G.R.E.S. Portela |
Que saudades da Portela de Clara Nunes, Paulo Benjamin de Oliveira, Antônio Rufino, D. Ester Maria de Jesus, Antônio Caetano, e tantos outros bambas que construíram uma Escola de Samba que tanto nos encantou, firmou um legado de desfiles e uma história de paixão com o mundo do samba. Com vinte e um títulos a escola de Osvaldo Cruz e Madureira brilhou nas décadas de 30, 40, 50 e 60, tendo conquistado entre 1942 e 1947 títulos consecutivos.
Carnaval da Portela anos 50 |
Portela na década de 60 |
Enredos como “A Vida do Samba” (1942), “Sete datas Magnas” (1953), ”Rugendas, Viagens Pitorescas Pelo Brasil (1962), ”Lendas e Mistérios da Amazônia” (1970), e tantos outros que emocionaram a todos nós, fazem-me pensar e repensar na Portela campeã. Pergunto-me, o que aconteceu?
Na era Sambódromo a Portela vem amargando posições desconfortáveis, fazendo essa nação portelense por vezes chorar de decepção. Carnavais como de 1990, 1993, 2000 e 2001 em 10º lugar, 2005 em 13º, 2010 em 9º e outros desastres ao longo do caminho, não foram suficientes para fazer o torcedor desanimar, ou perder a garra. Ele, o torcedor, todos os anos tem entrado na Avenida com a mesma vontade de vencer, o mesmo orgulho de ser portelense, a mesma paixão, força e amor por sua escola.
Carro abre alas da Portela no Carnaval de 1980 Enredo "Hoje Tem Marmelada" |
A querida Portela, talvez, não precise se reinventar, mas é preciso ser levada a sério, com amor, paixão e responsabilidade, em memória daqueles que dedicaram suas vidas, daqueles que hoje lutam e torcem, e ainda dos tantos portelenses que nascem todos os dias, em algum lugar do Brasil.
A nova direção de carnaval da Portela, nos traz esperança, de que podemos ver a azul e branca brilhar outra vez, e voltar a disputar títulos no carnaval carioca, campeã pela última vez em 1984 com o enredo “Contos de Areia”, suas melhores posições no últimos anos foram: 3º lugar em 2009, 4º lugar em 1998 e 2008 e 2º lugar em 1995. Dá para perceber que algo novo tem de acontecer, a Majestade do Samba precisa com sua Águia Guerreira galgar sonhos gigantes, como fez em sua história passada.
E como diz trecho do samba-enredo de 2009:
“São vinte e uma estrelas que brilham no meu olhar
Se eu for falar da Portela não vou terminar
Lá vem minha águia no céu da paixão!
O azul que faz pulsar meu coração!”
Que 2012 seja bem melhor para todos os portelenses, e a todos nós que vivemos sonhando no mundo do samba, nessa constante utopia da perfeição, apaixonados e amantes do carnaval carioca.
Vida longa, brilhante e vitoriosa, à Portela de todos nós!
Raymondh Júnior
Twitter @raymondhjunior
Belo texto. Muito sincero e verdadeiro.
ResponderExcluir