quinta-feira, 21 de março de 2013

'Morte tu é uma vaca ruim de mira' ... Emílio Santiago deixa saudades


Emílio Santiago não conseguiu soltar sua voz potente e inconfundível para gritar gol, no único tento que seu Botafogo do coração fez em cima do Vasco, no último dia 10, quando sagrou-se campeão da Taça Guanabara. Três dias antes ele dava entrada no Hospital Samaritano, em Botafogo, depois de sofrer um acidente vascular cerebral isquêmico. O cantor de 66 anos não resistiu, e morreu na manhã de ontem em função de complicações decorrentes do AVC.
Cantor é um dos mais respeitados da MPB | Foto: Divulgação
Emilio Santiago
Cantor é um dos mais respeitados da MPB | 
“A gente participou do programa da Fátima Bernardes dias antes, ele estava muito bem, de ótimo humor. Falava para todo mundo nos bastidores que estava merecendo parabéns pelo Botafogo, que tinha acabado de ganhar do Flamengo, e que estava doido para ir na final contra o Vasco”, conta Alex Rocha, baixista da banda de Emílio Santiago há 10 anos. “Ele morava sozinho e desmaiou emcasa. Não sabemos ainda quanto tempo levou até a empregada chegar, às oito da manhã, e encontrá-lo desacordado. Tenho médico na família, que ressaltou que nesses casos cada minuto é vital”.
A sambista Beth Carvalho estava vendo televisão quando flagrou o amigo de longa data cantando. “Ainda outro dia, o vi no programa da Fátima Bernardes, ele estava muito feliz com o novo disco”, recorda, destacando o CD e DVD ‘Só Danço Samba Ao Vivo’, que deu a Emílio Santiago um Grammy Latino de Melhor Álbum de Samba em 2012. “Conheci Emílio no início de sua carreira, nos anos 60, quando ele ganhou um festival de música que havia no Caco, o Diretório Acadêmico da Faculdade de Direito. Estou muito triste. OBrasil perdeu um grande cantor e uma grande pessoa”.
O carioca Emílio Santiago formou-se pela Faculdade Nacional de Direito. Apaixonado por música desde gurizinho, logo enfileirava vitórias em festivais. A estreia em disco foi em 1973, com o compacto ‘Transas de Amor’. Em 1988, veio um sucesso avassalador com a estreia da série de discos ‘Aquarela Brasileira’.
Ontem, no velório, na Câmara Municipal, no Centro, amigos e admiradores como Elba Ramalho, Nana Caymmi, Marcos Valle, Alcione, Marília Pera e Mart’nália foram dar o último adeus. “Morte, tu é uma vaca ruim de mira do c******!”, desabafou Mart’nália. “Deus te ilumine nesta passagem. Você foi o melhor e mais afinado cantor do Brasil”.
Todos classificam Emílio Santiago desta forma. “O último cantor de verdade do Brasil. Cantoras, temos muitas, compositores também. Mas cantores, ele era o único”, declarou o autor de novelas Aguinaldo Silva.


Para Marcos Valle “ele tinha uma voz quente e aveludada como a de Nat King Cole”. No último Carnaval, Emílio Santiago foi a Pernambuco. “Estivemos juntos agorinha, no Recife. Estou muito triste com a morte do amigo”, lamenta Lenine.

O cantor tinha show na Quadra da Portela, no dia 16, que, com ele internado, claro, não chegou a acontecer. Em abril, faria ainda temporada no Teatro Rival. O enterro será hoje, às 11h, no Memorial do Carmo, no Caju.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário