sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Ainda sobre o presidente Fernando Horta, a Mangueira e o resultado do carnaval 2014

Mangueira 2002
Diante das declarações do presidente da Unidos da Tijuca, Fernando Horta, sobre a Estação Primeira de Mangueira, é claro que a polêmica surgiu, uma escola ancestral como a Velha Manga com sua torcida apaixonada, e uma das mais belas história no carnaval deste país, não poderia ficar inerte à declarações como as feitas por Horta.

Pois bem, vamos aos fatos, o presidente da tijucana, disse que sua escola de samba está à frente do tempo, em comparação às co-irmãs, porque revolucionou o carnaval, graças ao talento, este sim, incontestável do carnavalesco Paulo Barros. Se faz necessário neste momento que o presidente entenda que uma escola de samba não se faz apenas por um carnavalesco, tem de ter história, bandeira, ancestralidade, marcas que talvez, ele, na vontade de realizar seu "show" na Sapucaí tenha se esquecido. O trabalho de Paulo Barros é indiscutível, é bom que se registre! Já as declarações do português Fernando Horta, estas ainda vão repercutir por um bom tempo.

Esta "nova" Mangueira que temos hoje, na gestão do presidente Francisco de Carvalho, o Chiquinho da Mangueira, uniu a escola, trouxe as tradições de volta e inovações que sempre se fizeram necessárias ao carnaval, das quais a Verde e Rosa nunca de isentou. Fiadores desta nova fase, estão os ex-presidentes Elmo José dos Santos e Álvaro Caetano com administrações exemplares, e a frente de desfiles marcantes que a Estação Primeira produziu.

Elmo José dos Santos foi presidente nos carnavais entre 1996 à 2001, neste período, a Unidos da Tijuca de Fernando Horta só esteve à frente da Mangueira uma única vez, no ano 2000, quando conquistou um 5º lugar, contra um 7º da escola de Elmo.

Álvaro Caetano, o Alvinho, foi presidente nos carnavais entre 2002 à 2006, neste período, a Unidos da Tijuca de Fernando Horta só esteve à frente da Mangueira em 2005, quando conquistou o vice-campeonato, contra um 6º lugar da Mangueira. Levando em consideração que em 2004 Mangueira e Tijuca conquistaram a mesma pontuação, 387,9, sendo num sorteio o critério de desempate que deu o vice-campeonato à Tijuca de Horta.

Este período que durou 11 anos, em que a Mangueira foi dirigida por gente séria e trabalhadora do porte de Elmo e Alvinho, Fernando Horta só esteve à frente em duas ocasiões, e sua tribuna de honra pôde ver sua escola de samba ser rebaixada uma vez, e a Velha Manga campeã do grupo especial por duas ocasiões, em 1998 e 2002.

Em 85 anos de história a Mangueira conquistou 18 títulos, sendo 1 supercampeonato, a Unidos da Tijuca em 82 anos, 3 títulos. 51 vezes a Mangueira esteve entre as 3 primeiras colocações, sendo a Tijuca em 82 anos 12 vezes, e ainda amargou 3 rebaixamentos, contra nenhum da Mangueira.

Quando analisamos esta "nova fase" da Unidos da Tijuca, sem Paulo Barros, entre os carnavais  de 2007 à 2009, a escola conquistou respectivamente um 4º, 5º e 9º lugar, contra um 3º, 10º e 6º lugar da Mangueira (que nunca teve Paulo Barros como carnavalesco), aí já sem Elmo e Alvinho na presidência.
Unidos da Tijuca 2010
Com todo respeito à administração, brilhante do presidente Fernando Horta na Unidos da Tijuca, e ao belíssimo trabalho do carnavalesco Paulo Barros, há de se respeitar uma escola de samba com as credenciais da Estação Primeira de Mangueira. É claro, que a olhos nus, a Beija-Flor de Nilópolis com todo seu potencial administrativo e carnavalesco que se estruturou nos últimos anos com um trabalho sério e dedicado de sua equipe, é uma das escolas favoritas ao título, sem esquecer-se de Salgueiro. A volta da Mangueira de sempre, com toda sua força, não pode de forma alguma ser menosprezada. 

Este ano, vamos para um carnaval com uma Portela voltando a ser grande, uma Mangueira repaginada, uma Imperatriz com vontade de voltar a brilhar, uma Grande Rio com um carnavalesco sensação, um Salgueiro apoteótico, uma Beija-Flor com a força de sempre, e claro, todo espetáculo que a Unidos da Tijuca se propõe a fazer, que merece meus sinceros aplausos!

Em suma, apenas quanto às declarações do presidente Horta, há de se registrar: "respeite quem pôde chegar onde a gente chegou!"

Cuidado que a Mangueira vem aí, é bom se segurar que a poeira vai subir!


Entenda o caso:  http://blogdoraymondh.blogspot.com.br/2014/01/fernando-horta-dispara-mangueira-vai.html


Um comentário: