sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Relembrando o desrespeito de Lulu Santos para com a Mangueira e Nelson Cavaquinho

Lulu Santos

Pois é, não dá mesmo para esquecer a deselegância com que o tal Lulu Santos, tratou a história de um dos maiores poetas e compositores deste país, filho legítimo de Mangueira. Mesmo sendo um admirador do programa exibido pela tv Globo, não dá para engolir o fato ocorrido em 2010.

Relembrando...

Lulu Santos fora convidado por Ivo Meirelles, ex-presidente da verde-e-rosa à época, para uma homenagem a Nelson Cavaquinho, mas o autor de ‘Tempos Modernos’ respondeu que não conhece o repertório de Nelson e pediu a Ivo que lhe enviasse mensagem para "Contatos". O ex-dirigente quebrou todos os discos que colecionava de Lulu. 
  
O dia 26 de agosto de 2010, foi amargo para os apaixonados torcedores da Estação Primeira de Mangueira. O ex-presidente Ivo Meirelles estava na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro para a solenidade em homenagem a Washington Olivetto, que recebeu a medalha Pedro Ernesto. No evento também estava Lulu Santos. Como a verde-e-rosa faria uma homenagem a Nelson Cavaquinho no dia 12 de setembro, com a presença de vários artistas, Ivo se dirigiu a Lulu e fez o convite pessoalmente ao cantor. Mas a resposta, de acordo com o dirigente, foi deselegante, como ele relatou no seu blog.
  
O enredo da Estação Primeira em 2011 foi: "O Filho Fiel, Sempre Mangueira". 
  
Confira o desabafo de Ivo Meirelles na íntegra: 
  
"Lulu Santos, desculpa alguma coisa!!! 
  
Tristeza… Foi com esse sentimento que deixei a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro nesse 26 de agosto de 2010, depois de uma bela solenidade onde meu amigo Washington Olivetto recebeu a medalha Pedro Ernesto, comenda que o intitula, também, um cidadão carioca… Reencontrei pessoas que cresci idolatrando e não via faz tempos: Boni, Zuenir Ventura, André Midani, Ronaldo Bastos… E Lulu Santos. 
  
Ao final da bela e justíssima homenagem ao mago da publicidade me deparei com o sempre boa praça e talentoso guitarrista Celso Fonseca. Ao seu lado, o hit maker e também ídolo (agora ex) Lulu Santos… Acho que todos sabem de minha devoção pela Estação Primeira de Mangueira… Quando Washington me convidou para estar presente à solenidade, pensei em levar o carinho de toda a nação Mangueirense pra ele. Convidei o mestre-sala e a porta-bandeira da Mangueira para, também, estarem presentes com o nosso pavilhão. Em 2011, na Marquês de Sapucai, a Mangueira vai cantar o centenário de um dos seus maiores compositores: Nelson Cavaquinho. Em novembro, dia 13 precisamente, vamos fazer um tributo ao saudoso Nelson em nossa feijoada. Venho convidando meio mundo a estar presente nesta data em nossa quadra e principalmente artistas da música para cantarem Nelson. Ed Motta, Tico Santa Cruz, Sandra de Sá, Alcione, Alexandre Pires, Tony Garrido, Roberto Frejat, Diogo Nogueira, George Israel e quem mais eu me deparar pela frente. Eu chamo mesmo!!! Se não der, não deu, uai... 

Chamei o Lulu! Nossa, foi constrangedor! Ele respondeu, seco, que Mangueira não era sua Escola. Tudo bem, eu sei que a Mangueira não é essa unanimidade toda! Eu também sei, que existe vida inteligente, além do nosso universo verde e rosa! Mas não precisava ser tão amargo… Também foi logo dizendo que Nelson Cavaquinho nunca fora uma referência pra ele e que nada sabia de seu repertório… Engoli o seco, fingi que estava tudo "normal"… Pedi que tirasse uma foto ao lado da nossa bandeira e também pedi seu e-mail para que pudesse enviar algumas pérolas do autor de "Folhas secas"… Ele me recomendou entrar em sua "home page" e mandar uma mensagem para "contatos"… Percebi, Celsinho Fonseca, com vergonha de testemunhar tal situação (estava ao lado assistindo tudo)… Meu mestre-sala, Matheus, soltou: "Nossa, que delicadeza, hein !!!".  
  
Pois é… Cheguei em casa louco da vida. Fui na minha modesta discoteca à procura dos discos que tinha do Lulu… "Anti ciclone tropical" ,  "Mondo cane" ,  "Popsambalanço e outras levadas",  "Minha vida" , "Assim caminha a humanidade", "Toda forma de amor" e "Tempos Modernos"... Todos de vinil… E uns dois Cds, que não me recordo mais o título… Quebrei tudo!!! Lulu, desculpa alguma coisa, valeu? Ah, parabéns, Washington Olivetto! Cidadão do mundo e agora, carioca, também!... E assim caminha a humanidade!."

The Voice Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário