quarta-feira, 13 de abril de 2011

QUE SAUDADES EU SINTO DA PORTELA!

G.R.E.S. Portela


Que saudades da Portela de Clara Nunes, Paulo Benjamin de Oliveira, Antônio Rufino, D. Ester Maria de Jesus, Antônio Caetano, e tantos outros bambas que construíram uma Escola de Samba que tanto nos encantou,  firmou um legado de desfiles e uma história de paixão com o mundo do samba. Com vinte e um títulos a escola de Osvaldo Cruz e Madureira brilhou nas décadas de 30, 40, 50 e 60, tendo conquistado entre 1942 e 1947 títulos consecutivos.

Carnaval da Portela anos 50

Portela na década de 60
Enredos como “A Vida do Samba” (1942), “Sete datas Magnas” (1953), ”Rugendas, Viagens Pitorescas Pelo Brasil (1962), ”Lendas e Mistérios da Amazônia” (1970), e tantos outros que emocionaram a todos nós, fazem-me pensar e repensar na Portela campeã. Pergunto-me, o que aconteceu?
Na era Sambódromo a Portela vem amargando posições desconfortáveis, fazendo essa nação portelense por vezes chorar de decepção. Carnavais como de 1990, 1993, 2000 e 2001 em 10º lugar, 2005 em 13º, 2010 em 9º e outros desastres ao longo do caminho, não foram suficientes para fazer o torcedor desanimar, ou perder a garra. Ele, o torcedor, todos os anos tem entrado na Avenida com a mesma vontade de vencer, o mesmo orgulho de ser portelense, a mesma paixão, força e amor por sua escola.

Carro abre alas da Portela no Carnaval de 1980
Enredo "Hoje Tem Marmelada"
A querida Portela, talvez, não precise se reinventar, mas é preciso ser levada a sério, com amor, paixão e responsabilidade, em memória daqueles que dedicaram suas vidas, daqueles que hoje lutam e torcem, e ainda dos tantos portelenses que nascem todos os dias, em algum lugar do Brasil.
A nova direção  de carnaval da Portela, nos traz esperança, de que podemos ver a azul e branca brilhar outra vez, e voltar a disputar títulos no carnaval carioca, campeã pela última vez em 1984 com o enredo “Contos de Areia”, suas melhores posições no últimos anos foram: 3º lugar em 2009, 4º lugar em 1998 e 2008 e 2º lugar em 1995. Dá para perceber que algo novo tem de acontecer, a Majestade do Samba precisa com sua Águia Guerreira galgar sonhos gigantes, como fez em sua história passada.
E como diz  trecho do samba-enredo de 2009:                                                    
“São vinte e uma estrelas que brilham no meu olhar
Se eu for falar da Portela não vou terminar
Lá vem minha águia no céu da paixão!
O azul que faz pulsar meu coração!”
Que 2012 seja bem melhor para todos os portelenses, e a todos nós que vivemos sonhando no mundo do samba, nessa  constante utopia da perfeição, apaixonados e amantes do carnaval carioca.
Vida longa, brilhante e vitoriosa, à Portela de todos nós!

Raymondh Júnior
Twitter @raymondhjunior

Um comentário: