sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

O que esperar dos ensaios técnicos de Mangueira, União da Ilha e Mocidade?

Yemanjá
Ao verão intenso, costumeiro da cidade maravilhosa, com uma sensação térmica na margem dos 40°, é bom que se pense que os ensaios de domingo, 02 de fevereiro, abrindo a temporada 2014  das escolas de samba do grupo especial não começará às 19h conforme marcado. Seria impiedoso colocar o povo ao sol, para mostrar seu samba. Então saibam, a primeira coisa que veremos é: um atraso gigantesco! Mas é bom chegar cedo, mesmo assim, afinal, três escolas com torcidas muito expressivas e extremamente apaixonadas, estarão na avenida!

Nas arquibancadas, toda energia positiva do povo do samba, gente de todo lugar do Rio de Janeiro e Brasil,  torcedores de muitas outras escolas, para aplaudir de pé três das mais queridas agremiações do carnaval brasileiro. Torcidas organizadas como a Raiz Mangueirense, prometem um show de visual e animação para dá toda força às suas respectivas escolas de samba!  

E vamos de Mocidade Independente de Padre Miguel!
Numa espécie de novos ares, a Mocidade, vem embalada com uma temporada impecável de sambas, escolhido enfim, o melhor deles, um hino que tem sido frequentemente elogiado pela crítica, e fortemente cantado e abraçado por sua comunidade, esta, tão impecável quanto o samba. Dudu Nobre e seus parceiros acertaram em cheio, e o samba agora vai para a prova do mundo do samba, já que sua legião de torcedores já foi completamente contaminada, no bom sentido, é lógico!
E claro, a porta-bandeira Lucinha Nobre, umas das mais queridas do carnaval brasileiro, defendendo o pavilhão de sua escola de coração será um espetáculo  à parte!
Na voz deslumbrante de Bruno Ribbas, uma comunidade forte e valente, entrará na Sapucaí para mostrar que a "Estrela Guia de Padre Miguel" ainda brilha.
É de se esperar um desfile emocionante!
Espero que a direção de harmonia e evolução, cumpra seu papel!
A bateria "Não Existe Mais Quente" dos Mestres Bereco e Dudu, devem fazer jus ao nome, em um dia de muito calor na Passarela do Samba.
Há de se esperar, garra e vontade de vencer, e toda boa energia dos Independentes de Padre Miguel.
Depois de uma semana conturbada envolvendo o presidente Paulo Vianna (ou ex-presidente), precisaremos aguardar para sabermos ele aparecerá ou não no ensaio da escola, há uma liminar que determina seu afastamento da presidência da agremiação, mas... enfim, vamos aguardar! Será que a comunidade teria forças para um grande protesto nas arquibancadas, do tipo: "Fora Paulo Vianna"? Certamente, a Mocidade Independente de Padre Miguel, agradeceria!

E vamos de União da Ilha do Governador!
Com um tema alegre, a cara da União da Ilha, a ordem é: brincar, sambar, dançar, se divertir! Essa é a escola que por obrigação deveremos ver na Sapucaí, relembrando os grandes tempos de uma Ilha leve e alegre, simpática por si só. Faltou um grande samba para coroar este maravilhoso enredo, mas de qualquer forma, é possível fazer um grande espetáculo!
Com Ito Melodia na voz principal, e o estreante na escola, o Mestre de Bateria, Thiago Diogo os ritmistas prometem deitar e rolar, é uma das grandes apostas da escola. Bem como a Comissão de Frente do competente Jayme Aroxa, já dá indícios de algum tipo de espetáculo para levantar a Sapucaí!
Garra e alegria devem ser a temática da União da Ilha do Governador neste ensaio técnico.

E vamos de Estação Primeira de Mangueira!
Não pode ser coincidência a Verde e Rosa encerrar o primeiro dia de ensaios da elite do carnaval carioca, bem no dia de Yemanjá, quando a escola vai levar para avenida as grandes festas brasileiras, com um setor todo dedicado às festas em louvor à Yemanjá, um dos orixás mais cultuados e conhecidos da cultura afro-descendente. Será um dia de Yemanjá na Sapucaí! Um dia de Mangueira!
Com um samba apoteótico, feito para levantar o público, a Velha Manga, deve pisar forte naquele solo sagrado, "pra mostrar aquela gente que o samba é em Mangueira!" Com um samba que já caiu no gosto do mangueirense, que vem lotando o Palácio do Samba em seus ensaios, a escola promete muitos espetáculos neste domingo, como a volta de ilustres mangueirenses à escola, e uma comunidade rasgando a Sapucaí.
A escola que comemora 30 anos do SUPERCAMPEONATO, quer levar magia, samba no pé, e muita ousadia num dia de glórias para um povo que vinha amargando dias de luto em sua corte, e parece ter renascido com a esperança de um novo tempo que, de fato, já começou!
Destaque para estréia da porta-bandeira Squel, a maravilhosa mangueirense de coração, vai defender pela primeira vez sua escola!
E ainda, vamos ter Carlinhos Jesus, brincando de ser feliz, com seus talentosos bailarinos na misteriosa Comissão de Frente da Estação Primeira.
Pensa que as novidades param por aí? Nada disso!!! Tem Rainha da Comunidade em Mangueira, Evelyn Bastos estará a frente da tradicional bateria "Tem Que Respeitar Meu Tamborim", de Mestre Ailton Nunes, que dá todas as condições possíveis para que Luizito, a voz da Mangueira, possa nos fazer delirar com toda sua emoção costumeira no microfone oficial da escola. Eu Vou ! Tu Vai? Eu Quero Ver Quem Vai!
O que se pode esperar é, uma Mangueira com cara de Estação Primeira de Mangueira, com toda ancestralidade possível e imaginável de quem foi a primeira campeã dos desfiles de escolas de samba em 1932.
E como diz seu samba: "faço um pedido à Rainha Yemanjá! Ilumine a passarela pra minha escola passar!"

Um comentário: