quinta-feira, 26 de maio de 2011

MANGUEIRA E O CACIQUE DE RAMOS 2012

Por André Mariz jornalista do site Sidney Rezende

De acordo com Cid Carvalho, carnavalesco da Mangueira, falar do Cacique de Ramos é muito mais do que contar a história do bloco: "É, acima de tudo, falar do carnaval de rua". Ele conversou com o SRZD-Carnaval e falou um pouco mais sobre o enredo, que teve sua sinopse divulgada esta semana. Falou também como espera que seja o samba-enredo da verde e rosa.

Segundo Cid, o enredo da Mangueira é muito mais abrangente do que parece. "O Cacique é um ícone do Carnaval de rua, que voltou com força total este ano. O enredo retrata a presença do povo nas ruas até chegar aos blocos, chegando ao Cacique, que é o maior de todos e está fazendo 50 anos."

Diversas personalidades do mundo do samba são crias do bloco. "É um celeiro de bambas", como disse Cid. Entre eles, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Luis Carlos da Vila e Beth Carvalho. No que depender do carnavalesco, todos estarão presentes no desfile. "Vamos convidar todo mundo. Todos os que fizeram parte do Pagode do Cacique, na década de 80, foram convidados", afirmou Cid, enfatizando que Beth Carvalho é madrinha do bloco e, portanto, sua presença é indispensável.

A expectativa do carnavalesco pelo samba-enredo da Mangueira também é muito boa. Ele disse acreditar na sensibilidade da ala de compositores da escola e nem listou os setores do desfile na sinopse para dar mais liberdade à criação. "Há uma necessidade de um refrão à la Cacique. Um refrão forte e popular, sem ser 'pula-pula'", completou.

Por Raymondh Júnior, blogueiro.

Esse enredo tem sim a cara da Mangueira, porque é um tema que aborda nossa gente, nosso povo, de forma simples, como é o carnaval de rua, festa que o Cacique de Ramos bem soube fazer nesses 50 anos de história. Uma festa tão popular como essa só poderia mesmo ser tema da escola de samba mais popular do planeta, e tenho certeza que a verde e rosa estará brigando pelo título em 2012.

Nesse tema há sim muito carnaval, muito samba, muita cultura, e muita boa historia pra contar, do jeito que a Mangueira sabe fazer, essa comunidade de Mangueira vai descer o Morro com tanta vontade de ser Cacique, que o público vai se surpreender como o foi nesse 2011 com Nelson Cavaquinho, tenho certeza que a turma do quanto pior melhor vai se assustar com o belo enredo que a Sapucaí vai assistir.

Vou festejar! Sou Cacique, Sou Mangueira!

Axé ao Cid Carvalho e a Ala dos Compositores de Mangueira!


RAYMONDH JÚNIOR
twitter - raymondhjunior

Nenhum comentário:

Postar um comentário