sexta-feira, 15 de abril de 2011

LIESA FAVORECE BEIJA FLOR EM 2011


Porta Bandeira da Beija Flor
Na noite desta última quinta-feira, (14-04) a LIESA ( Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) divulgou as justificativas dos jurados do Carnaval 2011. Chama a atenção a justificativas dos jurados, Beatriz Badejo do quesito mestre-sala e porta bandeira e do jurado Tito Canha do mesmo qusito,  mostrando um favoreciemento da Liga com a Beija Flor de Nilópolis, vejam:

Beatriz Badejo:
"Em função da presença de óleo na pista, deixado na passagem de um carro alegórico do desfile anterior, o casal claramente, mostrou-se cuidado e apresentou um bailado simples, sem explorar giros, torneados e movimentos coordenados, como é de seu costume. Por orientação da Liesa, que solicitou uma avaliação menos rigorosa, principalmente, nos quesitos mestre-sala e porta-bandeira e comissão de frente (quedas não poderiam ser penalizadas), a penalidade foi somente de 0,1 (um décimo)".

Tito Canha:
"É impossível à este julgador avaliar a real dimensão do impacto das condições da pista na qualidade da apresentação do casal. É certo que foi uma exibição um tanto aquém de suas possibilidades. Uma exibição com inegável carga de tensão, que deu-se em um espaço limitado, o que limitou, por sua vez, o desenvolvimento pleno do casal. A dose de "complacência" usada é na medida do que entendo ser um julgamento feito com equidade e justiça".

Vale lembrar que no dia do desfile da Beija Flor de Nilópolis, um acidente envolvendo o último carro da Porta da Pedra (escola que desfilou antes da Beija Flor) deixou óleo pela pista, vale ressaltar, foi um acidente, não foi provocado pela escola, diferente do ano de 2009 quando o último carro da Beija Flor espalhava pela pista água de cheiro deixando a Sapucaí escorregadia e oleosa, o que dificultou o desfile da Unidos da Tijuca, escola que desfilou na ocasião depois da Beija Flor, e naquele ano nada foi feito para minimizar os prejuízos da Escola do Borel.

Essa proteção diante de um incidente deveria então ter sido estendida para outras agremiações, como Salgueiro que teve problemas na entrada do desfile com suas alegorias, a Mangueira com problemas financeiros, sob a regra da Liesa também não deveria ser rigorosamente avaliada, a São Clemente que vinha do Grupo de Acesso, e talvez mais um ou dois detalhes de outras escolas. Onde vamos parar com isso? A Liesa pode orientar um jurado a não ser rígido? A Liesa pode manipular resultados? E se pode, por que ela não prestou essa "solidariedade" com outras escolas que também passaram difiduldades do desfile de 2011? E por que em 2009 não ofereceu a mesma "solidariedade" com a Tijuca.

Resultados sob suspeita de favorecimento, proteção e disputa desigual. Onde vamos parar com isso?

No desfile do sábado das campeãs, a Beija Flor de Nilópolis foi vaiada pelo Setor 1, que aos gritos exclamava: "Tijuca!". A reação do público no desfile das campeãs apenas confirma o que todos perceberam no carnaval deste ano: os resultados foram manipulados!

É uma pena, a Liesa conseguiu atrapalhar, mais uma vez, o brilhantismo do nosso espetáculo.

Quero deixar claro, nada contra a azul e branca, apenas o rigor dos jurados tem de valer para todas as agremiações, e a Liesa não pode definir quem merece rigor e quem não merece.

As justificativas estão a disposição de todos no site oficial da Liesa http://liesa.globo.com/

Raymondh Júnior
Twitter @raymondhjunior

4 comentários:

  1. SOMOS OS MELHORES, POR ISTO... SOU BEIJA FLOR!
    GANHAMOS NA RAÇA, E PONTO... NÉ, RAY?

    ResponderExcluir
  2. Na raça e...uma mãozinha amiga, não é mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha...Se a ''beija-globo''[opss...].Se a beija-flor ganhou na raça;a MANGUEIRA e a TIJUCA por ganharam com todo o resto:pela humildade,carisma e acima de tudo o talento e a paixão de seus componentes!

    ResponderExcluir
  4. Sempre vai ter uma justificativa para maus resultados.O óleo na pista prejudicou realmente as entidades que vieram após o incidente,isso não ficou claro ainda? Píor é quando a Beija-Flor foi prejudicada em outros anos sem justificativa nenhuma porque os mesmos quew estão chorando agora não falaram naquela época também.Estão tentando preparar os resultados para o ano que vem já?Que choro feio...

    ResponderExcluir