sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Portela promete desfile com a maior escultura que já passou pela Sapucaí

O carnavalesco Alexandre Louzada e o diretor de carnaval Luiz Carlos Bruno: 60% das fantasias em fase de acabamento (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Luiz Carlos Bruno e Alexandre Louzada
A cerca de dois meses do carnaval, quem entra no barracão da Portela, na Cidade do Samba, no Rio, tem a grata satisfação de ver que a tradicional escola de Madureira está dando a volta por cima das crises de 2013. Segundo o carnavalesco Alexandre Louzada, 60% das mais de duas mil fantasias da comunidade já estão em fase de acabamento. Os oito carros alegóricos e três tripés estão adiantados no cronograma de confecção. Ou seja, a águia, assim como uma fênix, está renascendo das cinzas. E Louzada promete altos voos.
“A Portela vai apresentar um carnaval grandioso e luxuoso. A escola vem com muitas plumas, penas de faisão e pedrarias. A águia vai ter 13 metros de envergadura, terá movimentos, vai gritar e voar alto. Vamos mostrar a maior escultura que já passou pela avenida. No teste que fizemos, ela teve até problema de garganta de tão alto que gritou”, brinca o carnavalesco, para em seguida complementar: “Ela é a representação desse resgate da força da Portela e vai honrar o nome da escola. Ela vai lavar a alma e mexer com o coração do portelense”, acredita Louzada que diz ter dispensado um enredo patrocinado para fazer um carnaval que fosse a cara da escola.
Este ano está diferente daquele que passou. Em 2013, a escola passava por uma grave crise financeira e interna e há menos de um mês para o desfile, as alegorias ainda estavam nas ferragens e havia o temor de o carnaval não ficar pronto a tempo.
Mas as coisas recomeçaram a entrar nos eixos depois da entrada do presidente Serginho Procópio e do vice Marcos Falcon, que inauguraram uma era de mudanças na azul-e-branco de Madureira. Os problemas financeiros estão sendo contornados, graças ao show de Marisa Monte e Paulinho da Viola, em dezembro, e à renda dos ensaios e feijoadas na quadra, além das subvenções da Prefeitura do Rio e da Liesa.
“Nosso carnaval vai estar pronto para entrar na avenida no dia 15 de fevereiro”, garante o diretor de carnaval Luiz Carlos Bruno, ex-diretor da Unidos da Tijuca e ex-carnavalesco da Acadêmicos da Rocinha, e uma das novas aquisições da Portela para o carnaval de 2014.
Louzada diz que a Portela vai se apresentar com muito azul e branco, bem tradicional, ao gosto dos apaixonados pela Portela, mas com muitas novidades. Uma delas diz respeito à integração da ala das baianas com o carro abre-alas, uma alegoria com 40 metros de comprimento.
Outra novidade é a comissão de frente, que neste carnaval está sendo coreografada por Ghislaine Cavalcanti, ex-Beija-Flor de Nilópolis. Ela será uma síntese do enredo “Um Rio de mar a mar: do Valongo à glória de São Sebastião'', que conta a história das transformações da sociedade e da Avenida Rio Branco. Do cais que recebia os escravos à louvação dos barcos nas água da baía, na Glória.
Atriz Glória Pires pensa em voltar a desfilar na Portela (Foto: Ricardo Almeida/ Portela/ Divulgação)
Glória Pires
Com esse resgate da Portela, Louzada - que voltou à escola de onde saiu em 2003 – não só está atraindo portelenses ilustres, como a atriz Glória Pires, que disse que pretende voltar a desfilar esse ano, como também nomes de peso, como a porta-bandeira Danielle Nascimento, filha da ex-porta-bandeira Wilma Nascimento, que se consagrou na escola.
“A Portela não vem para disputar o título. Ela vai desfilar para abalar, para ganhar, mostrando a transformação da cidade e a sua própria transformação”, diz Louzada que quer acabar com 29 anos de jejum de campeonatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário