terça-feira, 30 de julho de 2013

Gente de peso fora do carnaval carioca em 2014

O Carnaval 2014 pode reservar momentos incomuns aos olhos dos foliões mais atentos. Cerca de 20 profissionais que durante muito tempo ocuparam importantes postos nas principais agremiações do carnaval carioca estão, pelo menos oficialmente, sem escola. 

No quesito comissão de frente, o nome de Fábio de Mello na lista causaria espanto a um indivíduo que acompanhou o carnaval com mais atenção na década de 90. Seu último trabalho foi na Beija-Flor de Nilópolis, em 2012, e a saída foi um pouco traumática, já que fez críticas públicas ao trabalho de outros coreógrafos e as recebeu também de membros da própria Beija-Flor. Regina Sauer, que passou pela Imperatriz e Porto da Pedra, e Renato Vieira são outros nomes sem escola.

Já no segmento responsável pela comunicação com o público e que talvez conte com a maior visibilidade entre as pessoas que não acompanham o carnaval mais de perto, o carro de som, também tem gente de peso sem casa

confirmada no carnaval carioca. O mais famoso deles é Dominguinhos do Estácio, ídolo de muitos sambistas, mas que foi preterido pela Imperatriz Leopoldinense na ''guerra de egos'' com Wander Pires. Bruno Ribas, bicampeão com a Unidos da Tijuca e que fechou com a Vai-Vai, e Nêgo, com passagens por diversas escolas tradicionais, completam a lista.



Na condução dos pavilhões também tem gente muito boa sem escola confirmada para 2014. Gleice Simpatia (ex-Salgueiro), Robson e Ana Paula (ex-Portela), Ubirajara Claudino (ex-União da Ilha) e Raphaela Caboclo (ex-Império Serrano) integram a relação, sendo que Raphaela pediu dispensa da Verde e Branco do morro da
 Serrinha. 

Já o segmento que mais tem nomes de referência sem escola é a bateria. Dois deles, mestre Odilon e mestre Celinho, têm coleção de notas dez e relevantes serviços prestados ao carnaval. Mestre Riquinho, que comandou a bateria da União da Ilha de 2007 a 2013, e mestre Paulão, ex-Renascer de Jacarepaguá, ao lado de mestre Jorjão, inventor da batida funk na Viradouro em 1997, completam a relação.


Max Lopes


Há também dois carnavalescos de muita experiência na lista. Max Lopes, campeão do Grupo Especial em 1984, 1989 e 2002, e Roberto Szaniecki, vice-campeão com a Grande Rio em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário