quinta-feira, 16 de junho de 2011

IVO MEIRELLES VAI RESGATAR A MANGUEIRA DE RESISTÊNCIA


Mangueira


O presidente da Estação Primeira de Mangueira, Ivo Meirelles, disse esta semana que, neste próximo triênio, vai lutar para resgatar a "Mangueira do passado" e vai tentar guardar ao máximo os detalhes do próximo desfile, para causar o maior impacto possível ao público e aos jurados.

"Sérgio Cabral disse, em um depoimento, que essa é a Mangueira que ele tinha como referência, que cultuava as coisas do Carnaval, o Rio de Janeiro, a cultura. Eu, nestes três anos, quero fazer dos enredos o que era a Mangueira no passado, a Mangueira de resistência. A gente sofre por fazer um Carnaval sem patrocínio, mas nós temos a verdade e isso ninguém tira", disse.

Ivo citou como exemplo a vitória da Unidos da Tijuca, em 2010, com o enredo sobre o segredo. A escola guardou os aspectos que seriam apresentados no desfile e causou um enorme impacto em todos que assistiram sua passagem pela avenida. Por esse motivo, o presidente da verde e rosa disse que vai procurar "não revelar os detalhes" do que será levado para a Sapucaí em 2012.

Ivo critica vitória pela 'beleza'

O presidente da Mangueira afirmou que nenhuma escola sai campeã do Carnaval "só por fantasia e alegoria" e criticou aqueles que não entendem da festa e dizem que um agremiação ou outra merece ganhar o título por estar "bonita".

"A plástica exigida é balela. São dois quesitos que tem a ver com plástica e outros oito que não tem nada a ver com plasticidade. Então, quem acha que o Carnaval se ganha com fantasia e alegoria bonita, está fazendo do Carnaval uma bosta. As pessoas que não entendem do Carnaval dizem que a escola tem que ganhar por estar linda, mas a beleza passa pela bateria e por outros setores, não só pela fantasia e alegoria. Isso tem que acabar. E a Mangueira veio para combater isso", desabafou Ivo.
Ivo Meirelles




O QUE EU PENSO....

A Mangueira é de fato uma escola de samba com particularidades que outras escolas não possuem, quer seja por sua história, quer seja por sua comunidade, ou mesmo por seu futuro no samba, e a lógica do presidente é a coerência que faltou em outras administrações que a Velha Manga teve, o orgulho de ser mangueirense traz a tona assuntos de interesse do carnaval do Brasil, e a verde e rosa tem que ter (por sua história) compromisso com tudo isso.

Um enredo sem patrocínio, mas muito brasileiro e com a cara da Mangueira de fato traz a enorme sensação de que a escola está, apesar dos problemas financeiros e do polêmico, mas apaixonado presidente, no caminho certo.

O carnaval não é apenas uma disputa pelo título, embora vamos sempre lutar por ele, mas é sobretudo uma expressão de cultura e muito amor pelo pavilhão que defendemos.

Valeu Ivo Meirelles!

Avante Mangueira!

Axé!


RAYMONDH JÚNIOR
twitter - raymondhjunior

Um comentário:

  1. Essa inversão de valores que ocorre nas Escolas de Samba está relacionada a ignorância de too o cumulo de patrimonio cultural que ao longo do século XX as camadas poplares construiu, portanto devemos de todas as formas valorizar o que os nossos antepassados fizeram.

    ResponderExcluir