terça-feira, 19 de novembro de 2013

Zumbi dos Palmares e a Mangueira de 1988 - confira nossa homenagem aos negros deste país

Mangueira 1988
Neste dia que é, sobretudo, um momento para se comemorar lutas e vitórias de uma raça, nossa homenagem a quem luta todos os dias pela garantia dos direitos humanos e a igualdade das raças.

Comemorações Nacionais do Dia da Consciência Negra - 20 de Novembro - História e Cultura Afro-brasileira para a implementação da Lei 11.645/08



SINOPSE MANGUEIRA 1988
100 anos de liberdade - realidade ou ilusão?
Sinopse:
          O Grêmio Recreativo Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira apresenta neste carnaval o Enredo "Cem Anos de Liberdade - Realidade ou Ilusão". O pensamento que influiu na escolha deste enredo, são os festejos do centenário da abolição da escravatura e a forma de vida levada pelos homens e mulheres de cor negra, que já no tempo da colônia sustentavam o sistema econômico, no Ciclo da Cana de Açúcar, com o trabalho escravo. Neste tempo os escravos, que fugiam da operação e do jugo dos senhores cruéis, que os torturavam e os reduziam a uma situação pior que a dos animais, e da perseguição dos capitães - de - mato, acabaram por construir povoações (Os quilombos) para enfrentá-los e conseguirem a tão sonhada liberdade.
          Nos tempos modernos, a grande maioria negra passou a viver nas favelas devido à falta de estrutura dos pós libertação, tendo em vista que não lhe foi dado o mínimo para enfrentar a nova realidade social. A favela está pronta para explodir, como um barril de pólvora, com toda a comunidade sofrida, abandonada pelo poder público, apesar dos esforços atuais, no sentido de amenizar a situação que pouco refletem a realidade. Não bastam as obras faraônicas, o que importa são as soluções de curto prazo, com escolas, alimentação, condições mínimas para respirar e a abertura do mercado de trabalho para os negros. Hoje o negro enfrenta o pior racismo que existe no mundo: o racismo que existe no mundo: o racismo fechado. Mas com a união das comunidades das favelas e do asfalto, como já existe na Mangueira, breve estaremos todos juntos lutando apenas pelo ideal de ver nosso país livre e sem racismo.

Carnaval de 1988

          A ÁFRICA virou saudade para quem acorrentado atravessou o ATLÂNTICO SUL em navio negreiro e "também construiu as riquezas do nosso BRASIL". Negros reis, rainhas, guerreiros, livres e escravos foram afastados das Nações Africanas para habitarem as senzalas das Casas-Grandes dos nobres, sinhás e sinhazinhas.          A força da raça negra absorvida no trabalho escravo gerou as riquezas do açúcar, ouro, couro e café.
          O país enriquece e, por isso, é cobiçado e invalidado. O negro escravo ao lado do seu senhor luta contra o invasor holandês.
          Amando e sonhando com a Liberdade, seguindo a liderança libertária, o escravo quebra grilhões e foge para os quilombos. ZUMBI dos Palmares é a esperança, é o simbolo da luta pela Libertação.

Abolição, Lei Áurea. Princesa Isabel. Realização do sonho de uma raça?

          Não mais é preciso por uma pedra na imagem do santo do branco para representar um Orixá. Agora é liberto, pode oferendar aos seus Deuses Africanos, pode cantar em seu ritmo, pode exibir suas artes, usar suas jóias, fazer suas iguarias, a força de sua tradição influencia a cultura brasileira.
          Nos terreiros de candomblé, nas casas das tias, se faz roda de samba.
          No RIO, nascem as escolas de samba. Tudo conseqüência das congadas, maracatus, batuques. 
          CARNAVAL, oriundo dos entrudos romanos, sofreu enorme influência da raça negra, seja musicalmente como nas fantasias, adereços e enredos.

1888 Lei Áurea. 1988 Cem anos de liberdade ou de discriminação.

          Ontem negro escravo, hoje gari, cozinheira. Só alguns deram certo.
"Livre do açoite da senzala preso na miséria da favela".
Júlio Matos





SAMBA ENREDO         1988                                             Enredo    100 anos de liberdade - realidade ou ilusão ?
Compositores    Hélio Turco, Jurandir e Alvinho
Será...

Que já raiou a liberdade 

Ou se foi tudo ilusão 
Será...
Que a lei Áurea tão sonhada
A tanto tempo imaginada
Não foi o fim da escravidão
Hoje dentro da realidade
Onde está a liberdade
Onde está que ninguém viu



Moço...

Não se esqueça que o negro também construiu

As riquezas do nosso Brasil



Pergunte ao criador 

Quem pintou esta aquarela

Livre do açoite da senzala
Preso na miséria da favela


Sonhei....

Que Zumbi dos Palmares voltou

A tristeza do negro acabou
Foi uma nova redenção


Senhor..

Eis a luta do bem contra o mal

Que tanto sangue derramou
Contra o preconceito racial



O negro samba

Negro joga capoeira 

Ele é o rei na verde e rosa da Mangueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário