quinta-feira, 28 de abril de 2011

ILUSTRES MANGUEIRENSES NOS 83 ANOS DA ESTAÇÃO PRIMEIRA

Chico Buarque da Mangueira
A Estação Primeira de Mangueira foi fundada em 28 de abril de 1928 por sete sambistas cariocas, entre os quais o hoje lendário Cartola (1908-1980). A agremiação carnavalesca é a mais popular de todas, e possui torcedores ilustres como Chico Buarque. Ele foi homenageado em 1998 com o enredo Chico Buarque na Mangueira, que rendeu à escola um título.
Tom Jobim
Tom Jobim, o saudoso maestro soberano, era tão apaixonado pela escola de samba carioca que compôs com Chico Buarque a memorável Piano na Mangueira. Ele foi o tema do enredo da agremiação carnavalesca em 1992, cujo título era Se Todos Fosse Iguais a Você.

Mussum
Muita gente se lembra de Mussum apenas como o humorista dos Trapalhões, mas Antonio Carlos Bernardes Gomes (1941-1994) era também um sambista de primeiríssima grandeza e mangueirense convicto. Ele gravou ótimos discos com os Originais do Samba e em carreira solo.

Lobão
O cantor, compositor e músico carioca Lobão eventualmente deixa o rock and roll de lado e costuma desfilar na bateria da Mangueira no Carnaval. Lá, seu lado sambista aflora com tudo.



A maranhense Alcione é outra prova de como a Mangueira conquistou fãs em todo o país. Ela divulgou e ajudou de forma decisiva o belo projeto Mangueira do Amanhã, voltado ao público infantil.



Beth Carvalho no Centenário de Nelson Cavaquinho
Beth Carvalho é uma legítima representante da classe média que acabou seduzida pela força popular do samba. Nem todos sabem, mas ela foi a primeira a gravar As Rosas Não Falam, clássico do mangueirense Cartola. E é seguidora fiel da escola.

Maria Bethânia
A força intensa e poética do canto de Maria Bethânia também tem uma ligação com o samba, área na qual a cantora se declarou torcedora da Estação Primeira de Mangueira.

Jamelão
A Voz da Mangueira que nunca se calou! Jamelão foi e é a cara da Estação Primeira o intérprete vive na alma do mangueirense, foi o homem que puxou a Mangueira por longos anos. Saudades!
Cartola
 Angenor de Oliveira, o Cartola (1908-1980) foi um dos fundadores da Estação Primeira de Mangueira e também um dos compositores mais ilustres a sair de lá. As Rosas Não Falam, Acontece, Autonomia e O Sol Nascerá são apenas algumas de suas obras primas.

Dona Zica
Dona Zica da Mangueira nos deixou saudadades!  
Dona Neuma
Dona Neuma da Mangueira, morreu aos 78 anos de idade, era uma das figuras mais queridas da Velha Guarda da Mangueira, desfilou na Estação Primeira desde 1928.



Nelson Sargento da Mangueira
Nelson Sargento é do tempo da zagaia. Do tempo em que se amarrava cahorro com linguiça. Mas ele está na moda. Mais atual que nunca.



Nelson Cavaquinho
Nelson Cavaquinho, a verde rosa levou para a Sapucaí os Centenário deste artista imortal, com o enredo "O Filho Fiel, Sempre Mangueira!" a Mangueira faturou um honroso 3º lugar.




Milton Nascimento, Jamelão e Chico Buarque
Milton Nascimento tem a cara da Mangueira, o artita já esteve em diversos carnavais defendendo as cores da escola na Sapucaí. 


Fernanda Abreu
Fernanda Abreu, a linda e talentosa mangueirense!



Rosemary e Emílio Santiago
Rosemary e Emílio Santiago dispensa comentários.



Darcy Ribeiro
Darcy Ribeiro, o grande mangueirense, o antropólogo apaixonado pela Velha Manga.



Luizito, intérprete da Mangueira
Luizito, intérprete da Mangueira teve a difícil missão de substituir o nosso Eterno Mestre Jamelão em 2007. Luizito mostrou talento, garra e força e é hoje um dos amores da Mangueira.



Chininha
Chininha, decendência de Dona Neuma assumiu a Presidência da Escola em 2008, num momento conturbado da Estação Primeira. Chininha é uma querida filha da verde e rosa, com uma história de amor e paixão pela agremiação.



Delegado da Mangueira
Mestre Delegado,  o nosso eterno mestre-sala, nosso professor!




Ivo Meirelles
 O cantor, compositor e músico Ivo Meirelles é uma legítima cria da Mangueira. Hoje, o criador do grupo Funk N' Lata é o presidente da agremiação carnavalesca.


Milton Gonçalves
Milton Nascimento, porque todo o mangueirense é antes de tudo um apaixonado!




Leci Brandão na Mangueira
Leci Brandao ao lado de Rosemary e Renata Santos (Rainha de Bateria),  é festa na Mangueira!!!!



NÓS SOMOS A ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA!

PARABÉNS MANGUEIRA!


PARABÉNS A TODOS AQUELE QUE DESDE 1928, TODOS OS ANOS, DÃO SUAS VIDAS POR AMOR, PARA QUE
 ESTA CONTINUE SENDO A ESCOLA DE SAMBA MAIS QUERIDA DO PLANETA!


CHEGOU A MANGUEIRA!!!





 RAYMONDH JÚNIOR
Twitter @raymondhjunior
Contatos: e-mail raymondhjr@hotmail.com

Um comentário: