidente Fernando Henrique Cardoso, muito obrigado e parabéns! Vida Longa e Inteligente!
RAYMONDH JÚNIOR
twitter - raymondhjunior








Nenhum comentário:

Postar um comentário