terça-feira, 31 de maio de 2011

UPP DO MORRO DE MANGUEIRA

Morro da Mangueira

O governo do Rio de Janeiro anunciou nesta segunda-feira que nas próximas semanas a Polícia planeja expulsar o grupo de traficantes que controla a favela da Mangueira, na zona norte da cidade.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) ocupará a comunidade até meados de junho, ação que será precedida por uma batida da Polícia Civil prevista para esta semana, segundo informou o governo do estado em comunicado.

A ocupação da Mangueira vai criar um "cinto de segurança" que permitirá o deslocamento de bairros turísticos como Ipanema e Copacabana até o Maracanã sem que seja necessário passar perto de favelas controladas por traficantes, segundo a nota.

A Mangueira é uma das comunidades que mais preocupa as autoridades por sua proximidade ao Maracanã, estádio que será um dos principais palcos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

Na última incursão policial na Mangueira, realizada há duas semanas, as autoridades apreenderam uma metralhadora, um fuzil, uma carabina e duas pistolas, além de um pequeno carregamento de maconha, mas não encontraram os líderes do grupo armado que opera na região.

Sérgio Cabral ao lado de Luizito




A ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA

Mangueira no carnaval 2007
O Morro de Mangueira famoso por sua ligação com o samba, com os grandes bambas, compositores que fizeram e ainda hoje fazem história na música e cultura desse país, ganham com esta ação do Governo do Estado do Rio de Janeiro um presente que muda a vida das pessoas, que agora com a retomada do poder público nesta comunidade tem o  direito de ir e vir assegurado, e vem mais, porque com a chega da UPP, chega também serviços fundamentais para a cidadania das pessoas.

Felicidade! Esta é a palavra para se definidir o que o mangueirense sente nesse momento, uma escola de samba que nasceu de  uma comunidade que sofre as injustiças sociais desde a abolição dos escravos, mas que lutou bravamente para se tornar a escola de samba mais popular do planeta, tem hoje a oportunidade de se ver livre do poder paralelo, da força do tráfico que mata as pessoas, da opressão, do ajuste financeiro, do controle que  de alguma forma influenciou as atitudes da escola de samba e dos seus frequentadores. Os moradores são os grande beneficiários, não conhecem ainda o que é viver em paz, sem a presença de traficantes, ainda vão descobrir o que lhes foi negado por toda uma vida: cidadania.

Este blogueiro mangueirense só tem a agradecer ao Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, ao Secretário Estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, pela iniciativa, coragem e determinação para mudar a vida das pessoas, minha posição política não é favorável ao governo que aí está, mas não posso deixar de reconher  uma atitude do poder público que de fato vai fazer as pessoas felizes. A Estação Primeira de Mangueira ganha com isso, muito mais do que alguns desavisados pensam, e acho que com a chegada da UPP chega também muita coisa boa, agente pode e deve ainda mais acreditar nesse título, tantas vezes prejudicado pela força do crime organizado.

A verde e rosa é paz, essa é a palavra de ordem, o Palácio do Samba será a partir da implantação da UPP o Palácio da PAZ, e poder ver a nossa Mangueira segura, com sua comunidade amparada pelo poder público é ver um sonho de toda uma vida realizado. Que gente guerreira, o povo de Mangueira, que gente trabalhadora e lutadora, que deseja apenas uma oportunidade da vida! Essa gente verde e rosa, esse povo amigo, sensível, sambista, torcedor, pode ter sonhos  realizados, e juntos vamos sim fazer a Estação Primeira de Mangueira  ainda mais forte, valente e vitoriosa.
Mangueira

PARABÉNS MANGUEIRA !



RAYMONDH JÚNIOR
twitter - raymondhjunior
contato - raymondhjr@hotmail.com

2 comentários:

  1. Sou mangueirense. Meu coração é verde e rosa. Estava esperando por uma UPP. Demorou, hein? Ocorre que é obrigação do governante oferecer segurança ao cidadão. Inclusive aos moradores da Mangueira. Sabemos que o tráfico não termina com a UPP. Apenas suaviza. Os moradores conquistam o direito de ir e vir. Eu mesmo quero ir à Mangueira comprar uns souvenir, mas enquanto não chegar a UPP, nem pensar.
    O governo já devia ter pensado em ações políticas públicas antes da instalação da UPP. Mas vamos torcer, vamos cobrar para que o tráfico nunca mais volte a exercer poder no Morro da Mangueira, Minha Estação Primeira.
    Pena que Jamelão, dona Zica e dona Neuma e outros baluartes mangueirenses que viram o tráfico crescer, mandar, não estejam agora para comemorar.
    Onde que eles estejam devem estar felizes pelo que vai acontecer com a Verde-e-Rosa a partir da chegada da UPP e ações públicas.
    Mas Rosemary, Alcione, Beth Carvalho e Lecy Brandão. Essas quatro mulheres - orgulhos da Mangueira verão a pacificação do morro mangueirense.
    Beltrame é um nome que os mangueirenses podem lançar para o Nobel da Paz, em 2011. Depende de nós.
    Sempre Verde-e-Rosa. Saudações!

    ResponderExcluir