terça-feira, 5 de março de 2013

Parabéns Acadêmicos do Salgueiro, 60 anos de glórias!

Salgueiro

Era num 5 de março, o ano 1953. No Morro do Salgueiro, duas escolas de samba, Azul e Branco e Depois Eu Digo, se uniam para criar o que hoje é uma das agremiações mais populares do país: o GRES Acadêmicos do Salgueiro.
Terra de bambas, apaixonados pelo samba, o Morro do Salgueiro fez de sua escola de samba uma potência, hoje respeitada e aplaudida por todo o mundo. Campeão nos carnavais de 1960, 1963, 1965, 1969, 1971, 1974, 1975, 1993 e 2009, o Salgueiro tem nos brindado com grandes nomes que nasceram por lá e ganharam nosso carnaval, como os carnavalescos Fernando Pamplona, Arlindo Rodrigues, Joãosinho Trinta, Rosa Magalhães, Renato Lage, e tantos outros nomes. Esta escola de samba tem prestado à nossa festa uma contribuição inigualável.
Em desfiles históricos e marcantes como em 1963 com Xica da Silva, ou Chico Reis no ano seguinte, a escola se acostumou a emocionar o público, e tratar a temática do negro com respeito e igualdade. Com o lema "nem melhor, nem pior, apenas uma escola diferente", o Salgueiro fez história de verdade, com talento e garra de sua comunidade, e vê a cada ano sua escola maior.
É muito bom ter história para contar. É bom ter tradição no mundo do samba. Isso vale muito. Ter ajudado a construir essa festa deve orgulhar o torcedor de uma escola como o Salgueiro. Quem não gostaria de reviver carnavais como Navio Negreiro (1957), Quilombo dos Palmares (1960), As Minas do Rei Salomão (1975), ou mesmo Peguei um Ita no Norte (1993), Candaces (2007), ou seu carnaval campeão mais recente em 2009 com o enredo Tambor de Renato Lage? Passado e presente parecem se misturar muito bem nesta apaixonante escola.
E, claro, para alegria do salgueirense, é bom ter uma administração séria e coerente, que coloca a escola no caminho do sucesso. É exatamente isto que acontece hoje, 60 anos depois de sua fundação, com a Presidente Regina Celi e sua equipe.
Parabéns pelo carnaval 2013, de fato foi pura fama na Sapucaí! 
Parabéns pelo seu passado! 
E muito obrigado por nos brindar com uma existência voltada para o samba de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário